Sorrindo pra vida - 16/06/2014

Deixemos a alegria do Senhor invadir nosso coração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 16 de junho de 2014.

Em virtude de problemas técnicos não disponibilizaremos o áudio do “Sorrindo pra Vida”.

A Palavra meditada, hoje, está em Neemias 8,6-12:

“Deus não permite que nossa alegria seja abalada sem que nos dê uma alegria maior”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A Palavra de hoje vem nos dizer que o povo se encheu de grande alegria, porque descobriu Deus. A Palavra também nos conta que este mesmo povo chorou, porque, ao entender a Lei, viu que ofendeu o coração do Senhor. Por conhecer as consequências disso, lamentou-se.

Quando nos desviamos das coisas de Deus, colhemos as consequências dos nossos atos. Podemos questionar o Senhor sobre o porquê de nossa vida estar parada ou a razão de nos envolvermos em relacionamentos tão complicados. O que está acontecendo com nossa vida? Ao recapitular nossa trajetória, temos a nítida certeza de que tudo aquilo que fizemos sem Deus foi o que nos feriu; agora, estamos colhendo os frutos amargos de nossas escolhas.

Não é amor quando, para viver esse sentimento, precisamos enganar a outra pessoa. Por isso, não traia o juramento que, um dia, você fez perante o altar. Não inverta as coisas que você, hoje, está vivendo. Viva conforme as regras de Deus. Não é porque todo mundo está fazendo, que você deve fazer. Quando você fere o que diz a Palavra, é a si mesmo que machuca. Viver afetivamente para uma pessoa e ver esse relacionamento desmoronar, despedaça o coração. Em meio às dores, nos perguntamos: “Onde está Deus?”. Ele está no mesmo lugar.

A castidade nos protege de nos sentirmos usados, de nos envolvermos profundamente em um relacionamento que não vai se sustentar. A castidade nos preserva para a santidade. Ferir a Palavra de Deus é uma agressão a nós e aos outros, e alguns descobrem isso tarde demais. Ao compreendermos o Senhor, o sagrado entra em nossa vida e a alegria se torna nossa força. Na Palavra que meditamos, esse povo descobriu seu erro e chorou de dor.

Se estivermos vivendo verdades dolorosas, teremos de crer que a nossa força virá do Senhor. Melhor é sofrermos com a verdade do que vivermos confortavelmente no engano. Não murmuremos as descobertas que vivemos. Deus não permite que nossa alegria seja abalada sem que nos dê uma alegria maior. Se o momento é desconfortável, o Senhor nos fará conquistar coisas maiores. Temos de tomar a decisão de não viver na tristeza. Temos a escolha de erguer a cabeça, sair da lamentação e compreender que a alegria está em nosso coração. Temos de nos unir à vontade de Deus. Na Palavra que meditamos, o povo descobriu seu erro e chorou de dor.

Se não deixarmos a alegria brotar do nosso interior não seremos inteiramente felizes. O primeiro passo para a vitória é desejar vencer. A vitória em nossa vida só será alcançada quando a desejarmos. Todo sentimento de amargura precisa se transformar em alegria. Uma atitude pessimista nos impede de crescer. O depois vem após nossas escolhas atuais. Levantemos a cabeça e tomemos a decisão de buscar em Deus a saída para os nossos problemas.

Quando as coisas não vão bem, é hora de parar e rever nosso comportamento. Pode demorar para a vontade de Deus acontecer em nossa vida, pode ser que, hoje, seu coração busque ansiosamente pela conversão do seu esposo, da sua esposa, mas é preciso ter paciência e não desanimar. O tempo de conversão de uma pessoa deve ser respeitado.

Esperar não é cruzar os braços e deixar “correr o barco”; pelo contrário, é necessário ter uma atitude ativa e orante. Dê ao outro a chance de tentar e não se torne cúmplice do erro que ele cometer. Se dentro do matrimônio houver uma situação de adultério, a atitude deve ser de sentar, conversar, perdoar e, juntos, caminhar rumo à mudança. Ter paciência e ajudar o outro não é ficar de braços cruzados ou se fingir de cego, mas ser instrumento de santificação na vida dele.

Em meio às dores, temos diferentes atitudes. Deixe Deus tomar as rédeas da sua vida. Olhe o que, hoje, está solto em sua vida e retome o controle. Para ajudar quem não quer ser ajudado, peça o auxílio do Espírito Santo.

Hoje, Deus está transformando nossa vida em algo sagrado. Confiemos n’Ele e nada será impossível para nós. Estabelecendo uma meta e insistindo nela, conquistaremos a capacidade de fazer qualquer coisa. Se, por algum momento, nós nos sentirmos fracos, com desejo de desanimar, teremos de repetir para nós mesmos: a alegria do Senhor será a nossa força. Não é uma alegria vazia, que brota daquilo que fazemos; é a alegria que só Deus pode nos dar.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva