Sorrindo pra Vida - 11/08/2014

Console, incentive, aconselhe e apoie seus amigos!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 11 de agosto de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Marcos 2,1-12:

“Quem ama prefere ter um inimigo curado a um amigo doente”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

Todas as vezes em que tomamos a decisão de levar diante da presença de Jesus as nossas causas impossíveis, saímos dizendo que nunca vimos coisa igual. Se querermos nos surpreender, fiquemos na presença de Deus.

Muitas vezes, o Senhor age em nossa vida pela bondade das pessoas que nos cercam. Esse paralítico, por ele mesmo, nunca conseguiria se colocar na presença do Senhor. Os quatro amigos saíram de seu conforto para levá-lo diante de Jesus. Evangelizar é sair do nosso comodismo e levar as pessoas até Jesus. Evangelizar é fazer da nossa vida um Evangelho vivo, e mais do que levar uma palavra às pessoas, é levar as pessoas ao encontro da Palavra Viva: Jesus Cristo.

Até onde a nossa bondade tem nos levado? Quem faz um gesto de caridade ao amigo, faz muito; ao passo que aquele que leva seu amigo diante da presença de Deus faz tudo. Quando decidimos fazer o bem, muitas vezes, surgem dificuldades em nosso caminho. Aqueles homens tiveram muitos obstáculos: precisaram carregar o paralítico, encontraram a casa cheia de gente, a possível resistência do paralítico em sair de casa, mas não se limitaram a nada disso. Quando a bondade é verdadeira e o amor existe em nosso coração, somos incapazes de parar nas barreiras que surgem à nossa frente.

O bem vem acompanhado de provações e perseguições, porém, não paremos nestas, porque veremos a manifestação do poder de Deus adiante. O amor abre caminhos que não existem; abre portas que estão fechadas. Ao chegarem à casa com o amigo paralítico, viram que não era possível entrar pela porta ou pela janela, então esses homens decidem descê-lo pelo teto. Quem ama prefere ter um inimigo curado a um amigo doente, pois amigo de verdade contraria nossa vontade para o nosso bem. Sempre existe um limite para o ser humano, mas não podemos parar nele. Precisamos sempre ir além e levar nossos amigos diante d’Aquele que tudo pode.

A Palavra meditada hoje nos diz que, pela fé dos amigos, os pecados daquele paralítico foram perdoados e a cura dele aconteceu. Ele não se colocou na presença de Jesus, mas foi colocado lá. Quantas pessoas nesta vida estão entrevadas emocional e espiritualmente, precisando ser levadas diante da presença do Senhor para voltarem a andar novamente!

Quando as dificuldades desabam sobre uma pessoa que não tem fé, para ela sobressair é difícil. E por diversas vezes, nessas horas, muitas buscam em falsas religiões a solução para sua vida e se perdem por não terem alguém que lhes mostre o caminho de Deus. Por intermédio de nossa fé, Cristo coloca a mão sobre a nossa casa e sobre aqueles a quem amamos. Mesmo que não queiramos enxergar os sofrimentos daqueles que estão ao nosso redor, não tem como negar que estamos ligados uns aos outros.

Façamos da nossa vida e da vida das pessoas a quem amamos uma vida feliz. As pessoas bondosas se ajudam, não para ser notadas, mas porque do coração delas emana bondade. Que a bondade em nós seja algo natural e que a pratiquemos sem perceber. Tenhamos em nós um coração que leve as pessoas para perto de Deus. Ninguém vive sem o apoio dos outros. Há muitos que precisam ser ajudados para se achegarem a Deus Pai. Console, incentive, aconselhe e apoie seus amigos! São coisas práticas que os ajudam muito.

Quando amamos sentimos a dor do outro como se fosse nossa. Ao passo que quem é indiferente ao sofrimento do outro se torna desumano. O que estamos fazendo com aqueles que precisam de nós? Tornamo-nos cegos quando somos indiferentes à dor de nossos irmãos e nos importamos somente com nosso próprio sofrimento. Precisamos fazer o bem com palavras e conselhos, mas também com gestos concretos.

Levemos as pessoas a Jesus! Toda a cura se encontra em Jesus, mas é preciso ir até Ele e tocar n’Ele. Peçamos a ajuda do Espírito Santo em tudo o que fizermos. O perdão é uma porta que Deus já abriu, mas somos nós quem devemos decidir passar por ela ou não. Coloquemo-nos nesta manhã na presença de Jesus; mais que isso: levemos nossos amigos à presença d’Ele.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva