Sorrindo pra vida - 07/05/2014

Conduzidos pelo Espírito Santo

Mensagem do missionário Ricardo Sá, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 7 de maio de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Gálatas 5,16-25.

“Deixe que o Espírito Santo o conduza”, orienta Ricardo.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Logo no início desta Palavra, o apóstolo nos faz uma indicação: “Vivam segundo o Espírito, e, assim, não farão mais o que os instintos egoístas desejam.” Ou seja, dentro de nós há uma luta constante; e nós, cristãos, não podemos temer esse conflito, pois o Espírito Santo nos conduz a fazermos as melhores escolhas.

Todavia, é preciso entendermos o que é o “conduzir” de Deus. Não é o que muitos imaginam, que Deus nos pega pelas mãos, assim como fazemos com uma criança, e nos leva para onde Ele quer. Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo é ouvir as inspirações que Ele nos dá.

Apesar de essas inspirações estarem, o tempo todo, conosco, elas não são fáceis de serem percebidas por nós. Elas são sutis, leves. Para que consigamos senti-las, precisamos ser obedientes a Deus e treinar um “escutar” mais atentos para o que Ele nos diz.

Essas inspirações conduzem nosso jeito de olhar para as pessoas, nossa forma de falar com elas, ouvi-las e também conduzem nosso jeito de viver. Não apenas naquilo que outras pessoas podem ver, mas naquilo que somente nós sabemos, pois está em nosso íntimo.

Às vezes, levamos uma vida cristã de aparências, pois, em nosso interior, tudo está desorganizado, fora de lugar. Deixar que o Espírito Santo nos conduza é deixar que Ele modifique também o nosso interior. Que nossas escolhas estejam de acordo com o que Deus espera e quer de nós.

Deixar que Ele nos conduza não é fácil. Algumas vezes, as inspirações que nos são dadas podem nos levar a renunciar algo, a mudar algo em nosso jeito de ser. Porém, é preciso que sejamos obedientes a Deus.

Ser obediente é renovar em nós o ‘sim’, modificar, constantemente, nossa forma de enxergar a realidade, para que a vejamos como Deus a vê.

Quando somos obedientes ao nosso Senhor e nos deixamos conduzir por Ele, as pessoas enxergam a presença d’Ele em nós. O veem em nosso olhar, em nosso escutar, em nossos relacionamentos afetivos e de trabalho.

Precisamos entender que viver em Deus, que ser cristão, é estar em uma escola conduzida pelo Espírito Santo. Nesta, amadurecemos, saímos da infância e passamos a agir com mais sabedoria.

Pergunto-lhe: como está sua sintonia com Deus? Como está a sua capacidade de ouvir o que Ele lhe fala?

Deixe que o Espírito Santo o conduza. Preste atenção aos sinais que Deus está lhe dando para que sua vida seja renovada.

Quando surgir um momento em que você não saiba o que deve fazer, silencie-se. O maior sinal de maturidade é saber esperar e deixar que o Espírito Santo nos mostre qual é a melhor atitude a ser tomada.

Neste dia, tome essa Palavra e deixe que o Espírito Santo o conduza e lhe mostre o que dela você deve aprender. Releia-a!

Peçamos a graça da fidelidade a Deus, em especial para aqueles momentos que somente Ele vê. Renovemos sempre o nosso ‘sim’.

Ricardo Sá

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Franklin Marcelo