Sorrindo pra vida - 28/03/2014

Transborde a alegria que vem de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 28 de março de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmos 4,7-9:
“Muitos dizem: “Quem nos fará ver a felicidade?” Senhor, levanta sobre nós a luz da tua face! Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles. Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Senhor, me fazes viver tranquilo.”

“Na decisão que você toma de ir ao encontro do outro, o Senhor preenche o seu vazio”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Deus nos conhece muito bem, tanto nos momentos de orgulho quanto nas horas em que somos mesquinhos, quando vacilamos pela insegurança e pelo sentimento de vazio.

Às vezes, sentimos um vazio no coração e uma insegurança, porque nem sempre nossa vida anda pelos caminhos que queremos e prevemos. Então, nos questionamos: “Quem nos fará ver a felicidade?”.

A partir dessa pergunta, a Palavra de Deus nos dá uma resposta. O Espírito Santo, que nunca nos deixa, que foi o amigo inseparável de Jesus, neste mundo, e que agora quer ser o nosso melhor amigo, vem em socorro à nossa fraqueza e coloca em nossos lábios e em nosso coração esta resposta: “Senhor, levanta sobre nós a luz da Tua face!”

Você quer ser feliz? Então, ore. Recorra ao Senhor e Lhe diga: “Levanta sobre mim a luz da Tua face, Senhor. Revela a Tua presença nesse rumo que a minha vida tomou”.

Quando sentimos um vazio no coração e achamos que estamos sós nesta vida; pensamos que as coisas humanas e o amor dos outros vão preencher esse vazio, mas, lá no fundo, fica faltando algo. Esse sentimento nos deixa com medo e inseguros. Começamos, então, a observar as nossas carências e percebemos que a vida vai passando, e que tudo aquilo que nós tanto esperávamos não aconteceu.

Alguns, quando passam por isso, tentam encontrar consolo na bebida. Há pessoas que extrapolam e perdem o controle; outras que relaxam e se sentem melhor com uma pequena quantidade. Mas, aqui, nós temos a resposta de algo muito melhor, que nos consola e nos traz muito mais felicidade: a presença de Deus.

A bebida traz alegria? Sim, porém uma alegria fajuta, cheia de contra-indicações, que vai embora assim que o efeito do álcool passa. Agora, a alegria que vem pela presença de Deus é verdadeira. Ela não se perde nem nos engana. Permanece para sempre no nosso coração e nos dá a certeza de que, depois de tudo, podemos descansar em paz.

Talvez, você se pergunte por que ainda sente esse vazio no coração, sendo que já tomou a decisão de ser de Deus. Eu lhe respondo: será que você não está recebendo amor em abundância de Deus e dos outros, mas não o está compartilhando com ninguém? Quando só queremos receber e não damos nada a ninguém, mesmo tendo todo o amor do mundo, nós nos sentimos vazios.

Comece a partilhar os dons que você tem, seja prestativo e generoso; logo, você vai descobrir que o Espírito Santo caminha à sua frente, abrindo caminhos para você e aumentando ainda mais a sua generosidade e sua capacidade de ajudar.

Quando Deus vê uma pessoa de coração aberto, decidida a amar, Ele une o Espírito Santo a essa pessoa de tal maneira que Ele aumenta a sua capacidade de ajudar. Na decisão que você toma de ir ao encontro do outro, o Senhor preenche o seu vazio e alarga a sua capacidade de ser bom.

O nosso coração só é preenchido e transformado verdadeiramente pelo poder do Espírito Santo; para isso, precisamos estar de coração aberto. Quando abrimos o coração para servir, o Senhor mesmo faz brotar em nós o amor. A partir daí, corremos o “risco” de sentir muita coisa, menos o sentimento de vazio, porque ele é preenchido por Deus, que nos dá mais alegria do que qualquer coisa nesta vida. É um caminho concreto, que passa, pelo menos, por três etapas: a oração, a mortificação e o serviço.

Você quer ser feliz? Então, reze, mortifique-se e sirva. Orar para unir-se a Deus, pois sem Ele a sua força é pouca e fraca. Mortificar-se, porque a pessoa que é do Senhor precisa matar em si o que não vem d’Ele. O serviço é colocar à disposição das pessoas para fazer o bem.

Você quer fazer do seu dia um momento de oração e fechar todas as portas para o mal? Vá à Missa e comungue. Se, por falta de confissão, você não puder comungar, confesse-se. Depois disso, ofereça seu dia a Deus e faça o bem.

Termino essa reflexão rezando especialmente por quem enfrenta dificuldades com o vício do álcool, mas tem vergonha de admitir sua fraqueza. Se você quiser, Deus vai lhe dar algo muito maior, que o fará transbordar de alegria, e você não precisará mais do álcool para se sentir feliz.

Vamos rezar e transbordar a alegria de Deus!

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.