Sorrindo pra vida - 06/03/2014

Apegue-se a Deus na hora da provação

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 6 de março de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 2,1-6.

“Coloque sua confiança no Senhor e Ele o salvará”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

“Filho, se te apresentas para servir a Deus, permanece na justiça e no temor e prepara tua alma para a provação” (Eclesiástico 2,1).

Colocar-se a serviço do Senhor é fazer o bem, é ser justo e amoroso com o próximo, é fazer bem o que deve ser feito, e tudo na presença d’Ele. Então, se você se apresentar para servir a Deus, permaneça firme no que é certo e no temor a Ele. Seja justo, respeitoso, amoroso com o Senhor e prepare a sua alma para a provação, porque esta é inevitável.

Assim como na escola é inevitável que a prova aconteça, na nossa vida é inevitável que o sofrimento, a velhice, a doença e as mágoas aconteçam. Já que não dá para evitá-los, vamos enfrentá-los preparados.

É sinal de inteligência preparar a alma para as provações do dia a dia, ter paciência e saber escutar palavras de sabedoria. Mais que isso, o Senhor nos pede para mantermos o coração firme.

Se você está passando por uma tempestade, sentindo que o mundo está desabando sobre sua vida, firme seu coração no Senhor, agarra-se a Ele e a Seus mandamentos, ame-O sobre todas as coisas e ame o seu próximo como a si mesmo. Seja constante, firme-se na verdade, na justiça, no amor e no bem.

Muitas vezes, quando acreditamos que uma situação está complicada, é fácil nos desesperarmos para encontrar uma saída, para chegar aonde queremos, em vez de nos apegarmos a Deus.

Na hora da contrariedade, seja constante, confie em Deus e suporte as demoras d’Ele. É a fé que o mantém constante, e a constância é uma prova de fé. Esperar não é fácil, mas se você se apegar ao Senhor, neste momento, terá sabedoria em todos os seus caminhos.

Aceitar o que acontece na sua vida não é ter um conformismo barato, é não se desesperar diante de um mal, não se revoltar contra a vida e contra Deus. Na hora da dor, não perder a fé e o juízo.

Sendo assim, na provação, apegue-se a Deus, pois Ele será a sua força, e não O largue de jeito nenhum. Creia n’Ele e Ele dirigirá o seu caminho. Se você pediu alguma coisa a Deus e Ele ainda não o atendeu, suporte as demoras e acredite que Ele cuida do seu caminho. Coloque sua confiança no Senhor e Ele o salvará.

Quem confia em forças fracas e em falsas seguranças treme diante da provação. Mas quem confia em Deus não se abala. Se você está passando por provações, entenda que, não é o Senhor quem o colocou nesse caminho, mas é Ele quem aproveitará tudo que lhe acontece para o purificar. A finalidade da provação nas mãos do Pai é tirar da sua vida tudo o que não presta. Se você quer ter uma vida de valor, precisa aceitar a purificação divina.

Você já percebeu que, quando passa por tribulações, o seu coração melhora? Isso acontece, porque Deus usa o sofrimento para tirar o que é ruim do seu coração. Na prova, o que presta se separa do que não presta; os bons amigos se separam dos maus.

Quer saber quem, de verdade, você tem ao seu lado? Experimente passar pelo sofrimento, tropece e caia de cara na lama e você descobrirá os verdadeiros amigos que o ajudarão. Por isso, na hora da aflição, apegue-se a Deus, creia n’Ele e Ele cuidará de você. Mais que isso, acredite que, por sua fidelidade e obediência, na hora do sofrimento, virá algo a mais para a glória do Senhor na sua vida.

Nesta manhã, creia em Deus, pois Ele cuida de você. Confie no Senhor e espere n’Ele, porque Ele guiará o seu caminho.

“Bendito seja Deus por essa Palavra! Que todos os que hoje passam por alguma tribulação ou dificuldade possam, pela fidelidade no Senhor, experimentar aquilo que a Sua Palavra chama de vitória na aflição. Agora é o momento da vitória em nossa vida. Não há vitória sem luta, e eu confio firmemente que, pela perseverança e confiança em Deus, eu vou vencer.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.