Sorrindo pra Vida - 13/08/2014

A devoção a Virgem de Fátima

Mensagem do padre João Marcos, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 13 de agosto de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 2,1-5:
“No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: ‘Eles não têm vinho!’. Jesus lhe respondeu: ‘Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou’. Sua mãe disse aos que estavam servindo: ‘Fazei tudo o que ele vos disser!’”

“O que tem faltado em nossa vida? A alegria, o perdão, o amor? Maria intercede por aquilo que nos falta”, afirma Padre João Marcos.
Foto: Wesley Almeida

O olhar de Maria, nas Bodas de Caná, é de preocupação, pois na festa não havia mais vinho. Maria diz a seu Filho: “Eles não têm mais vinho”.

Meus irmãos, o que tem faltado em nossa vida? A alegria, o perdão, o amor? Maria intercede por aquilo que nos falta.

Antes da aparição de Nossa Senhora, o anjo apareceu três vezes aos pastorinhos e os ensinou a rezar. A primeira oração é muito conhecida por nós, porque a rezamos diante de Jesus Sacramentado: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam”.

Em sua segunda aparição, ela disse: “Orai, orai muito. O coração santíssimos de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios”.

Na terceira aparição, a oração do anjo é: “Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação aos ultrajes, aos sacrilégios e às indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores”.

Nessas orações, entendemos a mensagem de Fátima nos ensinando a adoração, a Santíssima Trindade e a Eucaristia; a reparação, o consolo ao coração de Deus e a conversão de todos os pecadores ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nossa Senhora fez suas aparições todos os dias 13, entre os meses de maio e outubro, em Fátima, aos três pastorinhos.

Em reparação aos ultrajes e sacrilégios ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, instituiu a “Devoção dos cinco primeiros sábados”:
– Meditação de 15 minutos dos mistérios da vida de Jesus com a Palavra de Deus. Maria nos encaminha para uma experiência profunda com seu Filho.
– Oração do Santo Terço. Não abandonemos essa oração poderosíssima. Esse é um dos pedidos de Nossa Senhora, que retomemos a oração e a meditação do Santo Terço pela paz no mundo e o fim das guerras.
– Confissão e Comunhão.

A graça para a prática dessa devoção é que Maria nos assiste na hora de nossa morte para nossa salvação e pela salvação das almas que rezamos.

Membros da RCC, não percam a dimensão do que é interceder. Somos chamados a ser intercessores e a rezar pelas realidades deste mundo, clamando a misericórdia de Deus.

A cada aparição de Nossa Senhora, ela nos fez um pedido:

13 de maio de 1917 – “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”. Essa é uma mensagem tão atual para os dias que estamos vivendo. Rezemos pelo mundo pedindo a intercessão da Bem-aventurada.

13 de junho de 1917 – “Ele [Jesus] quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação. E serão queridas de Deus essas almas, como flores postas por mim a adornar o Seu trono.”

13 de julho de 1917 – “Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, e em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”

13 de agosto de 1917 – “Rezai, rezai muito, e fazei sacrifícios pelos pecadores; que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”. Façamos sacrifícios pelas almas que necessitam.

13 de setembro de 1917 – “Continuem a rezar o Terço para alcançar o fim da guerra.” A guerra só é vencida com oração.

13 de outubro de 1917 – “Não ofendam mais Nosso Senhor, que já está muito ofendido”. Repensemos nossas atitudes. Será que elas têm agradado o coração de Nosso Senhor Jesus Cristo?

A conversão não é somente para o outro; que ela comece em nós. Quando mudamos, tudo o que está à nossa volta muda.

No ano de 1984, São João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria (trecho da carta apostólica a Portugal – Oração do Papa João Paulo II de entrega, confiança e de consagração ao Imaculado Coração de Maria), rezemos pedindo a intercessão de Nossa Mãe:

“Mãe da Igreja! Iluminai o povo de Deus nos caminhos da fé, da esperança e da caridade! Ajudai-nos a viver com toda a verdade da consagração de Cristo pela inteira família humana, no mundo contemporâneo.
Confiando-Vos, ó Mãe, o mundo, todos os homens e todos os povos, nós Vos confiamos também a própria consagração em favor do mundo, depositando-a no Vosso Coração materno.
Oh, Coração Imaculado! Ajudai-nos a vencer a ameaça do mal que tão facilmente se enraíza nos corações dos homens de hoje e que, nos seus efeitos incomensuráveis, pesa já sobre a nossa época e parece fechar os caminhos do futuro!
Da fome e da guerra, livrai-nos!
Da guerra nuclear, de uma autodestruição incalculável e de toda espécie de guerra, livrai-nos!
Dos pecados contra a vida do homem desde os seus primeiros instantes, livrai-nos!
Do ódio e do aviltamento da dignidade dos filhos de Deus, livrai-nos!
De todo o gênero de injustiça na vida social, nacional e internacional, livrai-nos!
Da facilidade em calcar aos pés os mandamentos de Deus, livrai-nos!
Dos pecados contra o Espírito Santo, livrai-nos, livrai-nos!”

Padre João Marcos

Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva