HOMILIA - 13/05/2015

O mundo precisa de sentinelas de Deus

Padre Roger Luís, na homilia desta quarta-feira, dia 13 de maio de 2015, guiado pela liturgia do dia, nos faz refletir sobre como estamos vivendo nosso chamado a ser sentinelas. Somos convocados por Deus a orar e a sacrificar-nos pelos nossos irmãos, dando testemunho de que somos cristãos, somos filhos de Deus e da Virgem Maria. Confira o áudio e a transcrição da homilia:

13052015_Homilia Clube

Padre Roger Luís / Foto: Arquivo CN – cancaonova.com

Os homens de Deus, apresentados a nós na Bíblia, são impressionantes. A figura de Paulo, na primeira leitura de hoje, nos faz compreender como o homem muda seu caráter quando se abre à ação de Deus em sua vida.

Paulo era um perseguidor dos cristãos e, mesmo tendo se convertido, os apóstolos desconfiavam dele. Então Barnabé confirma que aquele homem [Paulo] verdadeiramente voltou seu coração ao Senhor. O homem que tem caráter não é uma pessoa de “duas caras”.

Não podemos abrir mão da verdade. Temos de ser cristãos que foram visitados pela ação do Espírito Santo. Hoje não são somente os intelectuais gregos que zombam de nós [a exemplo do que ocorria com os discípulos de Jesus], mas o mundo todo. Um mundo de corrupção e desvirtuamento de valores.

Não façamos aliança com o relativismo. O Papa emérito Bento XVI nos ensina que não podemos abrir mão dos valores inegociáveis, como o direito à vida, desde sua concepção até sua morte natural; o direito do pai e da mãe, na liberdade, de educar seus filhos de acordo com os valores e a moral cristã e o direito ao matrimônio entre o homem e a mulher.

Não queiramos agradar aos homens, mas sim viver a direção que o Senhor nos dá. “Admiro-me de que tão depressa, abandonando aquele que vos chamou na graça de Cristo, tenhais passado a outro evangelho. Não que haja outro, mas acontece que algumas pessoas vos estão perturbando e querem corromper o evangelho de Cristo. Pois bem, mesmo que nós ou um anjo vindo do céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excluído! Como já dissemos e agora repito: se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja excluído. Tenho eu buscado a aprovação dos homens ou a de Deus? Acaso procuro agradar aos homens? Se ainda quisesse agradar aos homens, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1,6-10).

Quantas pessoas vivem a dupla personalidade, ou seja, são de um jeito dentro da igreja e de outro em casa e no trabalho. Temos de encarar o mundo de cabeça erguida, pois, muitas vezes, nós cristãos temos vergonha de testemunhar que somos de Deus, não assumimos nossa identidade de filhos do Altíssimo.

Sejamos autênticos! Não estamos em tempo de viver a vida dupla: ser de Deus e do mundo. Paulo testemunhou Jesus por inteiro. Não podemos “afrouxar” diante das pessoas que tentam zombar da nossa fé.

No livro do profeta Ezequiel, no capítulo 33, vemos o Senhor falar sobre as sentinelas. Somos sentinelas d’Ele! E ao olhar para a Festa de Nossa Senhora de Fátima, vemos que Deus escolheu três sentinelas [os Três Pastorinhos] para anunciar a verdade e advertir o mundo sobre sua conduta. O Senhor confia em nós, por isso nos chama a ser sentinelas d’Ele, a anunciar às pessoas que é preciso se converter e voltar para Ele. Por essa razão Maria revelou, em Fátima, que muitas almas estavam se perdendo.

Nossa Senhora confiou uma mensagem muito importante a três crianças, que se colocaram como sentinelas do Senhor, e lhes pediu que orassem pela conversão dos pecadores. Chamado que Deus também faz a todos nós ao nos pedir que oremos pela conversão dos pecadores, pois muitas almas têm ido para o inferno por não ter quem se sacrifique por elas.

Não tenhamos uma oração intimista, na qual pedimos graças somente para nós e nos esquecemos daquele que está ao nosso lado. A espiritualidade de Fátima nos faz sair de nós mesmos e rezar pelos pecadores. Que despertemos para viver o chamado de ser sentinelas do Senhor!

Padre Roger Luís
Missionário da Comunidade Canção Nova

bota_clube_300_100