Sorrindo pra vida - 02/06/2014

Firmes na certeza e na verdade

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 02 de junho de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 5,12-17:

“Nossa fé precisa ser firmada em Deus”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Nós precisamos estar convictos do que é o correto. Não podemos ser vacilantes. Aquilo que é certo sempre será certo, isso nunca vai mudar; da mesma maneira, o que é justo sempre será justo. O Senhor nos chama a ser firmes na certeza, na bondade e na verdade. Não temos de barganhar com o pecado, porque não vale a pena negociarmos com o mal; isso apenas nos destrói. Quando somos convictos daquilo que acreditamos, colhemos frutos saborosos, porque nos transformados naquilo que Deus quer.

Peçamos ao Senhor compreensão e sabedoria para resolvermos nossos problemas e nossas dificuldades. A nossa língua pode nos encaminhar à ruína, por isso devemos controlar e vigiar nossas palavras para que elas não sejam motivo de queda para nossos irmãos.

Uma grande dica para nós é colocarmos a mão na boca para não falar o que não deve ser dito e nos ouvidos para não escutar o que não se precisa se ouvido. Na Palavra de hoje, parece narrar uma “praga” lançada sobre uma pessoa, de tão forte que ela é; mas é apenas consequência das escolhas que fazemos.

Nossa língua é tão pequena, mas tem a capacidade de ser como um fogo, que, ao cair, incendeia uma floresta toda. Quem vive pelo mal não tem paz no coração, e aquele que não tem paz interior sente o prazer em tirar a paz do outro; então, fala mal do irmão, diz calúnias sobre ele. A perturbação interior transborda para o exterior.

As pessoas erram por feridas abertas e marcas do passado, mas nós devemos estar prontos para escutá-las e compreendê-las, sendo compassivo com aquelas que sofrem. Compreender é acolher com amor, mas não participar do pecado da pessoa; é corrigir com carinho aquele que sofre, que peca e erra.

A fé é a convicção que nos leva à paz. Quando confiamos que Deus está conosco, entendemos que o bem, simplesmente por ser bem, já nos traz a paz. Nossa fé precisa ser firmada em Deus; nossa confiança precisa estar na Palavra d’Ele.

Não tomemos por referência os maus exemplos. Se escutarmos uma pessoa caluniando a outra, não emprestemos nossos ouvidos nem repassemos o mal escutarmos. Nunca levemos para frente o que as pessoas têm falado uma das outras. O fogo, quando pega, queima tudo ao seu redor, da mesma forma a palavra quando mal proferida.

Não existe coisa pior do que aquele que faz calúnia contra seu próximo; é desprezível usar nossa inteligência para fazer o mal. Não deixemos que nossas palavras, que devem ser instrumentos para Deus, tornem-se ferramentas nas mãos do inimigo.

As brincadeiras debochadas deixam um mau gosto em nossas palavras. Jamais devemos dar ouvidos àqueles que falam mal dos outros. Antes de pensarmos em falar mal de alguém, devemos rezar e pedir a Deus que sopre em nossos ouvidos aquilo que Ele pensa sobre aquela pessoa; assim, evitaremos falar mal dela e caluniá-la.

Se ficarmos irritados ou nervosos, cuidemos para não explodir nem falar mal de alguém. O maior presente que conseguimos dar a uma pessoa é a atenção cheia de respeito e amor. Sejamos pacientes para escutar os outros. As pessoas que estão ao nosso redor precisam saber da importância dela para nós e se sentirem amadas.

Tudo o que fazemos a uma pessoa, ela nos retribui da mesma maneira. Se você quer que as pessoas sejam felizes, seja terno ao falar com elas e atencioso ao ouvi-las. Se você também quer ser feliz, aja da mesma forma. Para fazer alguém feliz e para ser feliz somente é possível pela bondade. A língua pode nos levar à ruína, mas o ouvido atento e a palavra carinhosa têm o poder de aquecer o coração.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva