Sorrindo pra vida - 10/03/2014

Permaneça firme na oração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 10 de março de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Tiago 5,12-20.

“Diante de um sofrimento, de uma alegria, de uma doença ou de um pecado devemos sempre rezar. Se já rezamos, temos de rezar ainda mais”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Toda esta Palavra está interligada e toda ela fala de fé. A fé é uma convicção que nos mantém firmes em tudo que dizemos. Por isso, ela diz: “Sobretudo, irmãos, não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa; que o ‘sim’ de vocês seja ‘sim’, e que o ‘não’ seja ‘não’, para não se exporem ao julgamento”.

Quando você diz uma palavra verdadeira, não é necessário jurar, porque quem não confia em você não lhe dará crédito, e quem confia não precisará do seu juramento para acreditar. Então, se jurar não faz diferença, por que tantas vezes eu e você juramos? Porque não temos segurança no que estamos dizendo; nessa hora, corremos o risco de blasfemar envolvendo o nome de Deus.

Sendo assim, não coloquemos o nome do Senhor em coisas humanas, mas sejamos firmes, dizendo ‘sim’ quando for ‘sim’, e ‘não’ quando for ‘não’. Vamos honrar nossas palavras e nossa oração.

Se alguém que você conhece está sofrendo, recorra à oração com fé e confiança. Se você está passando por um momento de angústia, por lutas e desconfortos, se, como diz essa Palavra, você está sofrendo alguma enfermidade emocional – que tange a depressão – ou física, faça o que manda o Senhor: recorra à oração.

Nós precisamos aprender a recorrer à oração na hora do sofrimento. Podemos até contar com as pessoas, mas, primeiro, devemos recorrer a Deus, porque Ele é fiel e não falha, não deixa nunca de nos amparar e não volta atrás nas Suas promessas.

Recorra ao Senhor em oração e permaneça firme, tanto na hora da tristeza quanto da alegria. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, porém não ponha sua confiança no que você fez, mas sim no Senhor. Se tiver alguém doente na sua casa, chame um padre para dar a unção dos enfermos a essa pessoa. Esse sacramento é uma inspiração divina que poderá salvar essa pessoa. Diz a Palavra que o próprio Deus a levantará, e se ela tiver cometido algum pecado, será perdoada.

Veja o que nos pede o Senhor: “Confessem mutuamente os próprios pecados e rezem uns pelos outros para serem curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força.”

A oração fervorosa de uma mulher e de um homem de Deus tem grande poder. E para que tenhamos uma referência sobre o tamanho desta, a Palavra nos dá um testemunho: “Elias era homem fraco como nós. No entanto, ele rezou bastante para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Depois, ele rezou de novo; então, o céu mandou chuva e a terra produziu seu fruto.”

Elias era semelhante a nós, sujeito aos mesmos erros e sentimentos. Ele já foi incrédulo como tantas vezes nós fomos, mas quando foi tocado por Deus no seu coração, tudo mudou. Quando o Senhor toca nosso coração, pela oração, as nossas dúvidas começam a dar lugar à fé e algo dentro de nós diz que, aconteça o que acontecer, a nossa segurança estará no nome do Senhor.

Elias era fraco e orou com insistência. Todos nós devemos permanecer sempre em oração. Diante de um sofrimento, de uma alegria, de uma doença ou de um pecado, devemos sempre rezar. Se já rezamos, temos de rezar ainda mais. A nossa oração precisa ir além do que vemos ou sentimos; caso contrário, nós desanimaremos e deixaremos de rezar. Quantas vezes nós oramos e, por não ver nada, paramos de rezar?

É pela nossa perseverança na oração que a graça acontece. No momento certo, a mão de Deus se manifestará em nossa vida, por isso precisamos ser firmes.

Nesta manhã, quero fazer um propósito a todos. Não vamos dar atenção às coisas que possam nos desanimar. Tomemos a firme decisão de não dar crédito ao que pode nos causar tristezas e desconfianças; olhemos para o alto, olhemos para Deus. O Senhor está no céu, Ele é a garantia das nossas graças. Não paremos no que estamos vendo, mas no que Ele nos garante. A graça virá, O Pai do céu não falhará.

Se a sua oração de intercessão tem sido por alguém, mas você não tem visto nenhuma mudança acontecer, continue firme no Senhor e escute a promessa que Ele lhe faz: “Meus irmãos, se algum de vocês se afastar da verdade, mas outro o fizer voltar, saiba que a pessoa que reconduz um pecador de volta ao caminho certo salvará a si mesma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.”

Em favor de si e dos outros não desista da oração nem de Deus. Continue orando perseverante, mesmo que não veja ou ouça nada. Apegue-se ao Senhor, coloque n’Ele sua confiança e ore com fervor.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.