Sorrindo pra Vida - 11/09/2014

Apresentemos a Deus nossas feridas para que Ele nos refaça

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 11 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada hoje está em Eclesiástico 11,11-20:

“Perguntemo-nos no dia de hoje ao nosso coração: ‘Quem é Deus na minha vida?'”, sugere Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Quando falamos sobre o ser humano, falamos sobre a fragilidade. Não é possível caminhar sem Deus e sem o auxílio do Espírito Santo. Querendo ou não, a nossa felicidade depende de Deus; somente com Ele seremos plenamente felizes.

Por mais lutadores que sejamos, não conseguiremos fazer nada por uma pessoa machucada; só o Senhor pode ajudá-la. Mesmo com todos os dons que recebemos de Deus muitos de nós somos derrotados, pois o inimigo de Deus conhece nossas feridas e coloca suas garras nas marcas do nosso coração para nos causar dor.

Temos muitas feridas que não foram curadas em nosso coração. Não existe remendo para um coração machucado. Muitas vezes, com sua astúcia, o maligno faz uma pessoa, a quem Deus ama, se tornar fraca ao ir à raiz das feridas de seu coração e semear o mal. Após ter semeado o mal em nós, nos tornamos pessoas fúteis e não medimos as forças para ser felizes de qualquer maneira, não nos importando com as consequências disso.

Quando começamos a acreditar nas propostas erradas deste mundo nos perdemos. Ao nos perdermos, deixamos de ter Deus como referência em nossa vida. Perguntemo-nos no dia de hoje ao nosso coração: “Quem é Deus na minha vida?”. Pode ser que a felicidade não aconteça com propriedade em nossa vida porque não saibamos responder a esta pergunta. A nossa alegria e salvação dependem da nossa comunhão com o Senhor, pois Ele é o remédio para as feridas da nossa alma.

Quando estamos perdidos, Ele vem ao nosso encontro. O Coração de Jesus é cheio de bondade e misericórdia e não nos condena por nossos erros e pecados, então não condenemos a nossos irmãos. Paremos de condenar aqueles que vivem ao nosso lado.

Independente do lugar que estejamos, por pior que ele seja, o Senhor vai nos buscar e não nos pergunta o motivo das nossas quedas e desvios por saber que não temos respostas para nossos pecados. Temos justificativas para dar, mas as desculpas que damos não curam nosso coração, somente Jesus nos cura. Hoje Cristo nos pergunta por que não nos deixamos ser cuidados por Ele. Qual é a nossa resposta?

Quando permitimos que o Senhor Jesus entre em nossa vida, por mais que esta esteja um inferno, ao darmos essa abertura a Ele encontramos a paz e a alegria. Até com as nossas quedas experimentamos o amor de Deus, pois Ele nos levanta e nos ajuda a sair delas.

Um dos maiores sinais de que a pessoa encontrou o caminho de volta para Deus e a cura do seu coração é quando ela não murmura nem reclama mais, como antes, por ter compreendido que o Senhor a sustenta. O reconhecimento de uma história fracassada é o primeiro passo da construção de uma nova história escrita pela ação do Espírito Santo.

Curar o nosso coração em Deus é levar a luz do Espírito Santo às feridas da nossa alma. Há uma grande diferença entre ser fraco sozinho e ser fraco em Deus, pois com o Senhor somos levantados de nossas fraquezas, Ele nunca nos abandonará. Para curar nosso coração é preciso voltar ao passado e refletir sobre como e por quem fomos machucados. Mas não devemos voltar sozinhos, e sim, com Jesus em todos os fatos dolorosos de nossa vida e pedir que Ele nos cure e sare todas as nossas feridas.

A cura em Deus acontecerá quando colocarmos em Suas mãos os nossos pedaços, as nossas feridas, as marcas do nosso coração. Com o carinho e o amor de Deus os bons frutos vão brotar e dar frutos em nossa vida. Permitamos que o Pai Misericordioso receba todos nossos cacos e nos refaça. Apresentemos diante do Senhor nossas tristezas e pedaços e peçamos que, no dia de hoje, pela ação do Santo Espírito e pelo amor de Deus, sejamos transformados e curados.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva