Sorrindo pra Vida 01-05

Como São José, aprenda a ouvir a voz de Deus

Mensagem do missionário Diácono Nelsinho Corrêa no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, dessa terça-feira, dia 1º de maio de 2012.

Ouça o Podcast:

A Palavra meditada, hoje, está no Evangelho de São Mateus 1, 18-25:

“18.Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.19.José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.20.Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.21.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. 22.Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:23.Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco. 24.Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.25.E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus”.

“José era um homem trabalhador que ouvia a voz de Deus”, enfatiza diácono Nelsinho
Foto: Maria Andrea

Esse relato de Mateus mostra claramente que a gravidez de Nossa Senhora não é obra de São José, mas obra do Espírito Santo. Jesus é Aquele que cumpre a profecia que diz que o Salvador seria da descendência de Davi, e quem tinha a descendência de Davi era José, tudo isso para se cumprir a profecia. A Bíblia é fonte segura para nós, Maria não coabitava com José, Nossa Senhora era virgem, estavam em preparação para o casamento.

Quando José soube a situação da gravidez de Maria, e sendo justo, resolveu despedir Maria em segredo, pois se uma mulher fosse pega em adultério ela era apedrejada. Mas um anjo falou com José em sonho que o fruto no ventre de Maria era obra do Espírito Santo, e José permaneceu com a Virgem Maria.

José era um homem trabalhador que ouvia a voz de Deus, ele que estava pensando errado de Maria, ouviu a Deus. Você homem, busque ouvir a voz de Deus, não durma pensando mal de sua esposa.

“Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus”, foi José quem deu o nome a Jesus porque ele era o pai, e era José quem tinha a descendência de Davi.

“19.Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse:20.Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino.21.José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.22.Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galiléia23.e veio habitar na cidade de Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno” (Mateus 2, 19-23).

Deus pode mudar a direção da nossa vida. José voltou para Nazaré com Jesus e Maria, o sonho de José era iluminado pela realidade. A Bíblia não narra as palavras de São José, mas as atitudes dele. José era um homem que ouvia a voz de Deus.

Mesmo na dureza do dia a dia você pode ouvir a voz de Deus. Onde você estiver escute a voz de Deus, Deus aí está. Peça a intercessão de São José para que você possa ouvir a voz de Deus, só assim você poderá dar direções certas para a sua família, para sua casa.

Que Deus te dê a graça da escutar a voz d’Ele assim como São José. Deus te abençoe!

Diácono Nelsinho Corrêa

Missionário da Comunidade Canção Nova