HOMILIA - 13/08/2015

Correção fraterna, um gesto de amor

Na quarta-feira, na Santa Missa em intenção ao sócio evangelizador, padre Roger Luís meditou sobre o cumprimento das promessas de Deus e enfatizou que a correção fraterna é um gesto de amor.

Padre Roger Luís, ao presidir a Santa Missa em intenção ao sócio evangelizador, na quarta-feira, 12 de agosto de 2015, orientado pela liturgia do dia, convida-nos a voltar nossos olhos a Deus, pois é d’Ele que vem toda bênção e salvação. Confira o áudio e a transcrição da homilia.

Padre Roger_Santa Missa

Padre Roger Luís – Foto: Arquivo CN

Temos no Evangelho o exemplo de Moisés, um homem humilde, admirável, simples e submisso a Deus, que, mesmo sem ver o Senhor, conseguia conversar com Ele. Em uma de suas conversas com o Senhor, ele recebeu um pedido de Deus, porém, não o cumpriu e foi advertido por agir sem acreditar no milagre que o Senhor faria. Isso aconteceu por ele ter acreditado que o milagre dependia dele. Contudo ele se enganou, porque o milagre não depende dos homens, mas apenas de Deus.

O convite feito hoje a todos nós é o de depositar nossa confiança no Senhor porque é d’Ele que provém toda graça, toda bênção e toda salvação. Decida-se hoje a tirar os olhos dos homens e a colocá-los em Deus, pois a salvação e a transformação são do Senhor. Saia da fé materializada para também passar a entender, como Moisés, que existe uma terra prometida, que não é material, mas espiritual. O Senhor já abriu as portas para nos acolher nessa terra prometida que Ele preparou para nós. Agora é a nossa vez de agir. Precisamos tomar posse dessa promessa.

A terra que o Senhor nos promete é concreta, por isso precisamos caminhar com os olhos voltados para o céu. Com desejo no coração de um dia herdar essa terra, passar por essa porta, que é Cristo, e experimentar a salvação. Deus é o guia, cujo desejo é nos levar a ter essa esperança, nos salvar e nos preservar do pecado, do mal e do erro.

O Senhor Deus nos corrige para nos salvar, Ele não nos dá tudo aquilo que queremos para que não corramos o risco de nos perder; como um pai que ama o filho e sabe o que é melhor para este.

Algumas vezes, somos tomados pela distração e não aproveitamos da graça de Deus quando nossa espiritualidade está superficial, nem conseguimos notar o movimento d’Ele em nossa vida. Nós precisamos nos abrir ao Senhor e compreender que, a todo instante, o amor d’Ele nos envolve e Ele sempre nos concede a oportunidade de experimentar a salvação. Quem faz tudo acontecer em nossa vida é Deus, quem faz a obra progredir é o Senhor. Para isso, o Senhor apenas nos usa como instrumentos d’Ele.

Vivemos num mundo em que fixamos nossos olhos em pessoas e nos esquecemos da obra de Deus. Contudo, o Senhor não depende dos homens, Ele age em quem Ele quer e da maneira que quer. Por isso nossa confiança precisa estar em Deus. Queiramos sair da carnalidade e adentrar na direção do Espírito Santo de Deus. Tiremos os olhos dos homens e os coloquemos no Senhor. Peçamos ajuda a Deus para viver a experiência de comunhão com Ele, para que nossa confiança seja totalmente depositada n’Ele e para entender o chamado que Ele nos faz.

Se nós caminharmos de acordo com os conselhos de Jesus, se vivermos a experiência da transformação [proposta por Ele] e se permitirmos que a luz d’Ele dissipe as trevas de nossa vida, nós experimentaremos as promessas de Deus.

Padre Roger Luís
Missionário da Comunidade Canção Nova