Sorrindo pra vida - 05/05/2011

Deus nos dá o necessário para viver nesta vida

Mensagem de Alexandre Oliveira no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 5 de maio de 2011.

Ouça:

OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em II Reis 4, 1-7.

1.Uma das mulheres dos discípulos dos profetas suplicou a Eliseu: “Teu servo, meu marido, está morto, e tu sabes que teu servo foi temente ao SENHOR. Agora veio o credor para tomar meus dois filhos como escravos”.

2.Disse-lhe Eliseu: “Que queres que te faça, mulher? Dize-me: o que tens em tua casa?” E ela respondeu: “Eu, tua serva, nada tenho em minha casa a não ser uma vasilha com azeite”.

3.Disse-lhe ele: “Vai e pede emprestadas, a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias em grande número.

4.Depois entra e fecha a porta. Quando estiveres dentro, tu e teus filhos, derrama azeite em todas as vasilhas e coloca-as de lado quando estiverem cheias”.

5.A mulher foi e fechou a porta atrás de si e de seus filhos. Eles traziam as vasilhas e ela derramava azeite nelas.

6.Quando as vasilhas estavam cheias, disse a um dos seus filhos: “Traze-me ainda uma vasilha”. E ele respondeu: “Não tenho”. E o azeite cessou de correr.

7.Ela foi contar tudo ao homem de Deus. Ele disse: “Vai, vende o azeite e paga o teu credor. O que sobrar é para viverdes, tu e teus filhos”.

“Deus quer dar o ‘azeite’ necessário”, ensina Alexandre Oliveira
Foto: Wesley Almeida/CN

Vemos nesta mulher viúva quatro atitudes acertadas. Falemos destas quatro atitudes.

A primeira atitude: Ela procurou um homem de Deus. E nos ensina que em primeiro lugar devemos recorrer a Deus. A resposta está na permanência em Deus, aí vem a solução para nossa vida. Caminhar com o Senhor é fonte de segurança, não devemos caminhar como cegos, mas na luz, em Deus. Por que estar longe da Igreja? Ela nos conduz ao céu, pois nasceu do lado transpassado de Cristo, ela é uma instituição divina.

A segunda atitude: Ela foi obediente. É importante obedecermos a Deus, à Palavra d’Ele, ao sacerdote, ao nosso superior. Muitas vezes, sofremos por causa da desobediência. Deixemos nosso coração dócil e obediente como o da Virgem Maria.

A terceira atitude acertada dela: Ela foi envolvendo outras pessoas na situação vivida por ela, não viveu só para si, ao contrário, partilhava tudo o que vivia. Muitas vezes, casais sofrem com situações conjugais e não buscam ajuda. Essa mulher envolve, na sua situação vivida por ela, pessoas de Deus. Escolha para sua vida pessoas assim; como no casamento: a escolha padrinhos que sejam de Deus; ao buscar médicos que Deus esteja no seu tratamento. A mão do Todo-poderoso tem que estar presente em todas as situações de intervenção na sua vida. Não resolva seus problemas delicados de forma somente “humana”, resolva-os em Deus. Não significa que deva contar tudo para todos, mas para pessoas certas, de forma que lhe deem uma orientação em Deus. Assim como fez Eliseu com aquela mulher.

A quarta atitude dela: Deus nos ensina que é preciso viver com o necessário tanto no material como no espiritual. Em ambos os casos. Essa passagem bíblica nos diz que o azeite cessou de correr. Há um momento em que ele para de correr, ou seja, Deus está lhe dizendo que basta, pois você já tem o necessário. O que essa mulher faz? Ela volta ao local onde tudo aconteceu para agradecer. Recebeu a graça e testemunhou. Assim devemos agir também: testemunhar a bênção que Deus tem realizado em nossa vida. E o mais belo é que o necessário ainda é abundante.

Deus nos dá o necessário para viver nesta vida, mas, para isso, é preciso tomar estas quatro atitudes. É assim que se vive um homem e mulher de Deus. Deus Pai ouve a nossa oração, rezemos hoje em comunidade para que nossa vida, como diz São Basílio, não seja inútil. Se hoje sua vida esta vazia e não tem mais “azeite”, o Senhor quer lhe dar o “azeite necessário”.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no Youtube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone