Sorrindo pra vida - 24/04/2014

Alegrai-vos no Senhor

Mensagem do padre Toninho, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 24 de abril de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 28,1-10.

“Viver a alegria no Senhor é uma opção que podemos fazer a cada dia”, afirma padre Toninho.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Meu irmão, minha irmã, quis retomar esse texto da liturgia para realçar o aspecto da alegria neste tempo pascal. A oitava da Páscoa quer nos motivar a alegria, por estarmos na presença do Cristo ressuscitado.

Como bem sabemos e como nos ensina a Igreja, a nossa fé é pascal, ou seja, implica anunciarmos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, que nos resgatou do pecado, das garras do demônio e da morte para uma vida nova.

Ressuscitemos com Cristo e busquemos as coisas do Alto para viver a alegria dia após dia. A alegria, que vem do encontro com o Senhor, transforma nossa vida. Veja o que houve com as mulheres da Palavra, que foram tristes ao sepulcro e, ao se encontrarem com Jesus, ficaram cheias de alegria quando Ele lhes disse: “Não precisam ter medo. Alegrai-vos! Eu ressuscitei como prometi”.

Irmãos, vivamos a alegria do Senhor, que é a nossa força, para enfrentarmos os obstáculos diários. Não paremos nas dificuldades nem nas tristezas da vida. Nada pode nos separar do amor de Deus, nem a morte nem a tribulação, pois com Ele somos mais que vencedores. Temos de sorrir e cultivar essa alegria em nossa vida.

A alegria verdadeira não está no bem-estar material, na saúde ou na ausência de dificuldades, mas no encontro com o Cristo, no amor de Deus por nós e na correspondência que damos a esse amor. Viver a alegria é corresponder ao amor do Pai.

Cumpre-se, assim, a promessa que o Senhor nos fez e que está em João 16,22: “Agora, vocês também estão angustiados. Mas, quando vocês tornarem a me ver, ficarão alegres, e essa alegria ninguém tirará de vocês.”

Viver a alegria no Senhor é uma opção que, a cada dia, podemos fazer. Nós somos filhos de Deus, e se isso não sumir da nossa mente nem do nosso coração, a alegria permanecerá em nós.

A liturgia, neste tempo pascal, repete em muitos textos o que nos diz o Senhor: “Alegrai-vos”. A origem da alegria do cristão está no amor a Deus, que é Pai, e no amor aos outros. Por isso, Jesus diz: “Ame a Deus e ao próximo, e assim você será feliz”.

Estar alegre é uma forma de darmos graças a Deus pelos inúmeros dons que Ele nos dá. Como discípulos, alegremos o nosso coração com a alegria do Cristo ressuscitado e demos graças por tudo que Ele nos dá: o dom da nossa vida, as pequenas coisas que nos acontecem e até as coisas negativas, que nos permitem responder de forma diferente diante do que nos acontece.

O nosso Pai se alegra quando buscamos n’Ele a felicidade e a alegria verdadeira, que são a nossa força.

Comunicar essa alegria é a melhor maneira de sermos caridosos com os que estão ao nosso lado. Então, vivamos essa alegria para não ficarmos tristes e a passemos adiante, para que outras pessoas possam ter um encontro pessoal com Jesus ressuscitado.

Hoje, tenha uma cara de bênção, leve alegria para o seu próximo, para seu trabalho, por onde você for. O mundo está muito triste, necessitado, antes de tudo, da paz e da alegria do Senhor.

Você quer ganhar o céu e crescer na vida espiritual? Cultive a alegria no seu interior. Seja sempre alegre no Senhor. “Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe, pois esta já arruinou muita gente, e não serve para nada.” (Eclesiástico 30,22)

Hoje, convido você a escolher a alegria do Cristo ressuscitado para viver. Aquele que faz essa opção muda de vida, não para em nada que é morte, mas a ultrapassa, pois a sua fé é de ressuscitado. Essa pessoa busca as coisas do Alto e cultiva a alegria, dia após dia, no seu coração.

“Sorrir para não deprimir.” Peça ao Espírito Santo essa graça. A alegria em Deus ajuda a superar as tristezas, as misérias e as fraquezas.

A alegria do Senhor é a nossa força e nada pode nos separar do amor de Deus. Podemos passar por muitas coisas na vida, mas a nossa face tem de mostrar aos outros que vivemos na alegria e na paz de Jesus.

“Espírito Santo de Deus, dá-nos a graça de termos um coração alegre, que viva a paz do Senhor. Não permita que busquemos alegria nas coisas passageiras, mas sim em Cristo. Jesus é a nossa força”.

Que possamos viver essa alegria pascal, todos os dias, e que nada nos separe do amor do Pai.

Padre Toninho

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.