Sorrindo pra vida - 08/04/2014

Vá e não peques mais!

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 8 de abril de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 8,1-11.

“Aquele que tem o coração de carne só tem amor e misericórdia para oferecer”, ressalta padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Esse Evangelho fala sobre a mulher adúltera. A leitura começa nos mostrando que Jesus foi ao Monte das Oliveiras; lá era o lugar que o Senhor havia escolhido para viver os grandes momentos de Sua vida, um lugar especial para estar em intimidade com o Pai. Em seguida, diz a Palavra que Ele volta para o Templo ao amanhecer, ou seja, o Senhor saiu para rezar na madrugada.

A noite e a madrugada são considerados períodos de trevas, onde acontecem muitas coisas ruins; por isso Jesus rezava nesse horário. Era um grande oferecimento d’Ele colocar-se em oração durante a noite. Quando você doa a sua noite para estar na presença do Pai, não pode imaginar como é fértil e poderosa a sua oração.

Ao voltar para o Templo, todo o povo foi ao Seu encontro. Jesus, então, sentou-se e começou a ensiná-los. Ele fez isso, porque olhava para todos de igual para igual, também porque era uma forma de Ele estar mais próximo de todos para partilhar a Palavra.

Chegaram, então, os doutores da Lei e os fariseus trazendo uma mulher que havia sido pega em adultério. Colocaram-na no meio deles e disseram a Jesus: “Mestre, essa mulher foi pega em flagrante cometendo adultério. A Lei de Moisés manda que mulheres desse tipo sejam apedrejadas. E tu, o que dizes?”

Eles estavam provando Jesus de propósito. A Lei de Moisés era clara e já dizia o que eles deveriam fazer. Eles não tinham de ter trazido essa mulher para o Senhor, pois já sabiam que um adultério a levaria à morte.

Depois que eles chegaram, Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Eles voltaram a insistir na pergunta. Diz o Evangelho que o Senhor levantou-se e lhes disse: “Quem de vocês não tiver pecado atire nela a primeira pedra”.

Uma observação: João não precisava colocar no Evangelho que Jesus estava escrevendo no chão com o dedo. Mas ele disse isso, porque, quando estamos na praia e escrevemos na areia, logo vem a água do mar e apaga tudo. O que isso tem a ver com o momento? A água da vida e da misericórdia, que é Jesus, apaga o pecado que foi escrito com o dedo humano.

Aquela mulher havia escrito o pecado na sua vida, mas logo a água da vida apagou tudo. Jesus estava fazendo uma pré-figuração. O escrito d’Ele era a mulher e Ele a água. Naquele momento, o Senhor passa e limpa a vida dela, perdoando-a e curando-a.

Jesus estava tão cheio do Espírito que disse: “Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra”. Papa Francisco disse que quem atira pedras tem o coração de pedra. Aquele que tem o coração de carne só tem amor e misericórdia para oferecer.

Cuidado! Talvez você esteja agindo como os escribas e fariseus, jogando pedras e apontando o pecado dos outros, e essas pedras talvez estejam saindo do seu coração. Talvez, seja você quem as esteja recebendo. Como é ruim errar e, além de sentir-se culpado, ter pessoas jogando o erro na sua cara.

Jesus sabia do erro daquela mulher, sabia que ela era digna de ser apedrejada, mas disse: “Quem não tiver pecados, que atire a primeira pedra”. Você não tem pecados e se acha no direito de julgar o erro das pessoas? Cuidado! Você não é ninguém para condenar o outro. Pare de julgar as pessoas. Todos são suscetíveis ao erro. Quem lhe disse que você nunca pode errar? Você precisa agir como Jesus.

Depois que Ele disse isso, as pessoas começaram a soltar as pedras e foram embora, a começar dos mais velhos. Então, Jesus ficou sozinho com a mulher e disse-lhe: “Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você?”. Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então, Jesus lhe disse: “Eu também não a condeno. Pode ir, e não peque mais.”

Muitos devem pensar: “Nossa! Ela nem pediu perdão e Jesus a perdoou?”. Não se esqueçam de que Jesus é onisciente. Ele viu, no rosto dela, que ela não queria mais pecar e lhe deu uma segunda chance. Meus irmãos, todos têm direito a uma nova chance na vida.

Se você errou, não importa o seu pecado. Volte para o Senhor, porque você tem direito a essa nova chance. Não existe pecado que, com o arrependimento sincero, não tenha perdão. Jesus esta lhe dando uma nova chance.

Se, hoje, você se sente como o fariseu, com as pedras na mão, ou como a adultera que recebe as pedras, Jesus está tocando você e curando-o. Em nome de Jesus, se você já errou, tem o direito de recomeçar. Busque o perdão de Deus e recomece, pois você merece ser feliz.

Que o Espírito Santo seja derramado sobre a sua história hoje. Para quem joga pedras e vive falando mal das pessoas, arrependam-se. Para os que erraram e estão sofrendo por isso, recomecem. Jesus está lhes dizendo: “Vá e não peque mais”.

“Vem, Espírito de Deus, sobre nós, sobre nossas mentes, nosso subconsciente e lava nosso ouvido de toda palavra negativa que nos humilhou e magoou. A água do Espírito vem lavar tudo o que foi escrito em nossa vida, e o Senhor vem nos dar um profundo arrependimento, uma vontade de recomeçar. Todos tem o direito de ser feliz e recomeçar.”

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.