Sorrindo pra Vida - 15/07/2014

Transfigura-nos, Senhor!

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 15 de julho de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Marcos 9,2-10:

“O lugar que escolhemos para estar a sós com Jesus é o nosso Tabor”, afirma Padre Arlon
Foto: Wesley Almeida

Jesus foi para um lugar retirado levando consigo Pedro, Tiago e João. Nos momentos mais importantes da vida de Jesus, sempre vemos a figura dos três apóstolos. Eles subiram no alto de uma montanha para rezar.

Se o Filho de Deus precisou se retirar para rezar, conosco não será diferente. Precisamos de um momento de intimidade com Deus Pai.

Alguns dizem que não rezam, pois, na correria diária, não têm tempo de ir à Igreja. Fazer dos cômodos da sua casa – cozinha, sala, quarto etc. – seu Monte Tabor é uma opção. O lugar que escolhemos para estar a sós com Jesus é o nosso Tabor.

Temos tempo de fazer tantas coisas, mas não temos tempo para estar com Deus. No entanto, tempo é questão de prioridade! Para rezar não precisamos estar apenas na Igreja, mas reservar um momento para orar e ouvir o Senhor.

Silenciar é parar. Quando paramos, começamos a pensar e a enxergar o que precisa mudar. Isso faz com que, inúmeras vezes, não queiramos parar e ouvir o Senhor. Talvez, algumas coisas que estamos vivendo, hoje, seja fruto das nossas escolhas do passado.

Qualquer hora pode ser nosso tempo de oração. Tenhamos qualidade em nossa vida de oração e transformemos a vida de nossos filhos, de nosso casamento, de nossos pais e trabalho. Façamos nosso tempo render.

“Transfigurar” é mudar de figura. Durante Sua oração, Ele resplandeceu, mudou de figura. A luz branca que havia em Sua volta significa pureza e santidade. Jesus ficou brilhante, porque dentro do Seu interior havia pureza.

Busquemos o Senhor, busquemos o Tabor para que possamos mudar de figura. Transfigurar é o oposto de desfigurar. O pecado nos desfigura, mas Deus nos transfigura! Se não fizermos a experiência do Monte Tabor, vamos refletir nosso interior desfigurado. As dificuldades da vida nos causam desfigurações internas e externas. Pode ser que, por nossos vícios e pecados, não nos reconheçamos mais, pois estamos desfigurados. É hora de levantar e seguir adiante! Que nosso Tabor não seja uma obrigação.

Ir ao encontro de Jesus tem de ser um momento de alegria, quando não sentimos o tempo passar, apenas desejamos estar na presença do Amado. Como é triste quando estamos desfigurados e não sentimos a falta das pessoas, de Deus, da Palavra! Quando temos intimidade, a saudade “grita”. Se não sentimos saudades de Deus, temos de “ligar o alerta”.

Os apóstolos experimentaram aquele momento junto com Jesus, mas precisaram descer do monte e partir para a missão. Peçamos a Deus para que este Tabor comece agora, porque Ele se alegra quando estamos junto d’Ele. Transfigura-nos, Senhor!

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Ariele Silva