Sorrindo pra vida - 01/07/2014

Viva uma vida nova em Deus

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 1º de julho de 2014.

Você encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 12,1-11:

“Acredite na mudança e sofra com as demoras de Deus”, diz padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Estamos na segunda-feira santa, pois João narra que eram seis dias antes da Páscoa. Jesus está se aproximando de Seu Tríduo Pascal. Poucos dias antes de Sua Paixão e Morte, o Senhor foi à casa de seus amigos. Ele nasceu em Belém, morou em Nazaré, mas frequentava duas cidades – Carfanaum e Betânia –, locais onde viviam seus amigos.

Em Carfanaum, ficava a casa de Pedro, local onde Jesus realizou milagres, inclusive a cura da sogra de Pedro. Betânia era a casa de Lázaro.

Na casa dos nossos amigos temos liberdade; e Jesus tinha liberdade na casa desses amigos. A amizade entre Jesus e a família de Lázaro era grande. Antes de viver o Tríduo Pascal, Ele decidiu sentar-se à mesa com seus amigos. O Evangelho fala sobre um jantar. Os judeus só recebem em sua mesa para cear aqueles que são íntimos, pois a mesa é um altar, um lugar para selar a amizade. A mesa tem um sentido de agregar pessoas e fazer a partilha. Jesus tinha um lugar no coração daquela família, Ele era parte dela.

Monsenhor Jonas Abib [fundador da Canção Nova], quando fundou a comunidade, quis que esse fosse um lugar do aconchego, ele quis nos fazer membros da mesma família. Lázaro e suas irmãs não faziam parte dos doze apóstolos, mas eram da família de Jesus. Talvez você possa pensar que não faz parte de uma comunidade de vida ou aliança, mas você, que é sócio evangelizador, faz parte da nossa grande família Canção Nova. Obrigado por você também ter nos escolhido como parte da sua família!

Quem é essa Maria do Evangelho, que quebra o vaso de perfume? É a Maria de Betânia. Segundo a tradição, ela era prostituta de leprosos. A pessoa, quando adquire lepra começa a perder os sentidos. Por isso, Maria se ungia de perfume para que os leprosos a reconhecessem pelo cheiro.

Naquele dia, Maria teve dúvidas se sairia para prostituir-se ou não. Mas decidiu quebrar o vaso de perfume, porque este representava para ela a matéria-prima para o pecado. Ela abaixou-se e perfumou os pés de Jesus com aquele perfume e com lágrimas. As lágrimas de Maria eram de alegria por ter decidido viver uma vida nova. Jesus, com toda certeza, ficou com seu coração repleto de alegria pela decisão dela.

Nos três anos de vida pública de Jesus, Ele nunca acusou Maria por seus atos, mas a amou. Quantas vezes queremos mudar as pessoas apontando o dedo na cara dela! Não é recordando, insistentemente, uma pessoa de seus pecados que vamos mudá-la. É no amor que conseguiremos isso.

Tenha paciência para conseguir a conversão das pessoas da sua casa, e, principalmente, tenha caridade para com o outro. Não é a quantidade de vezes que apontamos o “dedo na cara” da pessoa que vai fazê-la mudar. É Deus quem nos muda.

Se não acreditamos na mudança da pessoa, poderemos afundá-la. Lázaro e Marta acreditavam que a irmã poderia mudar, eles acreditavam na mudança e sofriam as demoras de Deus. Mas quando Maria foi ao encontro de Jesus, ela decidiu mudar de vida. Ajude as pessoas a largar o pecado, mas não as acuse. Quem acusa é o demônio.

Quebre o vaso! Maria quebrou o vaso para que não voltasse mais à vida velha. Há mudanças que precisam ser radicais. Desfazer-se de algo não é passá-lo para frente, é jogá-lo fora. O que você tem no seu exterior ou interior que precisa ser quebrado? Pense e decida-se. Jesus espera ansiosamente por este momento.

Jesus o espera e está ansioso por sua mudança. A Canção Nova é este lugar onde você vem e quebra o vaso. É o lugar que acolhe e apoia a sua mudança. Quantas pessoas, ao viverem um experiência com Deus, em Acampamentos e Eventos, deixaram seus vícios!

Mas eu só vou conseguir largar minha vida velha se visitar a Canção Nova? Não! Aqui, é um canal da graça de Deus, mas qualquer lugar onde Jesus visite se torna um lugar como Betânia. Algumas pessoas não acolhem Jesus por medo da acusação, mas Ele não acusa ninguém.

Quebre tudo o que é mal. O verbo “quebrar” significa “não ter de novo”, “não pegar de volta”. Preencha os lugares, que antes eram pecado, por Deus. Jesus espera por você! Vá ao encontro d’Ele e Lhe diga: “Hoje, quero quebrar o vaso, não quero mais viver no pecado”.

Jesus sofre por ver sua situação de pecado, da mesma forma que sofreu por Maria. Ele sofre por amá-lo, e por esse amor Ele o espera. Volte como Maria de Betânia, Jesus está com o coração dilacerado esperando por você. É o Espírito Santo quem nos dá a força necessária para quebrarmos o vaso. Peçamos esse Espírito em nossa vida e tenhamos a coragem de viver uma vida nova.

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.