Sorrindo pra vida - 18/03/2014

Jesus nunca desiste de nós

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 18 de março de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 21,1-19.

“Quando ouvimos a voz de Deus e O obedecemos, a providência d’Ele, na nossa vida, vai além”, afirma padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A Palavra de hoje nos fala sobre a aparição de Jesus aos discípulos. Podemos até, num rápido momento, pensar que esse é o trecho da pesca milagrosa, mas não. Jesus aparece aos discípulos já ressuscitado.

O Evangelho diz que estavam juntos, no mar de Tiberíades, Simão Pedro, Tomé, Natanael – conhecido como São Bartolomeu –, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos, totalizando sete pessoas. O número sete representa a perfeição, significava que todos os discípulos estavam, ali, representados pelos sete.

Depois da Morte e Ressurreição de Jesus, eles tinham voltado à velha vida de pescadores, já que não tinham mais a presença do Mestre entre eles. Então Pedro diz que vai sair para pescar e os outros dizem que vão com ele. Podemos ver que, mesmo sem o Senhor, eles continuavam vivendo juntos, em comunidade, um ajudando o outro.

Diz a Palavra que eles passaram a noite toda pescando e não conseguiram nada. A noite representa a treva, significa que eles foram pescar sem Jesus, contando apenas com suas habilidades. Muitas vezes, nós vamos realizar as coisas sem a presença do Senhor. Mas o Evangelho é claro quando nos ensina que sem Deus não damos frutos e não conseguimos fazer nada direito. Realizar as coisas sem Jesus é fazê-las sem fecundidade, sem a Sua unção. Que tal, a partir de hoje, começarmos a fazer as coisas na presença do Pai?

O Evangelho continua dizendo que eles não pescaram nada durante a noite. Quando amanheceu, Jesus lhes apareceu, mas ninguém O reconheceu. Então, Ele disse: “Filhinhos, vocês têm alguma coisa para comer?”. Eles responderam: “Não”. O Senhor sabia que eles não tinham nada, mas perguntou de propósito, porém, percebam que Ele os chamou de “filhinhos”. Mesmo sabendo que os discípulos foram pescar sem Ele, Jesus não deixou de os tratar como filhos. Quando nós estamos sem Deus, pecando e tirando-O da nossa vida, Ele continua ao nosso lado, nos tratando como filhos. O Senhor não desiste de nós, Ele nos espera, deixa a fase difícil passar, aguardando nosso retorno para a confissão.

Depois de perguntar se eles haviam conseguido algum peixe, Jesus fala para eles lançarem a rede do lado direito do barco. Com certeza, eles já tinham tentado pescar ali. De repente aparece o Senhor e manda-os fazer de novo? Muitas vezes, para Deus agir em nós, temos de ser humildes, deixar o orgulho de lado e obedecer. Essa ordem de Jesus servia para que eles vissem que a pesca só aconteceria por causa da obediência deles.

Quando ouvimos a voz de Deus e O obedecemos, a providência d’Ele na nossa vida vai além. Pedimos uma coisa, Ele nos dá dez. Os discípulos não conseguiram puxar a rede de tantos peixes que pegaram e, reconhecendo esse milagre, o discípulo que Jesus mais amava disse a Pedro: “É o Senhor”. Ouvindo isso, ele vestiu a roupa, pois estava nu, e pulou dentro d’água. Diz aqui que ele se vestiu, porque, estando nu, Pedro estava sem dignidade. O Pedro que havia negado o Senhor, que se sentia culpado por isso e tinha voltado para a vida velha, vestiu-se para ir ao encontro do Cristo Misericordioso. É assim que Deus age conosco! Mesmo que nós O abandonemos, Ele não desiste de nós e vem ao nosso encontro para nos resgatar.

Ao chegarem todos à terra firme, viram que Jesus estava fazendo um “churrasco” para eles. O Senhor pede que eles peguem os peixes que haviam acabado de pescar. Logo, Simão Pedro vai até a rede e a arrasta para a praia. Estava cheia com 153 peixes. Mas uma coisa é intrigante: se antes eles tiveram de puxar a rede juntos, por que, agora, Pedro, sozinho, conseguiu arrastá-la? É porque, agora, ele estava renovado, cheio do Espírito Santo, se sentindo perdoado por tudo que havia feito.

Depois que acabou o “churrasco”, Jesus chamou Pedro em um canto e lhe perguntou: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.” Jesus, então, diz: “Cuide das minhas ovelhas”. O Senhor faz essa pergunta mais duas vezes, e Pedro responde a mesma coisa todas as vezes.

Perceba que Jesus não chama Pedro de Pedro, mas sim de Simão. Simão era o nome que ele tinha antes de ser apóstolo. O Senhor fazia isso, porque Pedro estava na vida velha e não se sentia mais digno de ser como Pedro. Mas, renovado pelo perdão de Deus, O Senhor o chama de volta para ser pastor das Suas ovelhas, tanto que Pedro foi o primeiro Papa da Igreja.

Jesus não desistiu de Pedro. Hoje, ele vem até você, que está no pecado e que O abandonou, para lhe perguntar: “Você me ama? Se sim, volte para Mim.” Ele o está chamando de volta.

Nós estamos na Quaresma, tempo de conversão, de mudança. No dia de hoje, tome essa decisão. O Senhor ama você e está indo ao seu encontro, dizendo: “Você me ama, então volte! Eu não desisti de você”. Se você está com vergonha, sentindo-se mal por pecar, Ele o abraça, nesse momento, e o acolhe, assim como fez com Pedro.

Busque a Deus nesta manhã. Ele está indo ao seu encontro, porque o ama e o espera na confissão, para que você volte para Ele.

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.