Sorrindo pra vida - 14/01/2014

Encontre no Senhor a saída para os seus sofrimentos

Mensagem do missionário Ricardo Sá, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 14 de janeiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 10,38-39; São João 10,18:
“Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a própria vida, vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.” “Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente. Tenho poder de dar a vida e tenho poder de retomá-la. Esse é o mandamento que recebi do meu Pai.”

“Não existe dor que não tenha sentido diante da cruz do Senhor”, afirma Ricardo.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Hoje, gostaria de falar sobre um grande mistério da vida cristã: o sofrimento. Como é que você tem vivido suas dores e seus sofrimentos? Quando se trata de uma vida em Cristo, é preciso encontrar um caminho para viver essas dores, porque elas fazem parte da vida e com elas é preciso buscar sempre amadurecer.

Nós temos de entender que o sofrimento vem do pecado, entretanto, precisamos dar um sentido a ele. E o melhor caminho para darmos um sentido às nossas dores é Jesus, porque Ele nos ensina que o sofrimento não se elimina, mas se eleva à categoria do amor.

O Senhor é a resposta, Ele é o amor que dá sentido ao sofrimento, que transforma e santifica a pessoa. Isso significa que, enquanto eu vivo os meus sofrimentos, compreendendo que eles se encerram na cruz, eu os elevo à categoria do amor e da entrega plena, assim como fez Jesus. Por isso o Senhor nos inspirou a Palavra de hoje e está fazendo um convite a nós: “Quem quiser me seguir, pegue sua cruz e a siga.” A cruz é o nosso sofrimento e carregá-la nos santifica. Não é se martirizar no sofrimento, mas ver, em Jesus, a perfeição de transformá-lo em redenção e purificação.

Não existe dor que não tenha sentido diante da cruz do Senhor. Então, o que fazer? Sofrer como Cristo sofreu: com amor, bondade e doação.

Uma lição que temos de aprender é que o sofrimento não se elimina, mas se eleva à categoria do amor para que ele seja santificador para nós e para outros. Daí, começamos a amar como Cristo ama e conseguimos acreditar na transformação das pessoas.

Outro ponto importante da nossa reflexão é o tempo. Essa linda obra de santificação que transforma o sofrimento em amor é Deus acontecendo na vida de cada um no tempo d’Ele. Então, sigamos nossa vida elevando nossas dores a uma experiência de amor, com a certeza de que tudo ficará bem no momento certo.

A outra Palavra que escolhi para partilhar com vocês diz: “Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente”. No nosso dia a dia, falamos “bom dia”, “obrigado”, “olá”, “perdão”, mas não perguntarmos a uma pessoa como ela está, com medo de que ela queira nos contar seus problemas. Mas isso é dar a vida, dispor um pouco do nosso tempo para ouvir o que o outro tem a dizer. De nada adianta querermos a cruz se não dermos um minuto do tempo a quem precisa.

Se você viver suas dores, transformando cada experiência em amor, você encontrará razão para elas. Entenda que você não vai encontrar respostas, mas um caminho para vivê-las bem.

É em Jesus que você dá sentido ao seu sofrimento. Para isso, você precisa conhecer cada vez mais como Ele vive e ser semelhante a Ele, mesmo em meio às suas fraquezas.

O centro da sua vida é Cristo e não existe Cristo sem cruz, sem sofrimento. Se você precisar de ajuda, peça, isso vai ajudá-lo a compreender melhor o que você vive.

Eleve o seu sofrimento à categoria do amor. Ame não só para si, mas também na compreensão do outro, assim como Deus faz com você.

O caminho para sairmos da lamentação e nos lançarmos em uma experiência de amor está pronto e nos é oferecido, todos os dias, por nosso Senhor Jesus Cristo. Então, vamos dar um sentido para o nosso sofrimento, seja ele qual for, dirigindo-o para o amor?

Nós vamos precisar levar em conta a experiência do outro, daquele que nos faz sofrer, daqueles que julgamos que precisam de mudança; vamos precisar de tempo para compreender o que o outro vive. E só vamos conseguir viver tudo isso quando dermos a direção do amor para nossa vida.

Reze sobre o que partilhamos, no dia de hoje, e peça a Deus que você consiga ser fiel ao que foi proposto.

Obrigado, Senhor, pela Palavra de hoje.

Ricardo Sá

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.