Sorrindo pra vida - 15/01/2014

Tenha coragem de passar pela porta estreita

Mensagem do missionário Ricardo Sá, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 15 de janeiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 17,13-14:
“Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, e são poucos os que a encontram!”

“Deixe-se iluminar pela Palavra de hoje para identificar quais são as suas portas estreitas”, orienta Ricardo.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Hoje, vamos falar sobre a porta estreita da nossa vida. Jesus nos convida a entrarmos por essa porta. Na verdade, Ele ordena não só que passemos por ela, mas que também vivamos um caminho estreito. Muitas vezes, nós pensamos que, ao passarmos por portas estreitas e por esforços que exigem mais de nós, ficaremos tranquilos, mas a vida cristã não é assim. Depois da porta estreita, há um caminho estreito a ser seguido e é nessa hora que reclamamos e desanimamos, ainda mais neste mundo que nos oferece tantas portas largas e fáceis.

Enquanto houver vida, haverá uma luta contínua, haverá um estreitamento no nosso caminho. A grande questão é: quem quer entrar nessa porta estreita e viver esse caminho que não é fácil? Neste mundo, no qual as pessoas vivem em portas largas, fazendo o que querem com sua vida, com seus relacionamentos e sua religião, como escolher a porta que custa um esforço maior?

Responda ao Senhor e a você mesmo: você quer entrar pela porta estreita? Você sabe identificar quais são elas? Deixe-se iluminar pela Palavra de hoje a fim de identificar quais são as suas portas estreitas.

Olhando para minha vida, refleti sobre algumas coisas que são para mim um caminho difícil. Uma delas é o perdão evangélico, que me convida a viver sempre em paz, reconciliado com as pessoas. Nele, não se leva em conta quem errou, mas sim a reconciliação. Outra porta estreita que identifiquei, durante meu estudo bíblico, foi a conversa que eu precisava ter com meu filho, de chamá-lo e dizer a ele o que eu estava sentindo, perguntar como ele estava diante daquela situação que eu expus a ele. Muitos pais e mães também passam por isso.

Há também a porta estreita do falar, de estreitar em mim a vontade de abrir a boca e falar o que penso, antes de terminar de ouvir o que o outro tem a dizer. A porta estreita da disciplina, de saber administrar meu tempo para fazer o que deve ser feito e não o que eu quero fazer. Monsenhor Jonas, fundador da Canção Nova, ensina-nos que sem disciplina não existe santidade.

Por fim, há a porta estreita da louça lavada, da resposta gentil, da cama feita, da verdade dita com amor, da atenção. Todas elas me fazem ser melhor, elas são a porta da minha conversão. Talvez você também viva essa situação em sua vida. O convite de Deus é que você permaneça nela, porque ela tem um sentido e uma direção.

Outras portas estreitas que também podemos citar é a de deixarmos a preguiça de lado para irmos à Missa aos domingos, à capela adorar o Santíssimo Sacramento, confessarmo-nos corretamente, vivermos a religião como a Igreja nos orienta, termos empatia com as pessoas, escutá-las, abrirmos mão de nossas opiniões e de nossos julgamentos para fazermos algo em prol do outro. Tudo isso exige de nós um grande esforço.

É importante lembrarmos que não basta passar pela porta, precisamos continuar no caminho estreito que vem a seguir. A vida é uma luta contínua, não há descanso. Por isso, temos de nos valer ainda mais das coisas de Deus para alimentarmos a nossa fé.

Peço a Nosso Senhor que o ilumine na identificação da sua porta estreita e que você a deseje na sua vida, porque ela é o caminho que vai levá-lo a viver uma experiência maravilhosa de amor, paz e eternidade. Pela graça de Deus, não se esqueça de que, depois de vencer a porta, há um caminho a ser seguido.

São raras as pessoas que encontram a porta estreita, mas não tenha medo de ser uma delas, porque o resultado é maravilhoso.

Que o Senhor escreva essa Palavra no seu coração e que o Espírito de Deus o ilumine para que você seja fiel nessa caminhada. Porta estreita, caminho estreito, experiência que fortifica. Deus o abençoe e o faça fiel. Amém.

Ricardo Sá

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.