SÓ POR DEUS! Luzia Santiago

“Quem não renuncia a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo”

Foi no ano de 1977, quando eu participava do movimento de jovens da diocese de Lorena. Eu, como muitos outros jovens, ia de cidade em cidade da região ouvir e beber das graças que Deus derramava através das pregações ungidas do Padre Jonas. Cheio do Espírito Santo e com todo destemor ele nos impregnava com a força do Evangelho e da vida nova em Cristo. Anunciava-nos a Palavra de Deus, ensinava-nos a orar e estudar a Sagrada Escritura. Ajudava-nos a nos abrir ao exercício dos dons, encorajava-nos a entregar a nossa vida ao seguimento de Jesus.

Em um desses encontros, o chamado Catecumenato, coincidiu com a festa de Cristo Rei do Universo, no terceiro final de semana de novembro. Nós estávamos reunidos na casa de Maria, em Queluz, quando Padre Jonas pregou sobre o senhorio de Cristo e logo após orientou-nos a fazer o estudo da Bíblia em forma de um diário espiritual. O método que depois se tornou conhecido por milhões de pessoas através do seu livro: A Bíblia no meu dia-a-dia.

Recordo-me que estávamos todos inflamados de ardor por Jesus, desejosos de dar a vida por Ele, como diz Dom Cláudio Hummes ao se referir aos primeiros discípulos: “Eles estavam prontos a segui-lo, a investir tudo Nele. Ele seria daqui para frente seu mestre e seu caminho, sua certeza e sua felicidade. Tornaram-se seus discípulos para nunca mais deixá-lo”. Era exatamente assim que eu me sentia. Foi quando Padre Jonas lançou-nos o apelo: “Quem aqui está disposto a dar um ano da sua vida para Jesus: deixar pai, mãe, família, emprego, namoro, trabalho e vir viver em comunidade e fazer a experiência dos primeiros cristãos para tornar Jesus conhecido por todos?” Apesar de estar cheia de ardor, senti-me estremecer. Padre Jonas continuou: “Quem está disposto pode ficar em pé como sinal do seu “sim”. Cada um terá dois meses para falar com os pais e dar os passos para no dia dois de fevereiro, começarmos a viver em comunidade”.

No primeiro momento não me levantei, pois pensei comigo: “Se eu me levantar, vai ser para toda a vida”. Abri a minha Bíblia e caiu na passagem de Lc.14,25-33. As exigências do seguimento. Jesus convidando a fazer as contas para ser seu discípulo: “Quem não renuncia a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” Por Jesus, eu me levantei para não mais voltar atrás. Não foi fácil, enfrentar meus pais e deixá-los. Deixar minha família, minha casa, minhas coisas, meu trabalho como assistente social e partir sem saber como seria e para onde iríamos. Só por Deus!

Ao completar trinta anos do nosso primeiro chamado, o sentimento que me vem é que estou apenas no início deste seguimento a Jesus. Precisamos sempre de novo deixar-nos alcançar por Ele de coração aberto e disponível.
“Há uma carreira a correr, uma vitória a alcançar, cada hora em meu viver, faz-me fiel!” Porque eu preciso sempre renovar o meu encontro pessoal com Ele e assim consolidar-me como sua discípula, testemunha e missionária.

Luzia Santiago
Co-fundadora da Comunidade Canção Nova


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘Sofre e Amar’
Luzia Santiago


.: Livro
A vida no poder do Espírito Santo
Márcio Mendes


.: Livro
Na Trilha de um vencedor
Adelita Rozetti