Sorrindo pra Vida - 07/10/2014

Façamos da nossa família uma Igreja Doméstica

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 07 de outubro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 2,41-51:

“Pai e mãe são portadores de bênçãos para os filhos”, afirma padre Arlon
Foto: Wesley Almeida

São Lucas Evangelista é minucioso ao narrar a história de Jesus Cristo antes de Sua vida pública. Quando o Senhor começou Sua vida pública, Ele já havia estado no Templo diversas vezes, pois é um costume dos judeus ir, pelo menos, três vezes por ano a Jerusalém. São Lucas retrata que Maria e José educaram Cristo na fé.

A Sagrada Família é “sacra”, ou seja, “sagrada”, porque ela era fiel a Deus. A exemplo dela, devemos fazer da nossa família uma Igreja Doméstica.

A criança aprende a rezar desde pequena. Os avós têm de zelar pela fé de seus netos desde cedo. Temos levado nossos filhos para a catequese, o crisma, para uma intimidade com Deus? Os padrinhos têm a função de continuar o papel dos pais e conduzir seus afilhados nos caminhos do Senhor. Muitas famílias têm o desejo de imitar a Sagrada Família, porém não querem se comprometer com uma vida de oração e intimidade com Deus.

O que vivemos em nossa casa conjugalmente José e Maria também viveram. Imaginemos o desespero deles ao perceber que Jesus não estava na caravana que o conduzia de volta para casa após visitarem o Templo. Com toda certeza, muitas coisas passaram na cabeça desses pais: “O Menino sumiu. E agora? Como não vimos que Ele sumiu?” ou “Você não estava olhando Jesus?”. Nesse instante, a humanidade de José e Maria deve ter falado mais alto.

Por que eles foram procurar o Menino no Templo? Porque, quando educamos nossos filhos no caminhos de Deus, sabemos onde eles estão. O que aprendemos na nossa infância fica para sempre em nosso coração.

Jesus estava no Templo, e quando Seus pais O viram, ficaram comovidos. Cristo, Filho de Deus, era obediente a Seus pais, e voltou com junto com eles para Nazaré. Quantos são desobedientes dentro de suas casas! Alguns acham que só porque já constituíram uma família não devem respeito a seus pais.

Quando vivemos no regaço acolhedor de uma mãe, queremos sempre voltar ao seu colo. A idade nos amadurece, e não podemos olhar para traz e nos culpar pelas coisas que aconteceram. Os pais também têm esse mesmo sentimento, pois com o passar dos anos, eles percebem que determinadas atitudes não seriam repetidas. Tenhamos a coragem de nos levantar e seguir em frente.

Que a Sagrada Família visite todos os lares, levando benção a todas as famílias. Que, pela intercessão de São José, todos os homens sejam tocados por Jesus Cristo, e que, por meio desse toque, o senhor mude o coração desses homens e os ensine a amar suas famílias. Que Maria Santíssima toque no coração de todas as mulheres e transforme sua maneira de ser mãe, esposa, filha e avó. Que o Menino Deus vá ao encontro de todos os filhos que não tiveram carinho, de todos os órfãos de pai e de mãe, que tiveram de amadurecer antes do tempo, crianças que tiveram sua infância roubada.

Senhor, abençoe nossas famílias pela intercessão da Sagrada Família de Nazaré!

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.