A ação concreta pode salvar um amigo

Mensagem do padre Arlon, no programa "Sorrindo pra Vida" da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 31 de julho de 2012




Você também encontra o áudio completo do programa "Sorrindo pra Vida" na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast 'Sorrindo pra Vida', você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Mc 2,1-12.

"Só cheios do Espírito Santo nós conseguiremos ser testemunhas, imagem e semelhança de Cristo", ressalta padre Arlon
Foto: Reprodução/Tv Canção Nova


O Evangelho de hoje nos conta a cura do paralítico. Jesus sai de Cafarnaum e volta para Sua casa. Ele, que nasceu em Belém, viveu Sua vida de missão fora dessa cidade. Quando o Evangelho relata que o Senhor estava “em casa”, quer dizer que Ele se sentia em casa quando estava na casa de Pedro.

“Como não conseguiam apresentá-lo a Ele, por causa da multidão, abriram o teto, bem em cima do lugar onde ele estava e, pelo buraco, desceram a maca em que o paralítico estava deitado” (Mc 2,4). Se pensarmos nos dias de hoje, não é fácil desmontar um telhado; os quatro homens poderiam ter parado na primeira dificuldade, que era a multidão, mas, pela fé, eles foram além e subiram no telhado, fizeram de tudo para salvar o amigo. Nota-se que Jesus curou aquele paralítico não pelo enfermo em si, mas pela fé de seus amigos. Cristo nos questiona hoje: "Quem você tem levado para Deus?" Aqueles homens levaram seu amigo para Ele.

Talvez você esteja ansioso para levar alguém que ama até o Senhor, então, não tenha medo de fazer aquilo que você pode. Quantos de nossa casa estão paralíticos espiritualmente? Você e eu, como bons amigos, podemos levá-los a Deus. Pode ser que você esteja cansado de tentar e pare na primeira dificuldade, mas Jesus lhe pede criatividade. Quem da sua casa está paralítico e não conseguem chegar até Deus?

Não é a fé do paralítico que o cura, mas a compaixão de Cristo por seus amigos. Ele sabia do esforço daqueles homens, tinha consciência de que eles não conseguiriam entrar pela porta, por isso esperou que eles tomassem a iniciativa. Jesus pede que você não pare nas dificuldades, que você não desista dos seus amigos, da sua família. Pense que o fato foi um tanto arriscado, pois desceram um paralítico por uma abertura no telhado. Você se arrisca por quem ama?

Qual está sendo a sua ação concreta em relação ao outro? Use a sua criatividade.

"Filho, os teus pecados são perdoados" (Mc 2,5). Essa não era a frase que o paralítico queria ouvir de Jesus, mas, muitas vezes, são os nossos pecados que nos paralisam. É ele que nos corrói. Se alguém que você ama está preso no pecado, ajude-o a buscar a reconciliação com o Senhor.

Jesus perdoou e curou o paralítico, mas foi preciso que ele levantasse: “Levanta-te, pega a tua maca, e vai para casa!” (Mc 2,11). Era preciso que ele desse um passo.

Há, neste trecho do Evangelho, três passos: dos amigos que levam o enfermo até Jesus, de Jesus que cura o paralítico, e o próprio paralítico. Hoje, nós precisamos dar esse terceiro passo, fazer a sua parte. Quanto tempo não dizemos que amamos as pessoas com as quais convivemos? Perdemos tempo por falta de perdão, de rancor. Não perca mais esse tempo. O Senhor está pedindo a sua contribuição no plano de salvação que Ele tem para você.

Padre Arlon

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

Assista a uma parte do programa:




Veja mais:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do 'Sorrindo pra Vida' no celular

.: Confira outros programas 'Sorrindo pra Vida'

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.

Compartilhar
COMENTÁRIOS
necessitamos de pregadores que consigam transferir as palavras que nos relatam os milagres que Jesus realizou esteja presente nas nossas vidas nos dias de hoje muito boa pregaçao do nosso Pe.!!!Deus abençoe...
junior, - 08:29H 01/08/2012
 
o padre Arlon é uma benção, que pregação linda hoje no sorrindo pra vida, que Deus continue enchendo o padre Arlon de sabedoria.
regiane, - 15:34H 31/07/2012
 
Pe. Arlon continue firme nesta caminhada de Evangelização. Deus te ungiu e através de suas palavras, muitos corações acolhem a Palavra de Deus e sua ação libertadora.
Walter Almeida, - 10:59H 31/07/2012