Sorrindo pra Vida - 29/08/2014

Não tenhamos medo de enfrentar a dor

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 29 de agosto de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 8,18.28:
“Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que há de ser revelada em nós. Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio.”

“Se quisermos experimentar a intervenção de Deus em nossa vida, precisaremos ter disposição de passar pelo sofrimento sem perder a confiança no Senhor”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

Cada sofrimento causa um efeito diferente em cada pessoa. O que nos distingue não é o que nos acontece, mas como enfrentamos nossos problemas.

Você tem enfrentado seus sofrimentos com esperança? Quando vivemos o sofrimento sem fé, ele nos destrói. Todo problema pode ser superado, porém, é com esperança que devemos fazer isso. É preciso vivermos essas situações exigentes, cheios de esperança e fé, para que extraiamos de nós o melhor. No momento das grandes provações, nossos talentos se revelam. Se quisermos experimentar a intervenção de Deus em nossa vida, precisaremos ter disposição de passar pelo sofrimento sem perder a confiança no Senhor.

É um consolo saber que tudo em nossa vida, até mesmo nossas dificuldades, contribuem para o bem dos que amam a Deus. Ninguém consegue amar o Senhor sem ter experimentado Seu amor. O Pai dá Seu amor para aqueles que Lho pedem.

Nos momentos de dor, peçamos ao Espírito Santo que venha sobre nosso coração e o envolva com o amor de Deus. Nossas tribulações estão na carne, nos pensamentos, nos medos do futuro, nos sentimentos, nas pessoas, nas enfermidades; porém, as tribulações sempre trazem algo bom da parte do Altíssimo. Aos olhos humanos, o sofrimento pode ser penoso e destrutivo, mas espiritualmente sempre nos traz uma graça. A bênção que hoje recebemos, muitas vezes, é fruto das dores daqueles amamos e que viveram antes de nós.

Como é consolador entender que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus! Quando entendemos que amar requer renúncia e sacrifício, começamos a nos perguntar se realmente amamos. Mas se estamos com Deus, já estamos amando. O Senhor sabe quais podas trazem crescimentos para nós.

Os sofrimentos vêm para nos transformar em pessoas melhores. Fugir deles é impedir nosso crescimento. É triste um fruto que se perde antes de amadurecer! Quem não quer se comprometer, não tem como pedir a Deus que aja em seu favor.

A oração é eficaz, mas só penetra no coração de quem se abre à graça de Deus. Não tenhamos medo de enfrentar a dor. Deus quer tirar da nossa vida tudo aquilo que tem nos impedido de dar frutos. Não choremos pelos galhos ou ramos que o Senhor tem podado em nós, tudo isso será para o nosso crescimento. Alguns excessos em nossa vida nos desviam da nossa missão. A nossa vida precisa de renúncias para progredir. A Palavra de Deus nos limpa daquilo que trava nossa caminhada.

O Pai poda, porém, nos enxerta em Seu Filho. É de Jesus que recebemos a seiva do Espírito Santo que nos firma e faz crescer. Sem Deus nós nada podemos fazer, com Ele conseguiremos o que quisermos.

O sofrimento existe; ele vem e vai, mas nem os sofrimentos mais difíceis se comparam com o bem que o Senhor nos dá.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova