Testemunho do padre Ivan

De boêmio a Sacerdote para evangelizar os jovens

Neste ano em que a Igreja proclamou o Ano Sacerdotal, a Comunidade Canção Nova, que tem sido instrumento para atrair muitas vocações, também se une a essa intenção para rezar pelos sacerdotes.

Padre Ivan Paixão
Foto: Clarissa Oliveira

Conheça o testemunho do padre Ivan Paixão, recém-ordenado, que deixou a vida de boêmia e hoje contribui para que muitos jovens também se encontrem com Jesus Cristo e tenham suas vidas transformadas.

.: Ouça o testemunho de conversão do Padre Ivan da Comunidade Canção Nova

“Olá, internautas! Eu sou o padre Ivan Paixão da Comunidade Canção Nova. E neste Ano Sacerdotal eu quero falar um pouco para você do meu testemunho, da minha história de vida. Eu sou paulista, nascido em Guarulhos (SP). Minha família sempre lutou muito e, em determinados momentos da minha vida, na fase dos meus 14 anos, eu tive muitas dificuldades de relacionamento com meus pais. Por isso, minha vida começou a tomar um rumo diferente, rumo até de escuridão. Porque nessas ocasiões aconteceram brigas e realidades nas quais quase perdi a vida e quase cometi o erro de ter tirado a vida de alguém.

A minha vida caminhou assim, eu gostava muito de samba, conhecia todos os bares de São Paulo e gostava de curtir também dentro das favelas. É claro que nesse caminho eu tive algumas amizades boas, mas, infelizmente, quando você caminha fora de Deus você também acaba se defrontando com pessoas que também não querem o seu bem.

Minha vida caminhou por esse meio: samba, mulheres e bebidas e isso me levou a um estágio de vida no qual eu já vivia um vazio existencial muito grande. E na minha casa eram brigas e mais brigas; minha mãe ficando muito doente por minha causa e eu indo por um caminho de marginalidade.

Quando, por intermédio de uma moça com quem eu saía, ela me apresentou uma senhora que me falou de Deus, e desse dia em diante minha vida foi tomando um outro curso. Interessante: uma senhora de setenta e dois anos veio me falar de Deus no dia em que fui lhe apresentar um trabalho. Daquele dia em diante (eu queria aprender a tocar cavaquinho e ela era professora de música) eu falei: “Então, se ela não fizer o negócio, pelo menos ir à casa dela para aprender a tocar cavaquinho eu vou”. Só que foi aí que Deus me pegou!

Porque ela era uma mulher de muita oração, me acolhia muito bem como um filho, e tudo o que eu não tinha compreensão na minha casa eu encontrei na casa dela. Ela começou a me evangelizar e minha vida começou a mudar: comecei a abandonar a bebida e as mulheres, passei a viver a castidade e ela foi me introduzindo [nas práticas cristãs] cada vez mais através do terço e do anúncio de um Deus, que me ama, um Deus de amor. A minha vida foi sendo transformada e eu fui buscar reconciliação com a minha família.

Hoje eu tenho a felicidade de estar na Canção Nova e ter minha família como meus grandes amigos.

Hoje Deus me dá a graça de me doar, como aquela senhora que me evangelizou, e estou servindo também no Instituto Canção Nova, onde eu sou o diretor espiritual, cuidando dos alunos de lá, são mais ou menos novecentos e poucos jovens. Posso trazer um pouco dessa experiência para eles, mas principalmente anunciar esse Deus de amor, que um dia foi anunciado para mim e mudou a minha vida.

Neste Ano Sacerdotal eu convido você para rezar pelos padres e pelas vocações daqueles que querem dar os passos para se lançarem no sacerdócio e por aqueles que já são, para que perseverem.

Que você reze por nós. Eu sou recém-ordenado, então reze para que possamos ser luz na vida de muitas pessoas que estão perdidas, muitas vezes, vazias e que esperam uma oportunidade de ter alguém que também lhes fale do amor de Deus.

Deus abençoe!”

Padre Ivan Paixão
Comunidade Canção Nova

.: Missa de ordenação do Padre Ivan

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Revista Canção Nova de Janeiro de 2010