Sorrindo pra Vida - 24/09/2014

Sopra em nós o Teu querer, Senhor

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 24 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 3,1-15:

“Para viver uma vida em abundância e relacionamentos alegres, precisamos abrir as velas do coração para o vento do Espírito Santo”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Jesus nos diz que quem não nascer do alto não poderá ver o Reino de Deus. Bendito seja Deus por esta Palavra, pois ela nos mostra o caminho para uma nova vida. Algumas vezes, temos a impressão de que falta algo em nossa vida, uma sensação de um vazio imenso. Quantas vezes estamos descontentes com a nossa vida e é necessário nascer de novo. O homem e a mulher nascem de novo quando o coração deles se abre para ser conduzido pelo Espírito Santo de Deus.

Nós precisamos ser conduzidos pelo Espírito Santo. Nossos relacionamentos precisam ser guiados pelo Santo Espírito. O que é viver? Viver é estar em Deus e com Deus. É estarmos dispostos a viver Seu querer, é conviver com as pessoas que Ele coloca ao nosso lado. Almejemos viver com Deus e conviver com nossos irmãos.

Jesus falou muitas vezes que é fundamental sermos conduzidos pelo querer de Seu Pai. E diversas vezes comparou o Reino dos Céus com a agricultura, indicando como plantar e o que colher, e chamou pescadores para ajudá-Lo na missão. Ele os chamou [pescadores] pela maneira diferente de trabalharem. O agricultor, desde cedo, se empenha em seu trabalho, que é rotineiro, e recorre sempre aos mesmos caminhos e às mesmas trilhas. No mar não existem caminhos ou trilhas, as ondas nunca serão as mesmas, o vento sopra sempre de modo diferente e é preciso inventar um caminho novo. Vejam o ensinamento que Jesus nos dá com isso: conviver com as pessoas é semelhante ao mar, porque lidamos constantemente com o imprevisto e o desafio.

Para conquistar o coração das pessoas não existe um caminho “pré-fabricado”. A vida se assemelha muito à grande pescaria. Como é bom encontrar alguém que é diferente por ser original! Para fazer a diferença na vida das pessoas é preciso perguntar a Jesus por onde sopra o vento e quais caminhos devemos seguir.

Para alcançar o coração das pessoas precisamos pedir a orientação de Deus. Ele é o guia em nossos relacionamentos. Até mesmo nos maus relacionamentos Ele nos guia e nos dá a sabedoria para atravessarmos esses contratempos. E sempre que quisermos agir por nossas próprias regras e não deixarmos o Espírito Santo soprar as velas do barco da nossa vida, surgirá algum problema. O homem de Deus não reclama por onde é conduzido, mas abandona-se à vontade do Pai.

Muitas vezes, pedimos a Deus que conduza nossa vida, mas queremos ditar as regras, ordenando-Lhe aonde Ele deve pedir que o Espírito nos conduza. O segredo é confiar em Deus e permitir que Ele sopre com Seu vento sobre todas as áreas do nosso ser. Não há nada mais saudável do que abrir as janelas da alma e deixar soprar o vento do Espírito Santo.

Quando vivemos numa rotina não damos espaço para as surpresas de Deus. Deixemos que o Espírito Santo nos surpreenda para não cairmos no marasmo. Algumas surpresas são destrutivas, mas as surpresas de Deus sempre são boas. Para viver uma vida em abundância e relacionamentos alegres precisamos abrir as velas do coração para o vento do Espírito Santo.

Deixar Deus nos conduzir é nos abrir à novidade d’Ele a cada dia. Os caminhos pelos quais o Senhor nos leva sempre são sempre bons. É preciso coragem para nos abandonar em Suas mãos e permitir que Ele nos conduza pelos caminhos do Seu coração.

Que o Senhor nos conduza no horizonte do perdão, da humildade e do amor! Não somos o centro do mundo, precisamos dividir nosso espaço e vida com os outros. Não tenhamos medo de ir com Deus aos caminhos da humildade. É melhor ganhar na discussão e perder a quem amamos ou fazer o contrário? Quando amamos, devemos ceder o espaço e o coração ao outro.

Dispostos a amar e perdoar, adentremos no mar da vida que nos espera e deixemos Deus nos conduzir. Para projetar um futuro diferente e melhor, o critério indispensável é permanecermos abertos para as mudanças do Espírito Santo. Passo a passo, com Deus caminharemos sempre felizes.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva