Sorrindo pra Vida - 12/08/2014

Maria, modelo para todo cristão

Mensagem do padre João Marcos, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 12 de agosto de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 1,26-38:

“Para que Deus realize suas maravilhas em nós, precisamos nos colocar a Sua disposição, assim como Maria o fez”, afirma Padre João Marcos.
Foto: Wesley Almeida

Maria é modelo para todo cristão. Desde o Antigo Testamento, lemos muitas citações sobre Nossa Senhora na Sagrada Escritura.

A intervenção de Deus aconteceu na vida de Nossa Senhora, enquanto ela vivia a expectativa dos preparativos para seu casamento. E nós? Estamos preparados para as intervenções de Deus em nossa vida?

Ao encontrar-se com Maria, o anjo lhe disse: “Alegra-te, cheia de graça”. Quando o mensageiro de Deus vem ao nosso encontro, primeiramente é para trazer alegria ao nosso coração. Se o anjo reconhece Maria como a cheia de graça, quem somos nós para dizer ao contrário?

Ao anúncio do anjo, Maria se perturba com as palavras dele, pois não sabia o que estava acontecendo. Então, ele fala a Nossa Senhora: “Não tenhas medo!”. Da mesma forma, o Senhor diz a cada um de nós nesta manhã: “Não tenha medo de viver meus planos”.

Maria foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, por isso não pode ser considerada uma mulher qualquer. Ela gerou o Filho de Deus por obra do Espírito Santo.

Aprendamos com Nossa Senhora a nos dispormos à vontade do Pai. Digamos, nesta manhã, assim como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa Palavra”. A Mãe tinha sonhos e planos, mas uma vez que Deus interveio e ela, acreditando que o Espírito Santo faria a obra, deixou seu querer para viver o querer do Pai.

Maria é modelo de obediência a Deus, capaz de renunciar seus sonhos para viver os planos d’Ele. A Igreja não adora Maria, mas tem admiração e veneração por ela. Jesus é o centro da nossa Igreja, mas não podemos nos esquecer de que Ele foi gerado no ventre de Nossa Senhora, por isso a veneramos.

Olhemos para Maria e vivamos seu exemplo de discípula. Ela foi ela a primeira a seguir Jesus Cristo e foi com Ele até a cruz. Maria é modelo de esposa fiel e dedicada. Modelo de servidão, onde não pensou para ir ao encontro de sua prima Isabel. Peçamos, por intercessão de Maria Santíssima, a graça de vivermos seu modelo de obediência.

Maria é a figura da Igreja que gera filhos para Deus. Ela nos mostra como confiar na Divina Providência, avançando nos caminhos de Deus e confiando no Senhor. A Igreja, tendo Maria como exemplo, precisa progredir na fé, na confiança e na caridade.

Perguntemo-nos no dia de hoje: “Estamos preparados para o novo de Deus em nossa vida ou nos acostumamos com a nossa caminhada de fé?”. Da mesma forma que o anjo falou com Maria, hoje este anúncio é feito para nós: “Alegra-te! Não tenhas medo de deixar sua vida nas mãos de Deus”.

Para que Deus realize suas maravilhas em nós, precisamos nos colocar à Sua disposição, assim como Maria o fez. Quem se coloca à disposição do Senhor não pode ficar parado, mas precisa dar passos concretos no caminho do Pai. Abramos nosso coração e não tenhamos medo de dar espaço para a vontade de Deus se realizar em nós.

Talvez seja preciso retomar nossa intimidade com Deus ou até mesmo nossa experiência com Maria. Digamos “faça-se em mim”, assim como Nossa Senhora. E pela intercessão da Virgem, estejamos abertos ao novo de Deus em nossa vida.

Padre João Marcos

Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva