HOMILIA - 15/04/2015

Estamos caminhando sob a luz do Ressuscitado?

Na homilia desta quarta-feira, dia 15 de abril de 2015, padre Roger Luís, auxiliado pelas leituras do dia, indagou: “Jesus é o centro de nossa vida? Estamos caminhando sob a luz do Ressuscitado?”. Afirmando que Cristo ressuscitou para nos dar vida nova, e como filhos da luz, precisamos dar um autêntico testemunho cristão de santidade, bondade e justiça ao mundo.

Confira áudio e transcrição:

homilia_15042015

Padre Roger Luís / Foto: Daniel Mafra – cancaonova.com

É o Espírito Santo quem nos conduz à verdade. Somos chamados a contemplar a ação do Ressuscitado dentro da Santa Igreja. O Pai investe na humanidade e responde ao grito do infeliz, como cantamos no Salmo: “Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido”. Tudo o que tem sido produzido na vida da humanidade é resposta da oração do povo que rogou a Deus.

O Filho executa o plano do Pai para atender ao clamor de Seu povo. Por amar o mundo, Deus nos enviou Seu Filho para que, com Sua morte, tivéssemos a vida eterna. Jesus inaugura a vida eterna com a Sua Ressurreição. Cristo nos traz a vida eterna e, ao crermos n’Ele, somos merecedores da eternidade. Ele foi enviado ao mundo para nos salvar e não para nos condenar. A condenação só acontece na vida daqueles que não querem crer em Deus; em contrapartida, a salvação se estabelece na vida daqueles que acreditam em Cristo.

Precisamos nos questionar: Como anda nossa vida? Quais têm sido as nossas preferências? Jesus é o centro de nossa vida? Estamos caminhando sob a luz do Ressuscitado? No dia do julgamento final, os homens que preferiram as trevas à luz serão condenados. A nossa fé precisa ser iluminada por Cristo.

A luz de Cristo veio para iluminar nossos relacionamentos, afetividade, sexualidade, amizade, palavras e gestos. A luz do Senhor precisa iluminar os sentimentos estragados do nosso coração. O medo da luz, que deixa vir à tona a verdade, faz com que queiramos nos esconder dela.

Por isso rezemos: “Ilumina, Senhor, minha vida e minha história. Ilumina, Senhor, com Sua luz de Ressuscitado o meu caminhar, as minhas atitudes, os meus pensamentos, as minhas palavras, a minha maneira de tratar as pessoas e o meu caráter. Ilumina-me, Senhor, para que quando eu estiver no meio da multidão ou em lugares onde ninguém me conheça, que verdadeiramente eu mostre quem eu sou: alguém que foi iluminado por Sua luz. Transforma, Senhor, todo o meu interior e ações, pois eu não quero rejeitar a luz. Ilumina a minha casa, o meu trabalho, as minhas amizades e revela-me, por esta mesma luz, se tenho caminhado Contigo em meus relacionamentos.”

Celebrar a Páscoa é experimentar a luz de Cristo agindo em nós. Não estamos aqui para coisas passageiras e, sim, para a vida eterna. Precisamos sonhar com o céu! Sonhar com as coisas do alto. Desejemos somente aquilo que é do alto. O maior prodígio que o Pai fez, Ele que amou tanto o mundo, foi enviar Seu Filho para nos salvar.

Ao olharmos para Cristo, tenhamos a certeza de que vale a pena abraçar a cruz! Vale a pena o sacrifício. Aquele que quer o céu deseje ser iluminado pela luz do Ressuscitado. Almejemos o céu! Que o Senhor nos retire do materialismo e que caminhemos nesta terra com a certeza de que Ele escuta a nossa oração. Ele tem a vida eterna para nós! Assumamos que o melhor de Deus virá, e esse melhor é a vida eterna, o céu.

Nossa maneira de viver é a do mundo ou a de Deus? Precisamos, como os apóstolos, testemunhar a Cristo. Existe um modo de viver [de Cristo] e precisamos entrar neste molde. Temos que ser diferentes, não para sermos melhores, mas sim para seguirmos o caminho que Jesus trilhou. Somos deste mundo, mas não pertencemos a este mundo.

O mundo tem feito de nós um povo amedrontado. Rompamos com o modo de viver deste mundo. A maneira como vivermos aqui neste mundo nos trará a garantia de que receberemos a coroa da vitória. É o nosso modo de viver que atrai para o Senhor aqueles que se afastaram d’Ele. Não há portas fechadas para o testemunho, não há portas fechadas para o Evangelho! Sejamos o Evangelho vivo nos lugares pelos quais andamos.

Padre Roger Luís
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva
contribuicaocn1