Sorrindo pra vida - 10/06/2014

Vivamos um contínuo Pentecostes em nossa vida

Mensagem do padre João Marcos, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 10 de junho de 2014.

Em virtude de problemas técnicos, hoje, excepcionalmente, não disponibilizaremos o áudio do “Sorrindo pra Vida”.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 8,1-17:

“O Batismo no Espírito Santo brota em nosso coração o desejo por uma vida nova”, afirma padre João Marcos.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Neste fim de semana, vivenciamos uma das maiores festas da Igreja Católica, a Festa de Pentecostes. A Igreja vive um tempo novo, no qual o Espírito Santo prepara nosso coração para a segunda volta de Cristo. O Espírito que foi soprado sobre nós vem nos retirar o medo, transformar em novo o que era velho e nos recordar que é o tempo da graça de Deus.

Experimentamos um novo Pentecostes. E agora? No domingo, apagamos a vela do Círio Pascal, que ficou acesa desde a Vigília Pascal. Agora, estamos sem a luz? Essa luz somos nós, nosso coração que hoje vive um tempo novo com o batismo no Espírito Santo. Somos chamados a viver uma vida nova por causa desse batismo.

Como devemos viver este tempo novo? O que é viver no Espírito? Quem vive pela carne não precisa da força das pessoas nem da graça de Deus, ela é autossuficiente. Já quem vive pelo Espírito é guiado pela força de Cristo. Não há como sairmos da realidade do mundo em que vivemos, porém a diferença é que somos guiados pelos caminhos do Senhor. Somos conduzidos pela luz do Espírito Santo.

A cada dia que abrimos nosso coração, o Espírito Santo vem com uma graça renovadora em nossa vida. Devemos pedir esse batismo todos os dias! E o que ele desperta em nós? Primeiramente, um encontro pessoal com Jesus Cristo; o papel do Espírito Santo é nos conduzir para o Senhor, abir nosso coração para que sejamos impactados por Cristo. Ele nos aproxima de Cristo.

A Palavra tem o poder de transformar e ressuscitar o nosso coração. Pode ser que haja dias em que não consigamos nos dedicar à Palavra do dia, mas um versículo bíblico renova-nos e levanta-nos. Não deixemos de amar a Palavra de Deus.

Precisamos crescer em comunhão com a nossa Igreja. Somos Igreja Católica Apostólica Romana. Deixemos o Espírito Santo despertar nosso amor por ela.

Aquele que se diz carismático, que participa de grupos de oração, mas não ama a Santa Missa não viveu uma experiência no Espírito Santo. Se seu grupo de oração não estiver fluindo, pense: onde estão as vigílias que você fazia? Há quanto tempo você não jejua? O Batismo no Espírito Santo desperta em você o amor pelos irmãos, o faz viver em comunhão com aqueles que estão ao seu lado. Busque a reconciliação, o perdão, a conversão diária.

Não adianta falar que é batizado no Espírito Santo se sua vida não condiz com aquilo que você fala. Você precisa lutar para ser santo, e a luta é diária. Busque o sacramento da reconciliação, busque a confissão e reconcilie-se com Deus.

O Batismo no Espírito Santo brota em nosso coração o desejo por uma vida nova. O batizado se coloca a serviço de Deus, dos irmãos. Precisamos tomar consciência da graça do Senhor, do amor de Jesus Cristo pela Igreja. Amar a Santa Missa, amar seu grupo de oração e seus irmãos de caminhada; ter um coração disponível para servir e testemunhar Cristo.

Nossa certeza é de que o Espírito Santo habita em nós. Não busquemos as coisas terrenas, mas as coisas do alto. As tribulações sempre virão, mas se nossa confiança está em Deus, não teremos o que temer. É no Senhor que vamos buscar a solução para os nossos problemas. O homem vale o que vale o seu ideal. O ideal cristão nos faz homens santos. Quer ser santo? Viva no Espírito.

Que o Senhor nos conceda a graça de vivermos um Pentecostes contínuo.

Padre João Marcos

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva