HOMILIA - 18/02/2015

Voltemos para as mãos de Deus

Homilia da Santa Missa do Clube da Evangelização, presidida pelo padre Roger Luís no dia 18 de fevereiro de 2015.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo narrado por São Mateus.
Capítulo 6, versículos de 1-6.16-18

homilia_18022015

Iniciamos a nossa caminhada quaresmal nesta Quarta-feira de Cinzas. É tempo de renovação, e isso é possível quando mergulhamos no nosso interior e revemos a nossa caminhada com Deus. Permitamo-nos, neste tempo quaresmal, ser encontrados pelo Senhor.

A liturgia, durante os 40 dias de Quaresma, nos ajuda com a proposta de interiorização e encontro com o Senhor. Ela confronta a nossa vida para que, ao olharmos para nosso interior, percebamos quais são as áreas de nossa existência que precisam ser modificadas. O grande convite de Jesus é que nos voltemos para Ele e com determinação mergulhemos naquilo que é projeto de Deus em nossa vida, porque nós somos embaixadores de Cristo, como ensina São Paulo.

A cada ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos propõe um tempo para nos revermos como Igreja. Este ano o tema a ser tratado pela Campanha da Fraternidade vai ser: “Igreja e sociedade”, exatamente para que nós cristãos possamos dar testemunho de vida em todos os segmentos da sociedade, em todas as esferas desta: na saúde, na educação, na política, entre outros. Somos chamados a dar um bom testemunho no mundo. Com o lema: “Eu vim para servir” (Mc 10, 45), a Igreja nos chama a prestar esse serviço em nossa sociedade, como ela já o faz em tantas obras assistenciais, escolas, hospitais, etc. Devemos deixar de viver de aparências e ser cristãos de verdade.

Que pelo nosso testemunho as pessoas possam olhar para nós e dizer: “Ali vai um católico de verdade”. Não sejamos hipócritas nem vivamos de aparência, mas verdadeiramente deixemos que o Senhor transforme o nosso coração.

Que neste tempo quaresmal nos reavaliemos e nos perguntemos à luz da Palavra de Deus: “Eu tenho vivido de acordo com o que o Senhor me chama a viver?”

Na primeira leitura de hoje, o profeta Joel nos traz a beleza da face de Deus e nos revela como Ele é: Deus é benigno, bom, compassivo, paciente e cheio de misericórdia, é um Deus disposto e inclinado a perdoar os nossos pecados. Independentemente do que tenhamos vivido, o que importa é a nossa decisão no dia de hoje. Qual é a resposta que daremos a Deus nesta Quaresma? Voltemos para Ele de todo o nosso coração!

Irmãos, nosso Deus é inclinado a nos perdoar! Precisamos buscar a conversão e sair da superficialidade, praticar obras de caridade, a oração, o jejum e dar esmolas. Não façamos nada para nos mostrar aos homens, mas sim a Deus. Rasguemos o nosso coração diante d’Ele. Sejamos sinceros com Ele e peçamos o auxílio d’Ele na luta contra o pecado.

Viemos do pó. O Senhor nos chama a atenção ao nos comunicar que ao pó voltaremos. Tenhamos coragem de voltar para o Pai. Rezemos: “Renova meu coração, Senhor. Eu quero voltar para o Senhor. Pai das Misericórdias, assim como vemos, neste mosaico [referindo-se ao mosaico do filho pródigo no Santuário do Pai das Misericórdias], o filho abraçado com o Senhor, peço-Lhe: abraça-me, cura-me e levanta-me”.

Voltar ao pó é voltar à segurança das mãos do Pai. Do pó da terra, o Senhor criou o ser humano. Voltemos novamente para as mãos de Deus e permitamos que Ele nos modele. Quando Deus modelou o homem, Ele olhava para Jesus, pois o Pai queria que fôssemos à Sua imagem e semelhança. Perguntemo-nos: Estamos parecidos com Jesus no nosso dia a dia? Peçamos ao Senhor que nos remodele e que, se preciso for, quebre tudo em nós e nos refaça para que voltemos a nos parecer com Cristo.

Não é mais tempo de brincarmos de ser cristãos! Basta olhar para o mundo e ver quantos irmãos têm dado a vida por amor ao Evangelho. E nós, até que ponto viveríamos isso? Estamos preparados? Não vivamos um Cristianismo “light”.

Temos a intenção de fazer alguma penitência nesta Quaresma? Nossas propostas penitenciais devem nos fazer crescer como cristãos. Por que não visitarmos um asilo, hospitais, presídios? Quaresma é tempo de conversão interior e social.

Hoje qual é a nossa decisão? Não importam os caminhos pelos quais tenhamos andado, basta apenas a decisão de nos voltarmos para o Senhor. Este é o tempo favorável, este é o tempo da salvação!

Assumamos o compromisso de ser sal da terra e luz do mundo. Voltemos para as mãos de Deus para que Ele nos modele à imagem e semelhança de Seu Filho Jesus Cristo, e que o Espírito Santo sopre novamente vida em nós.

Padre Roger Luís
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva