Sorrindo pra vida - 21/02/2014

É o Senhor quem nos levanta de toda humilhação

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 21 de fevereiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em I Pedro 5,6-11.

“A pessoa humilde sempre é amparada por Deus”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

“Abaixem-se diante da poderosa mão de Deus, a fim de que, no momento certo, Ele os levante.”

Na vida, existe um tempo para cada coisa: um tempo para passarmos por humilhações e um tempo para sairmos dela. Com todos é assim! Todo mundo passa por altos e baixos, por acertos e erros nesta vida, porque ela é uma só e nenhum dia é igual ao outro. Ainda que façamos as mesmas coisas, todos os dias, o hoje pode ser diferente do ontem se assim o quisermos.

A nossa vida é feita de tentativas diante das situações que nos acontecem. Quando acertamos, ficamos muito alegres e damos glórias a Deus, mas quando erramos, o fracasso bate ao nosso coração e nos deixa humilhados. Aí, corremos o risco de nos revoltar, porque descobrimos que somos falhos, que as coisas dão errado, que as nossas forças são poucas e que as coisas estão além das nossas capacidades.

O que fazer diante das situações humilhantes que nos deixam impotentes? Aceitar essa condição de ser humano, que erra e acerta. Ninguém disse que daríamos conta de tudo sozinhos. Em algumas situações, nós precisaremos da ajuda das pessoas que Deus colocou na sua vida; em outros momentos, nem elas poderão nos ajudar, somente o Senhor. Nestas horas, teremos de recorrer a Ele.

Diante de uma enfermidade, de uma doença incurável, de um sentimento de perda ou diante da perda do sentido da vida, nós temos de nos voltar para Deus humilhados e entender que só Ele pode nos guiar e nos fortalecer.

Diz a Palavra que Deus resiste aos soberbos e dá a graça aos humildes. Algumas pessoas, diante da dor e da humilhação, abrem-se para receber ajuda. Assim, o que era ruim se torna suportável, por causa da graça de Deus, que faz com que essas pessoas cresçam e sigam em frente. Aquilo que era para ser um mal na vida das pessoas, quando estas se unem à graça do Pai, se transformará em um milagre. Toda pessoa que passa pela angústia, ao recorrer a Deus, é ajudada por Ele. Mas aquele que tem o coração orgulhoso e se fecha diante da dor, que se autodestrói, é queimado pelo fogo da provação. A pior coisa que devemos fazer na hora da dor é nos enchermos de revolta, porque esta só nos fará mal e nos causará sofrimento.

Então, na hora da tribulação e da humilhação, não resista, não endureça o coração, não levante a cabeça altivo e arrogante. Humilhe-se na presença de Deus, pois se humilhar não é ser capacho, mas se reconhecer necessitado de ajuda.

Não enfrente este mundo perigoso sem oração, sem a força de Deus, sem a ajuda do Espírito Santo. Peça ajuda ao Senhor quando necessário. Saiba que o Espírito Divino não caminha com aquele que é soberbo, mas com o que se reconhece humilde e necessitado.

Conte com a graça de Deus e Ele o levantará na hora certa, porque, assim como há um tempo para a humilhação, há o tempo certo para você se reerguer. É por isso que você não se desespera, porque sabe que esse momento vai passar.

Aquele que se exalta será humilhado, mas aquele que se reconhece humilde, será exaltado. Não queira estar onde Deus não o colocou. Se Ele não o exaltar, não se exalte. Se Ele não o humilhar, não se humilhe. Mas, se o Senhor permitir que a humilhação chegue a você, aceite-a e siga em frente, com a ajuda d’Ele. Essa é a melhor maneira de sair dela. Para quem age assim, diz a Palavra, Deus dá a Sua graça.

A pessoa humilde sempre é amparada por Deus, porque a humildade a faz querer seguir na vida e recomeçar.

Muitos devem pensar: “É fácil falar quando você não está no sofrimento”. Mas eu lhes digo que, na Canção Nova, também nós temos sofrimentos e preocupações, mas confiamos em Deus e colocamos n’Ele todas essas coisas, pois é Ele quem cuida de nós.

Você pode se preocupar, mas tenha a coragem de colocar, no colo do Pai, a sua preocupação, porque é Ele quem cuida de você. Caso contrário, o diabo usará dessa preocupação para tentar destruí-lo.

Fique firme na fé e coloque suas preocupações e sofrimentos nas mãos de Deus. Ele diz que você passará por sofrimentos, mas também lhe garante que Ele mesmo restabelecerá você, tornando-o mais firme, forte e seguro.

O Deus da graça está lhe prometendo que, por causa do seu sofrimento, você será mais firme, forte e seguro do que antes. Será que, diante desta certeza, não vale a pena passar, com humildade, por esse caminho árduo?

Bendito seja Deus que nos dá a Sua Santa Palavra.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.