Sorrindo pra Vida - 31/03/2014

Nossa missão é levar Cristo aos demais

Mensagem do missionário padre Toninho, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 31 de março de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Efésios 5,6-20

“Para sermos homens e mulheres de Deus, precisamos ser radicais”, afirma padre Toninho.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Nós vamos falar muito sobre a consciência, que é a luz da alma. Se essa consciência se apaga, o homem e a mulher o que podem fazer? A Palavra nos diz que não devemos nos iludir com palavras fúteis, pois tudo é questão de consciência.

O Senhor nos convida a viver nessa realidade como filhos e filhas da Luz, a trilhar um caminho de verdade, justiça e bondade. Ainda, meus irmãos, que tropecemos pelo caminho, o Senhor nos ajudará a continuar, por isso não podemos deixar morrer, em nosso interior, o interesse pelas coisas de Deus.

Nós precisamos ter o GPS do Senhor para seguir sempre no caminho que Ele nos indicar. O profeta Isaías nos diz que muitas pessoas experimentam o caminho de Deus, mas se desviam dele. Não podemos ser assim, meus irmãos, pois tomando essa consciência de que somos filhos da Luz, Jesus nos mostra que devemos sempre continuar seguindo a vontade d’Ele.

Ontem, no Evangelho da Santa Missa, Jesus curou um cego. Um olho doente engana a pessoa e a faz pensar que ela está com a visão distorcida. Com certeza, você já ouviu aquela história da mulher que olhava, pela janela, tudo o que a vizinha dela fazia, e dizia que tudo o que esta fazia era errado, motivo de crítica. Um dia, o marido dessa mulher pegou um pano e limpou a janela de sua casa. Então, ela disse: ”Até que enfim, a vizinha começou a fazer as coisas certas!”. O marido disse a ela: ”Não, não, fui eu que limpei a janela, pois estava suja”.

Então, meus irmãos, enquanto o nosso olho estiver sujo, nós não conseguiremos ver as pessoas de forma pura. Pode um cego guiar outro cego?

A Palavra de Deus diz que devemos discernir sobre aquilo que Lhe agrada. Quando não tomamos consciência das coisas que agradam o coração do Pai, não conseguimos mudar; tudo é questão de decisão! Quando estamos perdidos em nossa fé, precisamos nos dimensionar, utilizar o GPS. E qual é nosso GPS? A Palavra de Deus.

O que estamos fazendo para recuperar a saúde da nossa alma? Quaresma é tempo de mudanças, tempo de recuperarmos a saúde da nossa alma. A Igreja nos orienta a procurar a confissão, reconhecer a nossa miséria e colocar tudo no coração de Jesus. Quaresma é reconhecer as nossas limitações para que Deus nos cure. A radicalidade não pode ser extinta de nossa vida! Para sermos homens e mulheres de Deus, precisamos ser radicais.

A luz que existe em nós brota de Jesus. Por isso, Ele nos diz: ”Quem anda comigo caminha na luz!”. A luz do Senhor esclarece a nossa consciência. Jesus, em Mateus, nos diz que somos a luz do mundo, para que O testemunhemos aos demais.

Você que é mãe, pai de família, vocês estão sendo o caminho de conversão para seus filhos? Estamos levando a luz de Cristo para os demais? Precismos ser luz, não importa a hora nem o lugar! Nós precisamos ser um farol, para que as pessoas possam enxergar Deus. Todos nós precisamos trazer as coisas d’Ele para o nosso cotidiano, para as coisas do nosso dia a dia. A Palavra do Senhor deve ser rotina em nossa vida. Peçamos que a Luz de Deus esteja presente em nossa vida, em nosso trabalho e em nossos estudos. Precisamos acordar, a cada dia, e trabalhar para ganhar o Céu!

Meus irmãos, devemos ter o máximo de interesse em querer a Luz de Deus. Nós precisamos, onde estivermos, exalar o odor de Cristo. Este mundo nos oferece tantos perfumes, as lojas nos oferecem tantas fragrâncias, mas nós precisamos exalar o odor, a fragrância de Cristo.

Que o Senhor nos ajude, hoje, a tomarmos consciência, para que tenhamos os nossos pés no chão, mas com o olhar para o Céu. Estejamos atentos para não cairmos em tentação, para não corrermos um grande risco, todos os dias, de não prosseguirmos no caminho de Deus. Não nos comportemos como inimigos da cruz, mas sejamos amigos do Senhor!

Peçamos a graça de Deus, hoje, de tomarmos consciência de que somos batizados em Cristo, para que não paremos em nossas misérias nem nas misérias de nossos irmãos. A nossa meta, a missão da Igreja, é levar Cristo vivo para os demais.

Que o Senhor Jesus nos livre de toda a consciência orgulhosa, que Ele nos conceda essa graça neste tempo Quaresmal.

Padre Toninho

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.