Sorrindo pra Vida - 20/09/2012

Deus vai além dos nossos medos e angústias

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta Quinta-feira, dia 20 de setembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmos 55,13 – 23.

“Deus nunca permitirá que a pessoa boa vacile”, afirma Márcio
Foto: Arquivo/Fotos CN

Entregue ao Senhor a sua preocupação, a sua ansiedade e as expectativas que, hoje, doem dentro de você. Tanto a expectativa quanto a esperança sabem esperar, mas de formas distintas. Enquanto a expectativa pode decepcionar, a esperança jamais irá nos deixar órfãos, pois esta vem de Deus e Ele jamais nos decepciona.

Deus nunca permitirá que a pessoa boa vacile. Vamos passar por provas e desafios, mas o Senhor sempre estará conosco nos firmando. A Palavra vai nos dizer que justa é a pessoa que coloca sua confiança no Senhor, pois ela sempre estará amparada por Ele.

Nos momentos em que somos desafiados, infelizmente, nos deixamos levar pelos sentimentos e permitimos que o rancor, o ódio e a raiva se alojem em nossos corações.

Nessa hora, a melhor coisa que podemos fazer é abrir nosso coração diante de Deus em oração. O salmista pede que a morte recaia sobre seus inimigos, pois essa foi a forma que encontrou de expressar seu sentimento perante Deus.

Porém, o Senhor tem o discernimento para compreender o que realmente é desejo do coração de um filho e o que é um desabafo. Ouvir o filho é uma das funções de um pai, a fim de tranquilizar o coração angustiado dele.

É muito melhor abrir nosso coração e colocarmos toda a dor para fora do que mantermos tudo isso em silêncio, alimentando, cada vez mais, essa dor e, talvez, chegando ao ponto de fazer com que aquele simples desabafo acabe por se tornar um ato de maldade.

Se você for ferido ou gravemente prejudicado por pessoas que deveriam ter cuidado de você e zelado pelo seu bem, talvez você seja uma pessoa desconfiada. Uma pessoa assim é incapaz de pedir auxílio ao próximo, pois criou uma falsa ideia de autossuficiência.

É o momento de seguir em frente, e você só conseguirá se libertar disso quando se livrar das lembranças dolorosas que ainda estão vivas no seu coração. Isso só é possível quando perdoamos tudo e todos que nos feriram por meio da Misericórdia de Nosso Senhor Jesus.

Uma pessoa que vive na defensiva é como uma pessoa que sobe uma ladeira com o freio de mão puxado. Ela até pode se esforçar para sair do lugar, mas existe algo que a mantém estagnada.

Nossos medos são como este freio, que nos impedem de experimentar o novo pelo simples fato de não querer ser machucado novamente. Assim como a pessoa que teme estar ao lado de uma pessoa para o resto da sua vida, pois teme ser, mais uma vez, traído e humilhado por alguém.

Isso acontece porque, talvez, a imagem que você tem de família é a figura dos seus pais se insultando e brigando dia após dia. Hoje, Deus quer restituir a sua confiança para que nenhum medo seja capaz de afastá-lo da felicidade.

Por isso, primeiramente, busque partilhar suas dores e seus medos com quem possui experiência para ajudá-lo. Precisamos aprender também a cultivar relacionamentos sólidos e seguros, pois não será da noite para o dia que seremos curados, mas sim quando começarmos a nos sentir seguros ao lado de alguém.

Deus quer que você faça uma nova experiência nesta manhã, por isso, peça ao Espírito Santo a graça de ter um coração restaurado pelo Seu poder. Quando temos coragem de avançar, apesar das experiências negativas, descobrimos que nem todas as pessoas e relacionamentos são perigosos, mas sim sinais de Deus em nossas vidas.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.