HOMILIA - 24/06/2015

Chamados a ser profetas nos tempos atuais

Na festa da natividade de São João Batista, padre Roger Luís, na homilia da Santa Missa pelo Clube da Evangelização, medita sobre o que é ser um profeta nos tempos atuais e nos recorda do chamado que Cristo nos faz. Confira áudio e transcrição do sermão:

24062015_Homilia

Padre Roger Luís / Foto: Arquivo CN

Todas as coisas que existem no mundo são por Cristo, com Cristo e em Cristo. O Antigo Testamento tem a função de revelar algo à humanidade, ou seja, revelar Jesus Cristo ao mundo. O profeta é aquele que fala em nome de Deus e revela ao mundo a Sua glória.

João Batista nasceu de uma idosa estéril, que milagrosamente o concebeu em seu ventre; e Cristo nasceu de uma jovem Virgem. João representa o fim e o começo, já Cristo é a palavra profética para o início de um novo tempo. O precursor nasce de uma idosa para mostrar o que é antigo e seu pai, Zacarias, fica mudo a fim de expressar a mudez profética existente naquela época.

O profeta João dizia que ele era aquele que preparava os caminhos do Senhor. João é a voz que clama e Cristo é a Palavra, fatos descritos no Evangelho de São João: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. Veio um homem, enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos pudessem crer, por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina” (João 1,1-9).

Ao celebrarmos a natividade de São João Batista, somos convidados por Deus a ser participantes dessa profecia. Somos convocados pelo Senhor a ser profetas nesta geração. Se João preparou a primeira vinda de Cristo, nós somos chamados a preparar a segunda vinda do Senhor.

A vocação profética está em nosso coração. Quando olhamos para João Batista, vemos algo importante que devemos seguir: ele era servo. O profeta é aquele que serve a Deus em sua mudez. Não a mudez de se calar, mas de calar o coração e deixar o Senhor falar o que Ele deseja por intermédio dele.

Aquele que é movido pelo Espírito Santo anuncia o que Deus quer e não o que sua humanidade o impulsiona a fazer. A voz de Deus precisa encontrar os corações. Se quisermos viver uma vida profética teremos de ser cheios do Espírito Santo de Deus.

Os profetas do século 21 precisam saber receber a Santíssima Virgem Maria em seu coração. Maria levou Jesus para Isabel e João Batista, e continua levando seu Menino para dentro de nossas casas. Diante da saudação de Maria, Isabel e João Batista ficaram cheios do Espírito Santo. Abramos o coração para receber Maria, pois ela nos leva a Cristo e a receber um novo Pentecostes, um novo derramamento do Espírito Santo.

O profeta também precisa ser grande diante do Senhor e não diante dos homens. Para sermos grandes diante de Deus precisamos ser íntimos d’Ele e buscar diariamente nossa conversão. Jesus confirmou que João Batista foi um grande profeta, porém ele [João] não buscou para si glórias. O desafio para nós é sermos grandes diante do Senhor. Não nos importemos com os homens, mas sim com o que somos diante de Deus e nada mais.

O profeta vive no escondimento, pois ele não anuncia a si mesmo, mas anuncia Cristo ao mundo. O chamamento profético de João Batista se atualiza em nós. Que, como ele, também possamos dizer “convém que Cristo apareça e eu diminua”. O profeta precisa ser consciente de que quem deve aparecer é Cristo e não ele.

Não queiramos os primeiros lugares. Estamos em tempos em que somos convocados a viver um comportamento profético, não podemos abrir mão da verdade. Deus nos chama a ser profetas e que não tenhamos medo de estar ao lado da única verdade: Jesus Cristo. Anunciemos a Palavra com destemor e denunciemos as estruturas de pecado. Numa sociedade na qual quem faz barulho é a minoria, tenhamos a coragem de profetizar, pois os que são de Cristo podem muito mais em Deus.

Padre Roger Luís
Missionário da Comunidade Canção Nova

contribuicaocn1