Sorrindo pra Vida - 08/08/2014

Pais, sejam homens moldados por Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 8 de agosto de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em 1º Coríntios 16,13-14:
“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, sede corajosos, sede fortes; e o vosso proceder seja todo inspirado no amor.”

“O mundo hoje precisa de homens de verdade, que sejam firmes naquilo em que acreditam”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

Que sejamos vigilantes, firmes, corajosos e tenhamos um proceder inspirado pelo amor. Sejamos zelosos com a nossa fé. Se não vigiarmos, permitiremos que muitas coisas entrem em nossa vida e ali se alojem. Determinados vícios adentram em nossa vida, porque não vigiamos nosso coração, nos fazendo ser questionados pelas pessoas que estão ao nosso redor sobre os nossos comportamentos. Ser de Deus é ter um comportamento condizente de filhos d’Ele.

Não sejamos vacilantes no que acreditamos. Nossa fé em Jesus Cristo não pode ser negociada, pois devemos crer no Senhor de todo o nosso coração.

Existe a providência de Deus para cada ser humano. Uma criança que entra em nosso lar é a própria bênção do Pai. Se o Senhor permitir que venha um filho, Ele providenciará o sustento. Deus permite que pessoas entrem em nossa vida, mas também que algumas saiam. Diante das perdas não devemos ser vacilantes, mas confiantes no Senhor.

O mundo hoje precisa de homens de verdade, que sejam firmes naquilo em que acreditam. Aquele que sabe o que faz e porque faz enfrenta qualquer medo. As características de ser vigilante, firme, corajoso precisam ser ungidas e permeadas no amor.

Nossa sociedade está carente da figura paterna. O homem de verdade precisa colocar seu coração naquilo que faz. As mulheres são mais transparentes para falar de suas necessidades, mas o homem carrega em si a carga de ter de que ser forte e inabalável.

No processo de formação do crescimento masculino, a boa convivência com o pai é indispensável, pois ele se torna a referência, o modelo de masculinidade que o filho precisa encontrar. Ressaltemos os pontos positivos que cada homem possui.

Muitas famílias têm trilhado caminhos do sofrimento por terem se afastado dos valores do Evangelho. Há rapazes que crescem acreditando que ser pai é apenas fazer um filho, mas ser pai é também ser responsável pela criação. Ajudemos nossos homens a entender sua responsabilidade como “homem de Deus” e não como “machos”.

Para o mundo, o homem é caracterizado como “macho”, desvalorizando o verdadeiro sentido do que é ser homem.

Mãe, promova a reconciliação entre pai e filho. Ajude seu filho a entender que o pai não é perfeito, que erra, que carrega vícios e marcas do pecado, porém ressalte as boas qualidade que ele tem.

Que o homem encontre o sagrado que existe na sexualidade dele. No universo masculino, a sexualidade foi inserida como promiscuidade. O sexo torna-se profano quando é feito fora da presença de Deus e de maneira degenerada. Nosso corpo é tempo do Espírito Santo. O que é sagrado não jogamos fora, mas damos o devido valor.

A mulher é responsável pela educação de seu filho, eduque-o para que ele seja um bom pai e marido, ensine a fazer tudo com amor e no amor.

Marido e mulher precisam se relacionar de maneira igual. Dentro de um lar ninguém é maior que o outro. Que haja respeito dentro dos lares entre marido e mulher, pois é indispensável a presença dos pais na criação de seus filhos.

O pai precisa entender que se não colaborar com sua presença, trará a destruição com sua ausência. Muitas moças procuram homens agressivos e entram em relacionamentos fadados, porque conviveram com pais assim. O pai tem de ensinar para suas filhas as qualidades que um homem de verdade precisa ter sendo o reflexo dentro de sua casa.

Que os homens encontrem verdadeiros amigos do sexo masculino e um trabalho honesto e certo. Ensinemos esses homens a serem de Deus, e um verdadeiro homem é formado dentro da Igreja Doméstica – a sua família.

Neste dia, peçamos a graça de que nossos pais, filhos, esposos, tenham um coração orante, um coração que ame e busque a Deus. Só é possível amar se Deus faz presença em nossa vida. Que o Senhor refaça a vida desses homens fazendo de cada um deles corajosos e firmes na fé.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva