Sorrindo pra vida - 04/04/2014

Seu rosto revela o que há em seu coração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 4 de abril de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 13, 31-32; 14,1-2:
“O coração do homem altera o seu rosto quer para o bem quer para o mal. Sinal de bom coração é o rosto alegre: dificilmente o encontrarás, e só com fadiga. Feliz aquele que não resvalou por uma palavra da sua boca e que não é atormentado pelo remorso do pecado. Feliz aquele a quem sua alma não condena, e que não arrefeceu em sua esperança.”

“O coração isento do mal e determinado a ser de Deus embeleza e ilumina o rosto de uma pessoa”, afrima Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Você sabia que o coração de uma pessoa altera o rosto dela para melhor ou para pior? Hoje, a Palavra de Deus nos ensina algo maravilhoso sobre um bom método para melhorar nossa face: o coração.

O coração do homem é responsável por melhorar o seu rosto. O coração da mulher é responsável por torná-la mais bela. O rosto da pessoa revela o tipo de coração que ela tem. Sinal de um coração bom é um rosto alegre.

Como encontrar esse bom coração e esse rosto alegre? Pelo esforço. Precisamos trabalhar e fazer a nossa parte. É muito difícil, mas se Deus estiver conosco, se formos capazes de abrir as portas do nosso coração para Jesus, se tudo o que fizermos for pelo poder do Espírito e se nos recusarmos a seguir adiante sem Ele, a fadiga dará lugar ao coração bondoso e ao rosto alegre. Um coração isento do mal e determinado a ser de Deus embeleza e ilumina o rosto de uma pessoa. A maldade a torna feia. Mesmo que ela seja bonita fisicamente, dela emana a maldade; é uma questão de tempo para as pessoas se afastarem dela.

A Palavra nos dá um nome para essa feiura que sai do coração: pecado. Ele é uma deformação espiritual do ser humano, que se expressa no corpo. Quando temos deformado em nós aquilo que é essencial em nossa vida, todo nosso ser ressente.

Cada vez mais, há estudos sobre os gestos do nosso corpo. Os estudiosos dizem que o corpo fala sobre o que vivemos, sentimos e pensamos. Se em nós há maldade, junto dela virá a tristeza. Se há bondade, em nós se manifestará a alegria; nós ficamos abrasados pelo Espírito e também todos os que estão à nossa volta.

Todos os dias, você pode fazer a opção de alimentar em si a tristeza ou a alegria. Depende da sua escolha e do seu esforço. Uma coisa eu lhe garanto: ser alegre não cansa. O que você quer levar para dentro do seu coração? Motivos para ficarmos chateados todos nós os temos, mas para sermos felizes também. Agora, escolher pela alegria cabe a você. Dá trabalho, mas eu lhe garanto que o resultado é muito melhor.

A Palavra nos ensina algumas coisas importantes para não perdermos a alegria: “Feliz aquele que não resvalou por uma palavra da sua boca e que não é atormentado pelo remorso do pecado”. Feliz de você que não caiu no pecado por meio da sua boca.

A boca é o começo de muitas coisas em nossa vida. Por meio dela entra a água que nos purifica e o álcool que nos embriaga, entra o beijo de carinho e saem as piores ideias e palavras. Então, feliz é aquele que não cai por aquilo que diz.

Se há uma coisa que você deve preservar na sua vida é a sua boa fama, e ela é baseada em muito do que você fala; por isso, tome cuidado para não ser conhecido como uma pessoa que só fala coisas ruins.

Não fique contente com a desgraça alheia e com as piadas e maldades que os outros espalham. Não se alegre ao ver o mal atingir alguém nem comente sobre essas coisas. Isso envenena o coração. Você precisa barrar as informações ruins; e quando não as conseguir impedir, não as passe adiante.

A pessoa fofoqueira é sempre detestável. Como é triste ser reconhecido pelo que não presta! Deus nos livre de sermos procurados por sermos conhecidos como pessoas que fazem o que é ruim. Quem diz coisas ruins ouve coisas ainda piores. Que Deus nos cure das feridas que foram cravadas em nosso coração e em nossa mente, a partir de palavras ruins que nós dissemos.

A segunda coisa que a Palavra nos ensina para sermos felizes é: “Feliz aquele a quem sua alma não condena”. Feliz de você que não traz o remorso no coração, que errou sem maldade, querendo acertar.

Se um dia você fez algo de ruim, cure esse remorso com o arrependimento e a confissão. Assim você terá paz. Como é bom fazer o bem e não ter ninguém o acusando de nada.

Por fim, a Palavra diz: “Feliz aquele que não arrefeceu em sua esperança”. Feliz de você que não se arrependeu de esperar em Deus.

Mantenha sua esperança no Senhor quente e fervorosa, pois, como a própria Palavra diz: “Os que esperam no Senhor vão renovar as suas forças.” Essa é uma promessa que não volta. Quem espera não fraqueja, avança apesar de tudo.

Confie no Senhor e encha o seu coração do que torna o seu rosto mais bonito e o seu coração mais alegre e saudável.

É tempo de purificar o coração do mal e viver bem em Deus.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.