Sorrindo pra vida - 22/05/2014

O amor precisa ser colocado em primeiro lugar

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 22 de maio de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em 1 Coríntios 8,1b-3:
“Mas o conhecimento incha; o amor é que constrói. Se alguém pensa que conhece bem alguma coisa, ainda não sabe como se deve conhecer. Mas, se alguém ama a Deus, então é conhecido por ele!”

“A única razão de amar é o amor”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Abramo-nos à Palavra do Senhor. Deus, hoje, quer responder a nossa oração, quer falar ao nosso coração. O conhecimento é uma coisa boa? Sim, mas conhecimento demais nos infla. Conhecimento é como comida, é boa, mas, em excesso, nos incha, faz mal ao nosso organismo.

Uma das maiores desculpas que damos para não fazer nada é que estamos estudando as coisas, conhecendo melhor sobre o assunto. Assim, acabamos não saindo do lugar em que estamos. O conhecimento de nada adianta se nosso saber não nos levar a amar nem a fazer o bem, pois ele só é edificado quando está intimamente ligado ao amor. Saber por saber, para exibir-se, ostentar, senti-ser superior ao outro não constrói nada em nós.

Pensemos em um relacionamento a dois. Quando achamos que sabemos tudo sobre a pessoa, começamos a vacilar com ela. Na fase inicial do namoro, os cuidados são outros, controlamos nosso temperamento, nosso jeito de falar… Por quê? Porque temos medo de perder a pessoa. Muitas pessoas, quando sentem que o outro já se tornou um “prêmio” conquistado, vai deixando vir à tona seus vícios, seus defeitos e suas qualidades. Depois de anos, você corre o risco de acreditar que conhece aquela pessoa e que nada mais o irá surpreender. Mas Deus nos diz: “Se o conhecimento for separado do amor, não servirá para nada!”.

O conhecimento é semelhante a um balão de festa: está cheio e colorido, mas, quando estoura, no fim da festa, percebemos que só ocupou espaço. O mesmo acontece com o conhecimento.

Diante de tudo isso, fica-nos a pergunta: “Como podemos conhecer alguém?”. Só existe um caminho: pelo amor. Apenas quando amamos é que começamos a conhecer alguém. Sabemos que os pais amam seus filhos e seus filhos a seus pais. Sabemos que o marido ama a esposa e vice-versa, mas há uma diferença entre querer bem e fazer o bem. Quem ama faz o bem.

Somente quando amamos é que o conhecemos verdadeiramente. Quando não amamos, falta-nos o interesse pelo outro, e as coisas importantes passam a ser despercebidas. O amor precisa ser colocado em primeiro lugar. Quando conhecemos aqueles que amamos, nossos relacionamentos melhoram, conseguimos reconquistar aquilo que perdemos. Ninguém reconquista o outro por meio de argumentos.

Pensamos que vamos vencer alguém em uma discussão, mas, num bate-boca, o único derrotado seremos nós mesmos. Quando pensamos que derrotamos a pessoa que amamos numa discussão, na verdade, quem mais perde somos nós, porque perdemos carinho e atenção. Por diversas vezes, palavras erradas nos levam a perder coisas preciosas. Para cada acusação, existe uma desculpa; para cada razão, uma contra-razão. Você já viveu esse tipo de experiência? Isso não constrói, apenas destrói.

Deus nos deu a inteligência para que a usássemos. Dentro de um relacionamento, o que precisa ser renovado, dia após dia, é o amor. Mas, muitas vezes, caímos no erro ao acreditar que para reconquistar alguém devemos fazer as mesmas coisas que um dia fizemos para a reconquistar. Para recuperar o afeto de alguém, precisamos despertar nele a capacidade de nos ver da maneira que essa pessoa nos via quando nos amava. Para fazer renascer um amor é necessário tornar-se, novamente, uma pessoa interessante. Mas alguns pontos precisam ser levados em consideração: não lamente dos desentendimentos passados, não acuse nem censure. A única razão de amar é o amor.

Que, hoje, pelo auxílio do Espírito Santo, nossa vida e nosso coração sejam transformados, e que possamos decidir por amar Deus e o próximo.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva