Sorrindo pra vida - 25/04/2014

Alegre-se em Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 25 de abril de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em II Coríntios 13,11:
“Ademais, irmãos, fiquem alegres. Procurem a perfeição e animem-se. Tenham os mesmos sentimentos, vivam na paz e o Deus do amor e da paz estará com vocês.”

“Quando você se anima e anima alguém, Deus está com você”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Enfim, depois de tudo o que já aconteceu, depois do dia de ontem, da semana que já passou, dos últimos meses da sua vida, alegre-se, trabalhe a perfeição e encoraje-se. Tenha os mesmos sentimentos e pensamentos e viva em paz.

É vontade de Deus que vivamos em paz. É um dom que Ele nos dá, mas que precisamos tomar posse pela fé. Então, vivamos em paz com o Senhor, com o nosso interior e com os que estão à nossa volta. A paz nasce da presença de Deus. Quem está com Ele está em paz; e se não está, vai ficar, porque, quando o Senhor está presente, o coração se acalma e o Espírito Santo vai desfazendo todos os nós de inimizades que possam existir.

Há momentos em que nos colocamos contra nós mesmos, ficamos caídos por conta dos nossos pecados e das nossas fraquezas, mas o nosso coração não foi feito para ficar assim. Deus quer que fiquemos em paz, Ele mesmo está em paz como cada um de nós. Se a nossa fraqueza nos derruba, a graça do Pai vem para nos ajudar a levantar. Cair é normal, mas, às vezes, o nosso orgulho nos mantém na queda. Nessa hora, temos de ser humildes para nos reerguer.

A Palavra do Senhor nos coloca de pé. A confiança em Jesus nos levanta de todas as quedas. Nós somos fracos, mas maior é o Senhor que está conosco. Então, alegremo-nos, busquemos a perfeição e animemo-nos. Tenhamos os mesmos sentimentos e pensamentos e vivamos na paz; e o Deus do amor e da paz estará conosco em tudo que fizermos.

Quando nos animamos e animamos alguém, Deus está conosco. Na decisão de se alegrar, apesar de tudo, o Senhor está ao nosso lado. É tudo uma questão de escolha, é alegrar-se apesar do sofrimento, para, assim, animar-se e animar os outros no decorrer da vida.

O Espírito Santo sempre ensina que essa vida de perfeição, citada na Palavra, é construída dia após dia. Podemos até não ser tudo o que gostaríamos de ser, mas, hoje, podemos ser melhor do que foi ontem. É de pouco em pouco que, uma hora, tomamos um belo e lindo susto, e vemos a diferença.

Ninguém trabalha sozinho no próprio aperfeiçoamento. O Espírito Santo sempre nos auxilia, mas é preciso um esforço. Essa obra, Deus não faz sozinho, mas sem Ele, nenhum esforço da nossa parte irá adiantar.

Aquele que é de Deus precisa trabalhar para ser melhor e para fazer os outros melhores. Então, vamos, pela força do Espírito Santo, encorajarmo-nos uns aos outros neste dia. Que tenhamos bons pensamentos e sentimentos inspirados por Deus.

Nós precisamos cuidar dos nossos pensamentos desde cedo, ver o que entra no nosso pensamento e no nosso coração. Ter cuidado com o que entra pelos nossos ouvidos e pelo que sai da nossa boca, pois, quando acreditamos em algo que dizemos, vamos em direção ao que foi dito.

Então, cuidemos para não viver só reclamando da vida, pois isso só vai nos desanimar. As reclamações e murmurações são venenos que matam a alma. Uma palavra ruim, que vem por um olhar irônico, um riso sarcástico de alguém, já desanima. Imagina a força que não tem uma palavra ruim que falamos! Tudo isso começa no pensamento. Por isso, é importante cultivar, no coração, a alegria.

Alegremo-nos! Temos de trabalhar nosso aperfeiçoamento, fazer bem todas as coisas, procurar ser melhor, encorajar aqueles que estão à nossa volta a terem pensamentos e sentimentos bons. Peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a colocar de lado todo pessimismo. Somos de Deus e não podemos parar no negativo.

Deus tem algo bom para nós. O Senhor se alegra quando nos vê de pé. Ele faz uma festa no céu, porque, mesmo caindo, não desistimos de levantar. Há uma festa acontecendo no Céu por conta da escolha que fizemos, hoje, de amar, nos animar, perdoar, recomeçar, corrigir e reparar os males que fizemos.

Essa Palavra nos revela que, todas as vezes que nós lutamos para melhorar, Deus está conosco.

Se precisarmos de ajuda, Ele nos ajudará. Mas precisamos cooperar com Ele para a nossa salvação. Temos de trabalhar com Deus, e não contra Ele.

Eu quero essa ajuda para ser melhor. E você?

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.