Sorrindo pra vida - 26/03/2014

Seja forte e corajoso!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 26 de março de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Deuteronômio 31,6-8:
“‘Sejam fortes e corajosos! Não tenham medo, nem fiquem apavorados diante delas, porque o Senhor seu Deus é quem vai com você. Ele não o deixará, e jamais o abandonará’. Então Moisés chamou Josué e, na presença de todo o Israel, disse a ele: ‘Seja forte e corajoso! Pois você entrará com todo este povo na terra que o Senhor prometeu dar a seus antepassados, e você repartirá a herança entre eles. O próprio Senhor irá à sua frente. Ele estará com você; não o deixará, e jamais o abandonará. Não tenha medo, nem se acovarde’.”

“A nossa fraqueza nos faz muito mais fortes quando recorremos a Deus”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

“Por isso, não tenha medo nem se acovarde.” Essas palavras nós não dizemos para quem não corre o risco de se atemorizar e se acovardar, mas sim para quem está desanimando da vida, temendo algo, indeciso pelo receio do que ainda está por vir.

Moisés era fraco e, muitas vezes, hesitante, mas, por sua amizade com Deus, ele vencia o medo e a dúvida. Um dia, por medo, ele fugiu para o deserto, mas, naquele momento, ele encoraja Josué, que também é um ser humano cheio de fragilidades e discípulo de um homem que foi talhado pelo Senhor a partir do medo. Nós estamos falando de pessoas medrosas, cheias de dúvidas, capazes de se acovardar, mas que aprenderam a ter coragem nos sofrimentos da vida.

Coragem é uma coisa que construímos no decorrer da vida; até a pessoa mais tímida e medrosa pode ser corajosa se contar com a força do Espírito Santo.

Hoje, o Espírito de Deus quer revestir você de coragem e, diante de tudo que está por vir, o próprio Senhor lhe diz: “Seja forte e corajoso”.

Você tem problemas para resolver, um trabalho a realizar, algo para ser corrigido ou retirado da sua vida? Seja forte e corajoso! Não se intimide nem tenha medo, porque Deus está com você e, por isso, nada poderá impedi-lo de fazer o que é bom e correto.

O Senhor Deus é o seu guia, Ele mesmo o conduzirá em todo bom propósito e não o deixará nem o abandonará. Não tenha medo nem se acovarde.

Talvez, assim como Josué, você seja escolhido para levar os seus para Deus. Por esse motivo, o Senhor lhe traz essa Palavra e pede que você seja forte e corajoso, porque Ele está lhe dando a incumbência e a capacidade de trazer um povo para Ele.

Você pode achar que não é capaz de fazer o que Deus pede, mas é Ele mesmo quem será a sua força e o guiará nesse caminho. Você terá força e coragem não por si só, mas porque conta com o Altíssimo em tudo, sobretudo na hora da fraqueza.

A sua fraqueza o faz muito mais forte quando você recorre a Deus. O fraco que não recorre ao Senhor é simplesmente fraco, mas aquele que busca n’Ele sua força se torna um verdadeiro milagre, invencível pelo poder do Espírito Santo. Não ceda ao medo nem à covardia. Se você está se sentindo fraco para as lutas do dia a dia, apegue-se ao Senhor.

Cada pessoa tem um motivo que a faz se sentir fraca: uma preocupação, um sentimento de tristeza, um relacionamento, um familiar que está doente, um pecado que está alojado na alma e que se não for cuidado pode adoecer todo o corpo. Diante dessas situações, apegue-se a Deus, reze e siga sendo forte e corajoso.

Muitas vezes, diante de uma situação ruim, você pede que Deus tire o sofrimento do seu caminho, mas Ele não fará isso. O Senhor será a sua força, não resolvendo o seu problema ou o tirando de uma dificuldade, mas sendo Ele mesmo a sua força. Depois que tudo terminar, Ele permanecerá ao seu lado. Se você não for íntimo de Deus e não se colocar sempre em oração, correrá o risco de pensar que Ele não o ama, porque Ele não fará as coisas do seu jeito. O que você precisa entender é que o Senhor sempre ouve a todos, só que ora Ele dá o que Lhe pediram, ora Ele dá algo diferente, que será muito melhor.

Deus, às vezes, nos leva por caminhos de humilhação para aprendermos a ser pessoas melhores e para poder mortificar as forças do pecado que estão em nós. Bendito seja o Senhor por essas humilhações. Ele não as provoca, mas aproveita os golpes das tribulações e da tentação para tirar de nós o homem velho e, no meio de tudo, jamais deixa nos faltar a Sua graça.

Você está sendo golpeado pelo temor e tem vontade de se acovardar? Saiba que o Senhor o está revestindo com a graça divina, para você não fugir nem desistir. Nas horas mais escuras e de maior fraqueza, a força de Deus é mais evidente e o sustenta. A nossa força vem de Deus. A presença d’Ele é o único remédio capaz de acabar com o mal na nossa vida. Com Ele seguimos sem medo e covardia.

Peça a Deus a Sua graça e o Seu Espírito e Ele lhe responderá: “Eu mesmo serei o seu guia. Não vou deixá-lo nem abandoná-lo. Eu irei à sua frente, estarei ao seu lado nessa hora. Não tenha medo e não se acovarde.”

Palavra do Senhor. Graças a Deus!

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.