Combatemos a tentação com a verdade de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa "Sorrindo pra Vida" da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 3 de agosto de 2012




Você também encontra o áudio completo do programa "Sorrindo pra Vida" na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast 'Sorrindo pra Vida', você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 4, 1-14.

"Temos que nos apegar a Deus para vencermos a tentação. Se fugirmos, vamos vacilar. Se tentarmos combatê-la sem Deus, vamos sucumbir", afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida


Aquilo que sofremos, todos os dias, Jesus também sofreu, mas Ele não cedeu ao pecado. Muitas vezes, ouvimos que o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado, mas não foi isso que aconteceu. Ele estava em um retiro espiritual e, cheio do Espírito Santo, era conduzido pelo deserto com toda Sua força, sabedoria e coragem.

Se o filho de Deus precisou se retirar para ouvir o Pai, nós também precisamos dessa realidade.

Caminhando pelo deserto, Jesus foi tentado pelo diabo. Assim é também na nossa vida. Com amor, Deus faz por nós o que fez para Jesus. Ele nos conduz dia a dia, mas pelo caminho somos colocados à prova pelo diabo. Todas as vezes que o Espírito Santo vem para nos conduzir, o diabo vem do outro lado para tentar nos desviar.

Uma das maneiras que ele usa para nos afastar de Deus é piorando as dificuldades da nossa vida para desistirmos d’Ele. O maligno nos combate criando dificuldades, mas se nos apegamos a Deus, quem se desespera é o diabo. Daí ele passa a nos divertir, desviando-nos do nosso objetivo. É como aquele pai de família que está cheio de problemas e vai para um bar para esquecê-los. Ele só está adiando o inevitável. Ele tenta nos distrair para nos desviar das vontades de Deus.

Jesus foi tentado a vida toda e o Espírito Santo sabia disso. O diabo se aproximou d'Ele no deserto para se aproveitar da Sua fragilidade, para colocá-Lo à prova. Ele disse ao Senhor: “Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão”. Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não se vive somente de pão’." O que nos alimenta é fazer a vontade de Deus.

Então, o diabo levou Jesus para o alto, assim como faz conosco, tentando nos envaidecer. Lá, ele disse a Jesus: “Eu te darei todo este poder e a riqueza destes reinos, pois a mim é que foram dados, e eu os posso dar a quem eu quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu.”

Há um mistério nessa Palavra. Quem deu poder ao diabo? Podemos pensar em duas respostas: No momento da criação, ele pode ter recebido esse poder, pois era um anjo de Deus antes de sua perversão. Outra possibilidade é que Deus entregou a terra ao ser humano e, caído no pecado, o ser humano entregou o mundo às influências diabólicas. Uma coisa é certa, o mal está sobre a terra e sobre muitas pessoas.

Jesus respondeu ao diabo: “Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto”. Jesus desprezou todas as riquezas para ser fiel a Deus.

Então, o diabo levou o Senhor a Jerusalém no ponto mais alto e disse: "Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo. Ele dará ordens aos seus anjos a teu respeito para que te guardem”. E Jesus respondeu: "Não porás à prova o Senhor, teu Deus" .

Quem não passa por isso na vida? O diabo tentou Jesus com a facilidade do poder. E quem não gostaria de ver as coisas se realizando conforme sua vontade?

Jesus era tentado a resolver as coisas à força quando podia fazer com amor. Ele viveu essas tentações por toda vida e elas tiveram várias faces, mas, naquele momento, Ele decidiu dar um basta.

Também na nossa vida temos que dar um basta nas tentações. Elas vão aparecer de várias maneiras: como uma linda mulher, um homem elegante, um dinheiro fácil, mas assim como o Espírito Santo preparou Jesus para combatê-las, temos que nos apegar a Ele para vencermos.

Se tentarmos combatê-la sem Deus, vamos sucumbir. Temos de enfrentá-las preparados pelo Espírito Santo e no momento certo, senão podemos transformá-la em obsessão e até em opressão, ficando atormentados e até podendo desenvolver enfermidades.

Jesus passou pela tentação para nos ensinar como podemos vencer. Vamos vencê-la em seu terreno, mas não com suas armas e sim com as armas de Deus. Combatemos a tentação com a verdade da Palavra de Deus. “Tudo posso naquele que me fortalece!”

Se Deus é por nós, quem será contra? Ele nos fala “Eis que estou contigo todos os dias até o fim.” Quando Jesus diz isso, a sensação de solidão e dor vão embora. O Espírito Santo nos diz: “Sofre as demoras de Deus, porque, na hora certa, você vencerá.”

É isso que queremos viver no dia de hoje. Vamos pedir ao Senhor a graça de vencer a tentação, um passo de cada vez.

“Senhor, Tu conhece as nossas provações e fraquezas e sabe como nos ajudar. Pedimos, hoje, a graça de vencer as tentações com a Sua força e o Seu Espírito Santo. Queremos romper com o pecado e dizer 'sim' à sua vontade. Dá-nos a graça de vencer o mal.”


Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:




Veja mais:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do 'Sorrindo pra Vida' no celular

.: Confira outros programas 'Sorrindo pra Vida'

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.

Compartilhar
COMENTÁRIOS
amei este video.Deus seja louvado pela evangelização atraves dos meios de comunicação e pelas pessoas q o usam tao bem postando este projeto de Deus que e curar e nos fazer felizes com Sua verdade contida na Sua boa nova.obrigada
filomena garoncio silva e souza, - 08:24H 05/08/2012
 
marcio mendes gosto muito do sorrindo pra vida peço oração por toda minha familia.sueli santana bonito PE.
sueli santana, - 19:09H 04/08/2012
 
Jesus,envia -nos Teu Santo Espírito Santo,para enfrentarmos todas nossas fraquezas. Abençoa a Canção Nova ,pois precisamos muito desta TV no ar para nos orientar,para nos conduzir a vontade de Deus! Obrigada Senhor,por este irmão (Márcio Mendes)tão ungido pelo Espírito Santo!!!!
Rosangela Almeida Reis, - 21:45H 03/08/2012