Sorrindo pra vida - 11/02/2014

Deus realiza milagres na vida daqueles que O procuram

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 11 de fevereiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 6,1-15.

“Nós não vamos alcançar milagre nenhum se não formos ao encontro de Senhor”, ressalta padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

O Evangelho de hoje é muito conhecido por nós, pois fala sobre a multiplicação dos pães. Esse foi um milagre tão real e tão importante que é um dos poucos que aparecem várias vezes na Bíblia. É interessante ver, nessa Palavra, a jogada do Antigo e do Novo Testamento, entre Moisés e Jesus.

Jesus subiu ao monte, Moisés também subiu. Moisés subiu para pedir o Maná, e o Maná veio para alimentar todo o povo. Jesus multiplicou pães e peixes para dar de comer ao povo. Era o monte da bem-aventurança e o monte da multiplicação. Assim como uma grande multidão seguiu Moisés no deserto, também uma grande multidão seguia Jesus.

Como é bonito ver Jesus, o novo Moisés, que também se compadece de Seu povo e lhe dá de comer! Ele sobe a montanha, senta-se no chão com as pessoas que estavam ali para ouvi-Lo e, percebendo que uma multidão vinha ao Seu encontro, disse: “Onde vamos comprar pão para eles comerem?”.

Vejam: primeiro, o povo foi ao encontro de Jesus; a multiplicação foi um milagre que aconteceu depois. Nós não vamos alcançar milagre nenhum se não formos ao encontro do Senhor. Vocês têm ido ao encontro d’Ele, frequentado a missão, o grupo de oração? Vocês têm buscado Deus na oração? Nós temos de ir ao encontro do Senhor, diariamente, pois o milagre só acontecerá depois disso.

Vendo aquele povo vindo ao Seu encontro, Jesus chamou Filipe e lhe perguntou: “Onde vamos comprar pães para que esse povo possa comer?”. Filipe deve ter ficado desesperado e estranhado Jesus falar em “comprar”. Mas, na verdade, o Senhor estava testando Filipe, pois já sabia o que teria de fazer.

Às vezes, algumas pessoas duvidam, e Deus as testa. O Senhor não é malvado, Ele apenas quer ver o quanto nós O amamos, até onde vai nossa confiança.

Cristo testou Filipe, pois já sabia o que fazer. O discípulo desesperou-se. Aí entrou em cena André, que disse: “Aqui há um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?”. O discípulo estava em meio a uma mistura de fé e dúvida. A fé é o ato de apresentar a Jesus o menino que tem cinco pães e dois peixes. Enquanto um se desesperava e não apresentava nada, o outro tinha uma saída. Mas ele também vivia a dúvida quando questionava o fato de o alimento ser pouco para todo aquele povo.

Nós somos como André, pois, todos os dias, acreditamos que algo é possível, mas, em seguida, colocamos questionamentos e dúvidas em nosso coração. No entanto, este é o segredo da multiplicação. Jesus não pode multiplicar o nada; para a multiplicação acontecer, é preciso apresentar-Lhe algo concreto. Quantas pessoas querem receber um milagre, mas não apresentam nada para o Senhor?

Jesus está pedindo que, hoje, sejamos como André e apresentemos algo para Ele multiplicar. Alguns podem até dizer: “Padre, mas eu não tenho nada de material para apresentar ao Senhor.” Essas são pessoas de pouca fé! O Senhor pede que apresentemos algo, não precisa ser material como peixe ou pão; pode ser uma Ave-Maria, uma lágrima, uma frase. O importante é apresentar algo ao Altíssimo para que Ele possa realizar o milagre. Quantas vezes uma oração se multiplica em um emprego, uma cura, um alimento!

Às vezes, o Senhor precisa multiplicar a sua fé, mas para isso é preciso que você tenha, ao menos, um pouco de fé. O que você vai apresentar para Jesus multiplicar neste dia?

A Palavra também frisa um detalhe que me deixa maravilhado. Ela diz que o menino tinha pão de cevada. Sabe por quê? Porque esse era o pão do pobre, o mais barato. João faz questão de dizer que Jesus multiplicou o que o pobre apresentou a Ele. Não era algo grandioso, era o que um pobre tinha para oferecer a toda aquela multidão.

A multiplicação dos pães acontece, todos os dias, espiritualmente na Missa. O Senhor se multiplica para dar-se como alimento de vida eterna a cada um de nós na Eucaristia. Você tem se alimentado desse Pão do Céu? Como você quer receber milagres de Deus se você não O procura? Você só pede, pede e pede, mas não apresenta nada para Ele multiplicar.

Veja que bonito quando Jesus pede que todos recolham o que sobrou daquela partilha, a fim de não desperdiçarem nada. O Senhor não deixa a providência se estragar. Enquanto muitos estão jogando comida no lixo, outros não têm o que comer. O Senhor nos chama para uma autoconsciência com as nossas coisas.

Viva essa fé, no dia de hoje, apresente algo para Jesus, pode ser uma oração, uma Ave-Maria, uma pessoa doente ou desempregada. Apresente a Ele o que você tem, para que Ele aja na sua vida e multiplique sua oração e sua fé.

“Jesus, realize um milagre em nossas vidas, visite o Seu povo. Que essa oração seja os cinco pães e os dois peixes que eles Lhe apresentaram, para que o Senhor os multiplique e um milagre aconteça na vida deles. Amém.”

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.