Sorrindo pra vida - 01/04/2014

O Espírito de Deus inspira-nos a irmos ao encontro do Senhor

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 1º de abril de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 19,1-10.

“Deixe de lado aquilo que o leva ao pecado e seja um homem novo”, orienta padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

O Evangelho de hoje é muito conhecido por nós, pois fala sobre Zaqueu.

A Palavra começa dizendo que Jesus havia entrado em Jericó. Mas, para entendermos todo o contexto, precisamos voltar ao versículo 18. Antes de entrar em Jericó, próximo dalí, o Senhor tinha curado um cego e, com certeza, a multidão que O seguia, vendo o milagre, espalhou a notícia. É aí que chegamos ao Evangelho de hoje.

Ao entrar em Jericó, Jesus, que já era seguido por muitas pessoas, também era esperado por uma multidão. Muitos sabiam sobre o Messias, outros estavam ali apenas por curiosidade, por ouvirem a boa fama que Ele tinha. Passando pela cidade, havia um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos, cobrador de impostos e um homem muito rico.

Fico encantado por ver os detalhes ressaltados por São Lucas, quando ele faz questão de dizer que Zaqueu era rico. Ele queria mostrar que o chefe dos publicanos não precisava ir ao encontro do Senhor, mas foi apenas por curiosidade, porque, provavelmente, ouviu falar bem de Jesus e dos Seus milagres.

Zaqueu queria saber quem era o Messias, mas, por seu baixinho, não conseguia ver o Senhor passando. Talvez ele tenha pensando: “Meu dinheiro não vai me ajudar a ver o Senhor”. Foi aí, diz a Palavra, que Ele teve uma ideia: correr na frente e subir em uma árvore para poder vê-Lo. Em minha opinião, Zaqueu não teve essa ideia sozinho, mas foi inspirado por Deus. E Jesus, que é onipresente, onisciente e onipotente, sabia que Zaqueu O queria ver.

Fico pensando que o desejo que nós temos de ver Jesus também funciona assim. A vontade não parte de nós, mas do Espírito de Deus que habita em nós. Na Passagem, não era Zaqueu quem queria ver Jesus, mas sim o Senhor, que queria ver Zaqueu e tocá-lo. Não é você quem deseja encontrar o Senhor, é Ele quem quer encontrá-lo.

Ao olhar para cima e ver Zaqueu na árvore, Jesus disse: “Desça depressa, Zaqueu, porque, hoje, preciso ficar em sua casa”. Imaginem a reação do cobrador de impostos ao ouvir o Messias, um desconhecido, dizer seu nome. Ele deve ter ficado pasmo! No momento em que o Senhor falou o nome de Zaqueu, com certeza, o coração deste foi tocado. Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria.

Meu irmão, hoje é o momento do toque de Deus na sua vida. Essa Palavra é para você! Jesus está lhe dizendo: “Desça depressa! Hoje vou ficar na sua casa. Desça dos seus pecados, das suas falhas e dificuldades; pare tudo o que estiver fazendo, porque, hoje, Eu quero ir à sua casa”.

Jesus vai à casa de Zaqueu. Vendo isso, todo o povo começou a falar que o Senhor estava indo para a casa de um pecador. Na verdade, o que eles não entendiam é que o Zaqueu que havia subido na árvore não era o mesmo que havia descido. Ele tinha sido transformado por Jesus e já não era mais um pecador.

Quantas vezes nós, quando nos encontramos com Deus, somos incompreendidos por nossa família por estarmos diferentes e por termos mudado de vida? As pessoas não entendem que o homem novo tem atitudes novas e muda num estalar de dedos.

Hoje, Jesus pede que você saia de onde está e mude de vida. Que você faça a experiência de ser um homem novo e uma mulher nova.

Zaqueu tinha realmente mudado, tanto que, depois de todos falarem, ele pôs-se de pé e disse ao Senhor: “A metade dos meus bens, Senhor, eu dou aos pobres; e, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Era o homem novo tendo atitudes novas. Ele deixou de lado o que o fazia pecar – o dinheiro – e tomou a decisão de ajudar quem precisava e quem ele havia prejudicado.

O que faz você pecar? Seja o que for, deixe de lado aquilo que o leva ao pecado e seja um homem novo, uma mulher nova com atitudes novas.

Se você está magoado com alguém, tenha a atitude de um homem novo, vá até essa pessoa, mesmo estando certo, e peça-lhe perdão. Faça uma penitência, deixe de comer algo, por exemplo, e pegue o dinheiro que você iria usar e o dê aos pobres.

Hoje, nós queremos pedir ao Espírito Santo que nos faça recordar as coisas de que precisamos para ser melhor. Peçamos que Ele nos ajude a ver quais atitudes de homem novo precisamos ter neste dia.

Venha, Espírito de Deus, sobre nós.

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.