Sorrindo pra Vida - 04/08/2014

Trilhe os caminhos do bem

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 4 de agosto de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Provérbios 16,16-33:

“A arrogância leva à queda, porque o arrogante não consegue ver nada além do que ele mesmo”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

Quem conduz nossa vida é o Senhor, e quando nos deixamos ser guiados por Ele, somos afastados dos caminhos da escuridão. O homem precisa ser guiado na bondade. Praticando o bem produziremos bons frutos.

Se em nós não for constante a prática do bem, de nada valerá nosso altruísmo e nossas renúncias. Quem é bom torna a vida dos outros boa. O caminho de quem faz o bem é a bondade.

A soberba nos transforma em pessoas arrogantes. Maliciosamente, ela entra e afeta primeiramente nosso coração. O fruto da maldade na vida das pessoas é a tristeza. A arrogância leva à queda, porque o arrogante não consegue ver nada além do que ele mesmo.

Uma pessoa arrogante se torna presa fácil para qualquer armadilha. É melhor sofrer com os bons do que celebrar a vitória daquele que vence pelo mal. A maldade que praticamos volta para nós com uma proporção maior. Se o Espírito Santo nos mostrar que estamos caminhando para o mal, nós nos afastaremos desse caminho.

A felicidade está na bondade, e esta não se resume apenas às palavras, mas também aos atos. Palavras gentis são doces e saudáveis, pois não são apenas agradáveis aos nossos ouvidos, mas também nos trazem o bem.

Uma palavra boa conforta, consola e cura muitos males. As nossas palavras precisam ser gentis, a começar com aqueles que convivem conosco. É na nossa casa que vivemos a primeira escola de generosidade, pois se não somos bons com os meus, não conseguirei ser bom com os outros.

Há coisas que parecem boas, mas guardam a morte dentro de si. Por fora tudo normal, mas por dentro tudo apodrecido.

É muito pobre querermos trabalhar apenas para ganhar dinheiro. Deus nos deu dons para construirmos o bem e gerar felicidade onde quer que nos encontremos. Não façamos do trabalho um vínculo egoísta para apenas gerar ganhos.

Quantas pessoas conseguiram dividir famílias trazendo do passado situações que já estavam liquidadas! Mal não é vantagem para ninguém, e aquele que escolhe o caminho da maldade está em conflito com Deus.

Optemos pelos caminhos da paciência. A arrogância e a soberba se tornam caminhos da maldade. A bondade é necessária no relacionamento entre as pessoas. Deus nos deu por missão amarmos uns aos outros. É preciso respeitar toda e qualquer pessoa por mais perversa que ela seja. Deus luta para salvá-la também. Não nos unamos a ela, mas as iluminemos.

Para praticarmos o bem, sigamos cinco medidas concretas e práticas:
1º) Não deixemos para amanhã o que podemos fazer hoje. Hoje é dia de fazer o bem. Faça-o;
2º) Não forcemos o outro a fazer o que é nossa obrigação;
3º) O orgulho custa mais do que tudo que é sábio. Não sejamos orgulhosos, mas humildes;
4º) Sofremos muito por aquilo que poderia ter acontecido, e não de fato por aquilo que aconteceu. Coloquemos um freio em nossa imaginação;
5º) Ao nos zangarmos, procuremos um meio de nos acalmarmos.

Deixemos a Palavra de Deus nos educar e esperemos n’Ele. Assim, encontraremos a felicidade e seremos amparados pelo Pai.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva