HOMILIA - 08/04/2015

Ressuscitemos com Cristo

Acompanhe abaixo o áudio e a transcrição da homilia do padre Roger Luís na Santa Missa presidida por todas as intenções dos sócios evangelizadores desta obra de Deus.

Homilia_08042015_clube_padreroger

Padre Roger Luis, sacerdote da Comunidade Canção Nova / Foto: Arquivo CN – cancaonova.com

Estamos celebrando a Páscoa do Senhor. É muito importante percebermos como Deus nos conduz na espiritualidade deste tempo. A liturgia nos traz o Evangelho dos discípulos de Emaús, os quais estavam voltando para a sua vida velha. Antes da morte de Jesus, eles saíram de sua cidade para seguir Cristo; agora, porém, retornaram, voltavam para sua cidade abatidos, com o sentimento de derrota, pois a esperança havia acabado com a morte de Jesus.

Podemos nos colocar na fraqueza desses discípulos, porque muitos de nós gostamos de viver no negativismo. Aquele que faz fofoca atenta contra a vida do outro; mudemos, então, o rumo da nossa vida se ainda temos o hábito de falar dos outros.

O Espírito da Ressurreição vem para nos libertar do negativismo, do pessimismo, de nós mesmos. Deus quer nos libertar da tendência que nos cega e nos impede de enxergá-Lo. Aqueles discípulos estavam cegos e não conseguiam enxergar o Senhor, porque estavam olhando apenas para o negativo. As mulheres já haviam proclamado a Ressurreição de Cristo.

Jesus se coloca ao nosso lado para que experimentemos a força da ressurreição. Não somos chamados a viver o negativismo, não somos chamados a viver como urubus atrás de carniça, pois o Senhor não apodreceu, mas ressuscitou. Proclamemos que Ele está vivo!

Cristo quer fazer nosso coração ressuscitar. Ele se colocou ao lado daqueles discípulos e começou a ensinar-lhes as Escrituras, pois sabia que, pelo poder da Palavra, a obra se realizaria novamente na vida daqueles homens. O Senhor sentou-se à mesa com eles, mostrando intimidade com aqueles discípulos. Ao partir o pão, eles reconhecem Cristo e, ao verem que o Senhor ressuscitou, voltaram para Jerusalém a fim de testemunhar que o Senhor está vivo.

Na hora que reconhecem Jesus, toda a tristeza e angústia que estavam no coração deles se dissipou. Por Sua morte e ressurreição, o Senhor nos deu vida e salvação. E Ele quer nos libertar da tristeza e do batimento, quer mudar nossa vida e curar nosso coração. Cristo quer nos libertar de todo o espírito de morte.

Rezemos: “Senhor, liberta a minha mente, liberta minha mentalidade de todo negativismo esterilizante e pessimismo reinante, para que eu olhe para frente, para que eu olhe para o que o Senhor conquistou para mim, que é a vida eterna, o céu, o paraíso. Eu quero experimentar a ressurreição da minha fé e esperança. Renuncio agora a toda derrota e decepção; assumo tudo aquilo que o Senhor tem para mim. Muda minha mentalidade, meu pensamento, minha visão, para que eu enxergue, a partir de hoje, com os olhos da fé”.

Precisamos nos libertar daquele realismo falso do “menos” e abraçar a promessa do “mais”. Somos o povo da ressurreição. Somos o povo que, mesmo passando pela cruz, por humilhações e perseguições, temos a visão do Ressuscitado, temos a certeza de que passará. Abracemos a cruz, pois ela é apenas a passagem, a ressurreição acontecerá.

Tenhamos o posicionamento de um povo ressuscitado, busquemos aquilo que é do Alto. Não abramos mão da Verdade. A fé foi edificada pelo Sangue de Jesus e Ele ressuscitou para que nós ressuscitássemos com Ele.

Depois que Pedro e João experimentaram a força da ressurreição, do homem novo, a visão deles mudou. Quando entraram no templo, viram aquele coxo que lhes pediam esmola. Pedro disse: “Ouro e prata não tenho, mas o que tenho lhe dou, levanta e anda”, e dando a mão para aquele homem, ele se levantou e saiu saltando. No coração daquele que ressuscitou não existe impossíveis. .

O homem que experimenta a ressurreição vive a expectativa de encontrar-se com o Amado. Por isso ele não para, mas espera grandes coisas em Deus. Quando experimentamos a ressurreição, superamos as perdas e ultrapassamos os obstáculos, pois temos a certeza de que o Senhor está conosco e não há o que temer.

Padre Roger Luís
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva
contribuicaocn1