Sorrindo pra Vida - 08/09/2014

A nossa escolha pelo bem nos guia para o acerto

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 8 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada hoje está no Salmo 97,10-12:

“O Senhor ama os que detestam o mal; protege a vida dos seus fiéis, livrando-os das mãos dos ímpios. Surge uma luz para o justo e a alegria para os retos de coração. Alegrai-vos, justos, no Senhor, celebrai sua santa memória.”

“Uma pessoa que detesta o mal, Deus ilumina seu caminho e a guia, tornando-se a luz para seus passos”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Deus tem um carinho especial por todos aqueles que se apartam do que é mau. O amor de Deus é para todos nós, mas se manifesta de maneira especial no coração das pessoas que decidem romper com a vida de pecado. Quando decidimos nos desvincular do mal, para que isso aconteça uma parte desse rompimento é dom de Deus e uma parte é decisão nossa.

Cooperemos com a graça de Deus, pois Seu amor está sobre nós, mas só entra em nosso coração e dá frutos à medida que nos afastamos de tudo aquilo que é mau. Quando rompemos com aquilo que é mau somos recompensados pelo Senhor. Não é que fazemos o bem pensando no que vamos lucrar; mas sim que, ao praticá-lo, trazemos o que é bom para perto de nós e nos aproximamos de Deus.

Deus nos dá a garantia de que, mesmo se formos perseguidos em virtude do caminho do bem que escolhemos, Ele nos livrará de toda a perversidade e tomará em Suas mãos as nossas causas. Uma pessoa que detesta o mal, o Senhor a ilumina em seu caminho e a guia, tornando-se a luz para seus passos.

A nossa escolha pelo bem nos guia para o acerto. Deus cumula de alegria todos aqueles que agem com retidão. Que todos os dias evitar o mal seja uma decisão nossa! Romper com o mal traz alívio ao nosso coração e nos transforma em pessoas melhores.

A cada vez que renunciamos a um pecado, fortalecemos a ação do Espírito Santo em nós. Quando caímos em um pecado temos de ter a força de nos levantar e continuar a caminhar com a ajuda do Senhor. O maligno quer tentar nos confundir ao fazer nosso coração acreditar que, ao pecarmos, voltamos à estaca zero da nossa caminhada cristã.

Simplifiquemos nossa vida e nos livremos de tudo aquilo que não presta! Deus Pai nos diz que precisamos ser simples, ou seja, que devemos colocar nosso foco n’Ele e não nos dispersarmos com aquilo que não faz parte da nossa história. Há tantas coisas guardadas dentro de nosso coração que servem apenas para “entulhar” nossa vida. Joguemos fora sentimentos passados e atitudes erradas para limpar nosso interior! Se algum pensamento ou sentimento nos fazem mal, devemos nos livrar de tudo o que os faz despertar em nosso interior. Simplificar nossa vida é tirar tudo o que é mau dos nossos relacionamentos.

Detestar o mal é arrancar aquilo que não presta das nossas conversas, porque o mal começa pelos pensamentos e termina nas palavras e atitudes. Não podemos, nem por um momento, esquecer que somos pessoas de Deus, por isso devemos observar por onde andamos e o que falamos.

Quando limpamos nosso coração nós nos sentimos realizados e felizes. Coloquemos nossas fraquezas e maldades diante da presença do Senhor. À medida que rompemos com o mal e aprendemos a reconhecer nossos erros, pedindo perdão a Deus e aos irmãos, o Senhor nos liberta, nos protege e nos devolve a alegria. A cada esforço que fazemos de lutar contra o pecado, Ele nos fortalece em nossa caminhada.

Tentar fazer bem as coisas para agradar a Deus já nos traz a alegria no coração. A santidade começa em não desistir, mas em persistir no bem. Que o Espírito Santo lave nosso coração de todo o mal e que nos decidamos a ser pessoas melhores, a amar a Deus de todo coração e a amar nossos irmãos.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva