Sorrindo pra Vida - 12/09/2014

Não fomos criados para a solidão!

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 12 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada hoje está em Eclesiastes 4,9-12:

“É melhor estarem dois juntos do que um sozinho, porque tiram vantagem do seu trabalho: se um cair, será apoiado pelo outro. Ai do que está sozinho: quando cair, não terá quem o ajude a levantar-se. Além disso, ao dormirem dois juntos, vão aquecer-se mutuamente; quem está sozinho, como se aquecerá? Se alguém prevalecer contra um que está sozinho, dois juntos resistirão ao agressor. A corda tripla não se arrebenta facilmente.”

“Se quisermos ter alguém ao nosso lado o segredo é ser para essa pessoa o que desejamos que ela seja para nós”, orienta Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Encher a vida de coisas materiais é um péssimo jeito de nos ocuparmos. É melhor ter alguém conosco do que viver sozinhos. Esse não viver sós, não é apenas no sentido de ter um (a) esposo (a), mas também com relação aos nossos relacionamentos de amizade e familiares. Em meio aos trabalhos e relacionamentos da nossa vida nós nos machucamos e caímos e, quando isso ocorre e temos alguém ao nosso lado, um será o apoio do outro.

Fazer sua caminhada espiritual sozinho será mais difícil do que no meio de irmãos. Sofre em dobro uma pessoa que sofre sozinha. Vale muito mais estar acompanhado do que só. Aquilo que sozinhos não somos capazes de suportar, com alguém ao nosso lado o conseguimos. O último versículo dessa passagem bíblica fala sobre a corda tripla, ou seja, onde dois ou mais estiverem reunidos, Jesus estará em no meio deles. Onde duas pessoas se unem e se reúnem por amor, Deus está no meio delas. Uma corda se arrebenta por estar tensa, da mesma maneira nós “arrebentamos” nos momentos de tensão em nossa vida.

Por toda parte encontramos pessoas solitárias hoje em dia. A solidão tem castigado a muitos irmãos e irmãs e tem sido uma fonte enfermidades espirituais e físicas. Quem escolheu ser sozinho, o escolheu por algum problema dentro de si e quis se manter longe de todas as pessoas. Contudo, quando nos isolamos começamos a adoecer. E é enorme a quantidade de desequilíbrios que a solidão gera na vida da pessoa, como a tristeza e a depressão, muitas vezes, mascaradas por alguns artifícios como o uso do álcool, do fumo e das drogas.

Vivemos uma cultura na qual todos estão ocupados cuidando de si mesmos. A vaidade, muitas vezes, não é o simples desejo e o sentido da beleza em si, mas de vazio. A Palavra de Deus nos fala do vazio, ou seja, um vão que nos esvazia. Muitas pessoas se afastaram de seus pais, irmãos, amigos e vivem somente para o trabalho, preenchendo sua vida de coisas materiais. Quantos têm cuidado tanto de si que acabaram se esquecendo de cuidar de quem está perto deles.

Convivemos com pessoas boas e que têm disposição e vontade para ajudar o próximo, mas não têm tempo porque se isolaram para cuidar de suas coisas. A mãe que se isola para cuidar das coisas da casa; o pai que leva o trabalho para casa e esquece sua família; o filho que entra em seu quarto e se isola em seu computador, diante da TV, dos jogos. Tudo isso é viver na solidão. Vivemos hoje em casas cheias de pessoas, mas todas estão totalmente isoladas umas das outras.

Conquistemos o coração das pessoas, porque ninguém abre o coração ao outro sem confiança. Sejamos educados e carinhosos com todos. E uma vez que conquistamos uma pessoa e dizemos que ela pode contar conosco quando precisar, realmente estejamos presentes quando ela precisar! Todos precisam de alguém em quem possam confiar.

Se Deus nos colocou numa família é sinal de que somos necessários naquele lugar. A melhor parte da vida de uma pessoa não está em suas conquistas materiais, mas na sua família e amizades. Sem amigos a vida não tem graça!

É covardia jogarmos nos ombros dos outros a responsabilidade de nos fazer felizes. Não temos o direito de exigir que as pessoas controlem nossa vida nem de controlarmos a vida de quem amamos. Os laços de sangue e amizade devem servir para nos unir às pessoas e não nos escravizar. Um bom amigo compreende que o outro precisa de espaço e não sufoca esse relacionamento.

O segredo para um bom relacionamento não é “sugar” o outro, mas sim, doar-se ao outro. Quem ajuda o próximo sempre encontra ajuda de alguém quando precisar. Se quisermos ter alguém ao nosso lado o segredo é ser para essa pessoa o que desejamos que ela seja para nós. Quem está sozinho se expõe ao ataque. É importante ter alguém que nos apoie nos momentos difíceis. Nunca deixe de buscar ajuda, principalmente nas situações complicadas da vida. Tenha coragem de buscar socorro.

Peçamos ao Senhor a bênção de reconhecermos e agradecermos às pessoas que estão ao nosso lado. Pode ser que as pessoas venham a nos faltar, mas nos recordemos de que o Senhor sempre estará conosco em todos os momentos. Nunca seremos desamparados por Ele! Somos diariamente sustentados por Deus e pelas pessoas que Ele coloca em nossa vida. Louvemos a Deus Pai pelos familiares e amigos que Ele nos deu.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva