Sorrindo pra Vida - 23/07/2014

É tempo de liberarmos o perdão

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 23 de julho de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Efésios 4,25-32:

“Quando perceber o quanto Deus estava ao seu lado, verá que seu sofrimento não foi em vão, mas crescimento”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

No convívio com outras pessoas, sentir raiva não é um problema, o grande mal é conservar a ira no coração com o intuito de fazer o mal ao outro, porque isso nos adoece por dentro.

Por vezes, um relacionamento verdadeiro se perde no meio do caminho, porque o “estar junto” se torna um sentimento insuportável, e ter de “engolir” o outro nos causa ressentimento. Quando um relacionamento, que um dia foi bom, chega ao fim, surgem dois sentimentos no coração: liberdade e fracasso. Nós nos sentimos livres, porém remoemos o porquê de não ter dado certo.

Estamos sendo educados por um mundo que nos ensina que a família e os relacionamentos são descartáveis, nos impulsionando a não lutar por eles. Quando uma relação começa a exigir demais de nós, colocamos um “ponto final” nela e já iniciamos outra.

Deus não deseja nosso sofrimento, mas permite que façamos nossas escolhas. A responsabilidade pelos erros em nossos relacionamentos é nossa, não do Senhor. Precisamos abrir nosso coração para o perdão. O tempo só funciona quando fazemos a nossa parte nesta cura.

Não basta apenas rezar sobre os “cacos” de nossa família, mas a Palavra de Deus nos revela passos importantes que devemos dar para superar as feridas causadas pelo abandono [matrimônio e amizade].

1º passo – Admita os sofrimentos. Reconheça que está ferido e precisa ser curado. Jesus perguntava: “Que quereis que eu faça?”. Seja sincero diante de Deus, não encubra seus sofrimentos com ativismo.

2º passo – Use a raiva para o bem. Às vezes, precisamos criar um distância da pessoa que nos sufocou. Use a força da raiva para reconstruir sua vida e não para destruir a do outro. Não dê a ele o gosto de lhe ver infeliz, demonstre a ele que você não é dependente afetiva nem financeiramente dele. Seu sustento sempre será Deus e não as pessoas.

3º passo – Entenda o que aconteceu de maneira imparcial. Assim que passar a raiva, olhe para trás e veja o que deu errado. Entender o sofrimento pelo qual você passou o faz tomar decisões diferentes no futuro.

4º passo – Perdoar quem nos feriu. Embora a dor continue em seu coração, liberte-se da ira e do rancor. O perdão o liberta para recomeçar.

5º passo – Transforme as feridas sofridas. Alguma coisa de bom sempre é possível retirar das situações. Quando perceber o quanto Deus estava ao seu lado, verá que seu sofrimento não foi em vão, mas um crescimento para você.

Que o Senhor converta seu rancor e sofrimento em amor e bondade, a fim de que você possa dar passos rumo ao perdão.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva