Sorrindo pra vida - 06/05/2014

É hora de experimentar o batismo no Espírito Santo

Mensagem do missionário Dunga, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 6 de maio de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 3, 13-17; 17, 1-8.

“Está na hora de experimentar novamente o batismo, para recuperar a capacidade de dar ao outro a feição de Deus”, afirma Dunga.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Eu quero recordar com você o dia do seu batismo. Talvez, você não se lembre, porque era muito pequeno, mas pode ser que você saiba a data em que foi batizado, qual a Igreja, o padre que o batizou. Alguém deve ter lhe contado sobre este dia e, com certeza, você recebeu muitos elogios: “Nossa, é a cara do pai! Parece-se muito com a mãe”. Seus pais ficaram orgulhosos ouvindo isso, porque eles passam para seus filhos os seus estereótipos.

Na Palavra, Deus estava dizendo para as pessoas: “Este é o meu Filho amado, que muito me agrada”. Em outras traduções da Bíblia, está escrito assim: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição.”

Afeição é a capacidade de dar feição a alguém ou de ter a feição de alguém. É a sadia convivência entre homens e mulheres, é o relacionamento com os outros. Nós nos afeiçoamos e damos a face uns para os outros, e, assim, ficamos parecidos um pouco uns com os outros, damos o melhor de nós para o outro e vice-versa. Tudo isso acontece pelo poder do batismo, quando o Espírito Santo vem morar em nós.

Meu irmão, esta mini-pregação é para que você tome consciência do seu batismo, desse sacramento maravilhoso que você recebeu, ainda criança, pelas mãos sacerdotais. Um sacramento que faz de você templo do Espírito de Deus. A partir do momento em que você toma consciência de que é portador do Espírito, começa a dar a sua face para os outros e afeiçoar-se; e isso causa coisas maravilhosas ao seu redor.

Quem toma consciência de tudo isso torna-se uma pessoa de caráter, pois, sabendo que o Espírito Santo está em seu interior, começa a viver para o bem. Aí, Deus confere a essa pessoa um poder tão grande de se afeiçoar, que ela transborda essa afeição aos seus. É por isso que vemos, por aí, muitas famílias afetivas, vivendo bem, demonstrando seu afeto uns pelos outros diante de todos.

Seguindo em frente, vamos falar agora do segundo batismo citado na Palavra de hoje. Talvez, você não tenha tido um bom caminho na vida e, um dia, pela dor, pelo amor ou pelo convite de alguém, você voltou para a Igreja, para subir o monte.

Na Igreja, você faz a experiência da transfiguração. Você reza, fala com Deus, é atraído por várias coisas boas e por pessoas lindas que estão ao seu redor, rezando em línguas, orando. Aí, você é tomado por aquele clima, aquela unção, e solta sua voz e se deixa levar pelo momento. Então, o Espírito Santo, que já está dentro de você há muito tempo, percebe que você permitiu que Ele se manifestasse e toma conta de você.

Quando rezamos como Jesus, no alto do monte, o Espírito Santo nos envolve de tal maneira que é como se fosse um novo mergulho, um novo batismo. Depois de tantos erros e tropeços, mergulhamos em Deus e, novamente, a voz d’Ele será ouvida: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição.”

Talvez, depois de adulto, depois de ter sido completamente desfigurado por causa dos erros, dos vícios e tropeços, você faça esse mergulho no batismo e Ele fale para você: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição.”

É Deus lhe dando novamente a capacidade de ter a feição d’Ele para dar afeição aos outros. O Senhor nunca o abandonou, Ele foi com você em todos os lugares que você andou. Deus sempre esteve em você; e, agora que você decidiu mergulhar n’Ele, o batismo no Espírito Santo está acontecendo.

Meu irmão, meu querido amigo, agora é hora de experimentar o batismo no Espírito Santo de Deus, experimentar o Senhor falando a você novamente: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição.”

Você pode estar vivendo uma fase dura, estar desfigurado, medroso, aflito, não se reconhecendo mais, com medo do que vê no espelho, mas está na hora de experimentar novamente o batismo para recuperar a capacidade de dar ao outro a feição de Deus.

É isso que Ele quer para nós no dia de hoje e para toda nossa vida. Volte a se parecer com o Senhor, a querer que seu filho se pareça com você. Volte a tratar bem a sua esposa, a tratar bem os seus pais, a pedir a bênção para eles. Viva em paz na sua casa, não grite, não xingue; transfigure-se para viver uma nova vida. Volte para a casa do Pai.

Há muitas pessoas que precisam voltar, fazer esse novo caminho. A Palavra de Deus, hoje, é para você se transfigurar, tomar a consciência da pessoa do Espírito Santo que vive em você. Um dia, Ele mergulhou em você; agora é sua vez de mergulhar n’Ele.

Peço a Deus, nessa manhã, que você possa viver essa experiência. Volta para casa, pois, hoje, Deus quer isso para sua vida. Amém.

Dunga

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira