Sorrindo pra vida - 03/07/2014

Senhor, dai-nos a humildade de coração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 03 de julho de 2014.

Pedimos desculpas, mas em virtude de problemas técnicos não disponibilizaremos o áudio do “Sorrindo pra Vida”. Em breve retornaremos com a disponibilização.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 3,19-32:

” A pessoa humildade sabe que ainda tem muito para caminhar com Jesus!”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Quando somos dóceis e amáveis, recebemos amor das pessoas que nos cercam. Quando realizamos nossos trabalhos, temos de fazê-lo com humildade e ternura.

Se quisermos ser grandes, teremos de sê-lo em Deus. Papa Francisco nos fala: “Tenham coragem, não tenham medo de sonhar coisas grandes”. Esse é o sonho de Deus, e grandes são os projetos d’Ele para nós. Os sonhos acontecem à medida que sonhamos e corremos ao encontro deles com a graça do Senhor.

Quer a grandeza? Muitos que seguiram Jesus a desejaram, mas a perfeição só é possível pela humildade. A pessoa humilde sabe que ainda tem muito a caminhar com Jesus. Muitos são ilustres? Sim! Mas o saber de Deus está guardado para os humildes; os pequenos são honrados por Ele, e Seus mistérios só serão revelados ao coração destes.

De que adianta saber muito se esse “saber” não vale nada? Buscando aquilo que não é o plano de Deus para a nossa vida, fugimos da vontade do Senhor. Sejamos obedientes ao querer do Pai.

Aquele que possui muito não consegue desfrutar de seus bens pela falta de sabedoria. A alegria da vida reside mais em servir do que ser servido. Onde está nossa alegria? Onde está o precioso projeto de Deus para nós? Tudo o que temos e somos nos foi dado por Deus para servirmos àqueles que estão ao nosso lado.

Recordemo-nos do jovem rico, no Evangelho de São Marcos 10,17-22. No diálogo com Jesus, ele perguntou ao Mestre como possuir a vida eterna. Jesus respondeu ao jovem que ele deveria viver segundo os mandamentos da Lei de Deus. O jovem, no entanto, Lhe respondeu que, desde sua juventude, já observava a todos. O Senhor sabia que o coração daquele homem estava vazio, por isso ele sentia a necessidade de algo a mais. Assim, Jesus pede a esse jovem que pegue seus bens, venda-os e se coloque à disposição daqueles que precisam dele. Mas o jovem foi embora triste, porque ouviu de Jesus o que não queria. Ele estava acostumado a sofrer bajulações, devido às riquezas que possuía. Era difícil para ele entender a proposta de Jesus, de viver a humildade.

Nós, assim como o jovem rico, temos várias pessoas que estão à nossa volta, e muitas delas só nos elogiam e nos promovem. Em contrapartida, temos alguns amigos como Jesus, que tem a coragem de nos falar a verdade. Você tem amigos desse tipo? Fique próximo daqueles que falam a verdade e não tem medo de corrigi-lo. São eles que nos fazem entender onde é o nosso lugar.

Louvado seja Deus por essas pessoas que nos corrigem! Mais ainda, louvado seja Seu nome por nosso coração entender a correção fraterna dessas pessoas. Quando uma flecha atinge um alvo, quem a disparou tem de assumir a responsabilidade do tiro. Quando algo em nossa vida não está bem, caímos no erro de colocar a culpa em alguém e pensamos: “Não sou feliz, porque não tenho recursos”, “Se não sou melhor, a culpa é da minha criação”. Na realidade, devemos falar: “Eu não mirei o alvo e me desviei do foco”. Se a sua vida, por algum motivo, desviou-se do caminho, volte ao foco que é Jesus. Acerte sua vida em Deus.

Quando alguém nos diz: “É preciso tentar de novo”, podemos pensar desanimados: “Mais uma vez?”. Sim, mais uma vez em Deus! A humildade vem da lembrança dos nossos erros. Que elas não sejam motivos para nos entristecermos nem ficarmos reclamando, mas que nos recordemos onde vacilamos.

Nosso maior desejo é acumular apenas coisas boas, mas quando tudo está bem, nos acomodamos. Recordar do passado de erros nos ensina como vai ser nosso futuro. Tome posse da Palavra de hoje e invista na sua vida espiritual.

Grande é o Deus Todo-poderoso, que encontra Sua honra em quem se faz humilde. E humildade é colocar-se debaixo da mão poderosa do Pai e deixar-se ser guiada por Ele. Quer mudar o mundo? Seja uma pessoa mais santa. Quer mais amor, amizade, felicidade e bondade? Precisa disso? Você só irá alcançá-las em Deus. Busque o Senhor, Ele é seu único dono. Se andando pelo caminho do erro nos prendemos e perdemos, hoje é o dia de colocarmos n’Ele o nosso coração.

Quer amigos: Então, ensine às pessoas o caminho da bondade e do amor. “Senhor nós Lhe pedimos que Seu Espírito Santo nos mostre a Sua vontade e a Palavra de ordem para a nossa vida. Queremos fazer o Seu querer. Fale conosco, Jesus!”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva