Sorrindo pra vida - 08/05/2014

Deus vê a oração que vem do nosso coração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 8 de maio de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 6, 5-7:
“Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você. Quando vocês rezarem, não usem muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por causa do seu palavreado.”

“Pela oração, nos autoconhecemos e a nossa intimidade com o Pai aumenta”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Iniciemos esta reflexão pedindo a intercessão de Nossa Senhora: “Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo”.

A Palavra de hoje é salvífica. Ela nos ampara e responde à pergunta que, muitas vezes, fazemos sobre a importância da oração: “Por que vou rezar se Deus já sabe de todas as coisas? Será que minha oração vai mudar a vontade de Deus?

Jesus, nesta passagem, é bem claro sobre como e por que devermos rezar: “Quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você.”

Ele diz que não devemos ser como hipócritas que rezam para aparecer. Assim como as portas de pedra, que fechavam os túmulos – pintadas de branco por fora, todas bonitas, mas, por dentro, cheias de podridão e fedor –, são as pessoas que rezam para aparecer.

Cristo diz que essas pessoas já receberam suas recompensas. O objetivo delas já foi atendido. As outras pessoas já viram o que elas fizeram. Porém, quando queremos rezar e sermos ouvidos por Deus, Cristo nos diz que devemos fazer isso de forma silenciosa, em nosso quarto. Não, necessariamente, trancados dentro de um cômodo, mas no quarto do nosso coração. A nossa oração deve sair do lugar mais íntimo do nosso ser. Daquele lugar que somente nós e Deus conhecemos.

O Senhor nos garante que, quando assim fazemos, as nossas orações são atendidas e recebemos a recompensa. Essa recompensa vem de duas formas: em sabedoria e cura.

Ganhamos sabedoria, pois vamos conhecendo a nós mesmos, percebendo o que carregamos dentro de nós e o quanto precisamos melhorar.

Quantas vezes vamos rezar e outros pensamentos começam a surgir? Quando isso acontece, começamos a conhecer o que está dentro de nós. Quando eles aparecem e os colocamos aos pés da cruz do Senhor, vamos sendo transformados e curados em nosso íntimo.

Pela oração, nos autoconhecemos, e a nossa intimidade com o Pai aumenta. Mesmo que ninguém saiba do que você está precisando, o quanto está sofrendo, Deus está vendo e tomando as devidas providências para ajudá-lo.

Nos dias atuais, está cada vez mais difícil criarmos uma intimidade com o Senhor. Os primeiros cristãos tinham somente a oração para buscar a cura da alma. Hoje em dia, há tanta oferta de coisas para nos distrair, tanta informação, muitas vezes inúteis, que acabamos nos esquecendo de nos silenciar para conversar com Deus e Lhe apresentar nossos problemas. Não deixamos que nos seja revelado o que somos e o que Ele deseja para nós.

Façamos de nossa vida um momento contínuo de oração.

A paz que você está procurando está dentro do seu coração. Basta que você se encontre com Deus no seu interior e lá converse com Ele.

Apresentemos nossas orações a Deus Pai, que a nossa recompensa está garantida.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Franklin Marcelo